21.3.21

André Macleuri no Palco Virtual do Itaú Cultural

Em 2015, em show no Rio de Janeiro | Lançamento 
Guitarreiro do Mundo | Caixa Cultural
Multi-instrumentista, compositor e produtor, André Macleuri faz show, com canções executadas ao piano e ao violão, no próximo dia 25 de março, às 20h, na programação do Palco Virtual do do Itaú Cultural (IC). É gratuito, são
270 ingressos, reserve. E saiba como acessar a transmissão via Sympla. O músico se apresentará, ao vivo, direto de Portugal, onde atualmente reside. 

Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), além da vida acadêmica, André Macleuri possui uma produção independente. Entre outros trabalhos, apresentou, em 2018, o projeto "Belém Sonora", premiado em edital pela Fundação Cultural do Pará, resultando em um filme, que também foi premiado em 2020 e voltará em cartaz, este mês, no 6o Ficca – Festival Internacional de Cinema do Caeté (fica.net.br). O músico também já lançou álbum, EP e vários singles publicados em plataformas virtuais.

No show desta quinta, ele vai mostrar canções inéditas, composições de trabalhos anteriores e guitarradas clássicas de Mestre Vieira. "Vou mostrar composições inéditas do álbum Renascimento, que está em fase de pós-produção, e o novo álbum da 'Atrás do Tempo'’, trabalho de um cliente e parceiro de Belém do Pará que eu produzi recentemente. Adicionei sobre isso algumas canções mais antigas e um bloco com músicas do Mestre Vieira, pois o convite para tocar no Palco Virtual do Rumos se deu através do projeto ‘Inventário Mestre Vieira’, que está na reta final; além do mais, eu sempre que posso, toco algumas músicas do Mestre Vieira em minhas apresentações”, diz.

Pesquisa, produção e guitarrada 

A pesquisa sobre guitarrada iniciou com o projeto Suíte Guitarradas Amazônicas, gravado entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010, com o apoio da bolsa de pesquisa, experimentação e criação artística do extinto Instituto de Artes do Pará 2009. André fez quase tudo sozinho. 

Gravou guitarra, baixo, baterias, percussão, teclado e samplers, o saxofone tenor e o trombone tiveram convidados, Adriel Silva e Diego de Jesus, respectivamente. Ele também mixou as sete faixas, masterizou e ainda fez a foto da capa, foto em que se vê Belém às margens do Rio Guajará em confluência com o Rio Guamá. 

A época do interesse dele pela guitarrada, bate mais ou menos com o mesmo tempo em que iniciei, em meados de 2008, as conversas com Mestre Vieira e a pesquisas para o projeto "Mestre Vieira - 50 anos de Guitarrada" que só começaríamos três anos depois. Passei a encontrar Macleuri em várias ocasiões em que Vieira se apresentava. Certa vez o acompanhávamos numa apresentação aberta ao público, na praça Batista Campos e lá estava André Macleuri filmando e gravando. Tem registro, bem despojado, sendo um dos videos mais acessados no meu canal de YouTube

Em 2012, André participou da gravação do DVD, um dos resultados do projeto dos 50 anos de guitarrada, no qual escolheu tocar junto com o mestre "Força Total", do LP Melô da Cabra (1982). Na época, ele também disponibilizou seu acervo digitalizado dos LPs Vieira e Seu Conjunto para compor o site www.mestrevieira.com.br que segue no ar, mas em fase de mudanças. 

Partituras para o songbook do mestre 

André se tornou parceiro em diversas iniciativas e projetos que desenvolvi envolvendo trajetória e obra de Mestre Vieira. Em 2015, integrou a banda que fez a turnê de lançamento do álbum "Guitarreiro do Mundo". 

“Fizemos shows no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belém. Só é lamentável que ele não esteja mais entre nós”, lembra ele que, mais recentemente foi convidado para transcrever em partituras, as guitarras de 30 composições da discografia de Vieira, para o songbook do projeto Inventário Mestre Vieira, selecionado pelo Rumos Itaú e em vias de lançamento. 

“É a realização de um sonho, pois minha vontade de fazer isto vinha desde a época em que realizei o projeto de pesquisa sobre guitarradas, há doze anos. Mas acho que veio em boa hora, porque de lá para cá eu pude amadurecer mais no assunto”, diz o multi-instrumentista.

Para Macleuri, o que se convencionou chamar “Guitarrada” é, na essência, “Lambada Instrumental”, constatação feita ao longo de sua pesquisa, na qual ele reuniu o máximo que podia de discos em LP para portabilizá-los na internet."Peguei esses discos de vinil, e os digitalizei, pois havia nada ou muito pouco conteúdo digitalizado até então, muito do que se ouve hoje pela internet é deste trabalho"” diz. 

Em 2017, o músico também criou canais de difusão desses ritmos em parceria com Bruno Rabelo, da banda Cais Virado, e que também chegou a integrar a banda de Vieira, em 2015.  "Criamos um canal no youtube e um blog chamados “Lambadas das Quebradas” para publicar esses áudios e as nossas resenhas, as respostas para muitas perguntas acerca deste estilo musical estão lá, além de toda uma discoteca digitalizada para a apreciação”, finaliza.

Serviço

André Macleuri no Palco Virtual do Itaú Cultural. Na próxima quinta-feira, 25, às 20h. Duração aproximada: 60 minutos. Gratuito e on-line – plataforma Zoom/Sympla | 270 ingressos. 

Reserve seu ingresso:

https://www.sympla.com.br/andre-macleuri__1150500

Saiba como acessar a transmissão via Sympla

https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/saiba-como-reservar-ingressos-sympla-assistir

Nenhum comentário: