A programação da III Festa Literária de Mosqueiro segue até dia 1º de junho, gratuita, na Praça da Vila. Nesta quinta-feira, 30, o evento rende homenagens ao escritor Graciliano Ramos Milhomem, lança livro de Lairson Costa e recebe uma conferência de João de Jesus Paes Loureiro.
Graciliano Ramos Milhomem vive na Ilha desde a década de1970. Nascido, já com nome de escritor, em 1950 na cidade de Riachão, Maranhão,naturalizou-se paraense, ao crescer na cidade de Marabá e, posteriormente, semudar para Belém.
Sua jornada é marcada por uma versatilidade impressionante: de pedreiro a vendedor de livros e cobrador de ônibus a escultor, compositor e escritor.
Como cantor, imortalizou o ritmo autêntico do forró pé-de-serra em vários CDs, todos compostos por músicas de sua autoria, celebrando as raízes e ritmos brasileiros. Recentemente foi um dos compositores de Mosqueiro, registrado pelo programa Amazônia Samba, de Arthur Espíndola. Ainda inédito, vamos aguardar.
Na ilha, ele fundou associações, emergindo como uma voz significativa em sua comunidade, dedicando-se ao enriquecimento cultural de sua terra adotiva. E, claro, ele faz parte do Coletivo Escritores daPraia, criado há mais de seis anos. Atualmente, o grupo é formado por Graciliano e ainda porAlcir Rodrigues, Arnaldo Cabeleira, Claudionor Wanzeller, Jorge Moraes, Lairson Costa, Lindalva Sousa, Nonato Rodrigues, Paulo Uchoa, Roberto Santos, RonaldoAndrade e Sandro Arlan.
HOMENAGEM E RODA DE CONVERSA
Nesta quinta-feira, 30 de maio, logo pela manhã, às 10h, será realizada a roda de conversa: Conhecendo o escritor Graciliano Ramos Milhomem, como mediadora a Profa. Ma. Chris Souza. Em seguida, às 11h, o autor concede autógrafos pela obra Aracapuri, obra infanto-juvenil, que tece uma espécie de aventura em que a fantasia e a realidade se encontram.
HISTÓRIAS E CORDEL
A partir das 16h haverá contação de histórias com a Profa. Dra. Rita Melém, da Biblioteca Itinerante BombomLER e Contadores de Históriasdo Pará – RECONTAH e Roda de Conversa sobre Literatura de Cordel, com FranciscoMendes (Estande dos Escritores Paraenses) e Juraci Siqueira (Sismube). A mediaçãoé do Prof. O Dr. Geraldo Magella.
CONFERÊNCIA, LANÇAMENTO DE LIVRO E ENCERRAMENTO
A partir das 18h, será realizada a conferência “Estética daResistência: a arte como forma de resistência cultural na Amazônia”, com Prof.Dr. João de Jesus Paes Loureiro e, às 20h, lançamento do livro "Mosqueiro:um encanto de Ilha", do Prof. Dr. Lairson Costa. O encerramento da noite será com apresentação musical do Choro com Café e Carimbó Curuperé.
Para mais informações sobre a programação da FLIM, até dia 1 de junho, confira nossas postagens aqui no blog. E nos siga também no IG @holofote_virtual e @holofotevirtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário