19.5.24

Paes Loureiro lança livro unindo poesia e pintura

“Barcarolas: uma arte poética” será lançado na próxima quarta-feira, 22, a partir das 18h, no auditório do Museu de Arte de Belém, saindo pela editora Paka-Tatu, com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Belém, a FUMBEL. Entrada é gratuita.

Por meio de poemas, o autor apresenta ao público leitor a sua mais recente obra, ilustrada por pinturas da artista visual Nina Matos. 

“Esta é uma viagem que Nina Matos e eu estaremos fazendo com o remo mágico da pintura na igarité poética que é este livro”, diz Paes Loureiro. A obra é composta por 56 páginas coloridas, editada pela Paka-Tatu, onde estão impressos os dez poemas de Paes Loureiro, escolhidos do seu livro “O ser aberto”, de 1990. Para cada poema, uma das dez pinturas de Nina Matos ilustra as estrofes.

Paes Loureiro entrou em contato com a arte visual de Nina Matos na exposição individual “ID entidades”, realizada na galeria Elf, em 2019. Ele contemplou os quadros e conversaram sobre a sua forma de criação. “Nos identificamos pelas origens: nascemos em Abaetetuba, cidade ribeirinha debruçada no rio Tocantins, umas das cidades encantadas no mapa do imaginário amazônico. Tive o impulso de convidá-la a um trabalho artístico, unindo poesia e pintura. Aceitou”, rememora o poeta.

Nina Matos conta que o processo da pintura demorou alguns anos, em função de várias situações que ocorreram, como a pandemia e contratempos pessoais pelos quais ela passou nos últimos anos. “A produção das obras teve várias etapas. Houve diálogo, estudo, construção digital feita em 2020. Depois, interrupções em 2021 e 2022, por conta de assuntos pessoais. A conversa retornou em 2023. Parti para a etapa da impressão da construção digital sobre tela, concluindo com a pintura das dez obras”, explica.

Nina Matos afirma que foi um período rico, de trocas. “Tive a honra de desenvolver um projeto junto à um artista que sempre admirei pela força da sua poética precisa, mítica, política e amorosa, muito simbólica de aspectos locais e universais e, então, o desafio de estabelecer uma troca, um diálogo entre nossas produções, chegou como um presente”, acrescenta.

E a artista visual conclui: “Trabalhei uma memória pessoal e coletiva, como sempre faço em relação à forma como construo os meus trabalhos, a partir de apropriações e ressignificações de imagens. E em particular, nesta série, no formato de um trabalho híbrido de construção digital e pintura, partindo de elementos figurativos e alegóricos que pudessem mergulhar e estivessem em sintonia com o tempo e o sentimento de cada poema, que vão além de nossas memórias ribeirinhas e míticas, que transcendem uma região geográfica e desembocam em nosso próprio devir. Trazendo essa experiência inevitavelmente para a forma a qual conduzo as construções de meus trabalhos, com um olhar agudo sobre a condição humana.”

Serviço

Lançamento do livro “Barcarolas – uma arte poética”, de Paes Loureiro, com ilustrações de Nina Matos. Dia: 22 de maio de 2024 - quarta. Hora: 18h. Local: Museu de Arte de Belém - auditório. Endereço: Praça Dom Pedro II, 2, no bairro Cidade Velha, em Belém. Entrada gratuita.

Mais informações:

https://www.editorapakatatu.com.br/

https://www.instagram.com/editorapakatatu/

https://www.facebook.com/EditoraPakaTatu

Siga meu blog também:

https://www.instagram.com/holofote_virtual/

Nenhum comentário: