17.3.21

Paulo Chaves deixa legado e polêmicas na história

Paulo Chaves (Foto: Sidney Oliveira)

A notícia chegou no final da tarde. Paulo Chaves, ex-secretário de Cultura do Pará, faleceu nesta quarta-feira, dia 17, no Hospital da Beneficente Portuguesa, em decorrência da doença degenerativa Mal de Parkison, com a qual ele já convivia há alguns anos. 

O arquiteto e também ex-professor do curso de Comunicação Social da UFPA, esteve a frente da Secretaria de Cultura do Estado nos governos do PSDB, deixando o cargo em 2018. Foi responsável por projetos importantes que valorizaram Belém do ponto de vista turístico cultural, como a Estação das Docas, o Mangal das Garças e, no Complexo Feliz Lusitânia, o Museu de Arte Sacra e o Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas. 

Em suas gestões também foram inúmeras coleções livros e de CDs, com foco na música erudita, memória, cultura popular, teatro. Na área da arquitetura a publicação Teatro Waldemar Henrique - Série Restauro - Vol. 1 (1997) é uma jóia.  Em outra, está o processo de restauro também da Igreja e Seminário de Santo Alexandre, até serem transformados no Museu de Arte Sacra.  

Tinha paixão pelo Theatro da Paz. Em 2011, ele mesmo subiu ao palco para anunciar seu fechamento provisório, para uma reforma. Havia, entre outros, problemas enormes com cupins. 

“O teatro está correndo um sério risco e nós já estamos tomando as medidas necessárias para recuperá-lo o mais rápido possível. Tomamos essa decisão em conjunto com o Iphan, pensando sempre na segurança de todos”, afirmou o secretário, no final do recital especial naquela noite de terça-feira, 15 de fevereiro, aniversário do da Paz. A reforma rendeu mais um livro da série restauro, o volume 5 - Theatro da Paz, lançado em 2013.

Não é difícil perceber o quanto do arquiteto tinha forças sobre o secretário de cultura. Entre outras obras, Paulo Chaves também criou o projeto do polo Joalheiro no Complexo São José Liberto, o Parque da Residência, onde hoje esta a sede da Secult e o Teatro Estação Gasômetro. Entre os feitos mais recentes, o Parque do Utinga, em Belém, e o Liceu de Música de Bragança, iniciativa que recuperou o prédio histórico da escola estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro.

Das polêmicas e reconhecimento

Inteligente, polêmico, vaidoso. As três características o acompanharam ao longo de suas gestões como secretário de cultura. Foi amado e muito criticado. Admirado por uns, odiado por outros. A classe artística e produtores culturais cobravam diálogos e política cultural, a implantação do Sistema Estadual de Cultural, a distribuição dos recursos da cultura de forma mais inclusiva.

Lembro do Movimento Chega, formado por artistas de teatro, música e dança, promoveu um funeral simbólico do secretário que percorreu as principais avenidas até chegar à Secretaria de Cultura, na Governador Magalhães Barata, para um ato final, tendo a frente à sede da secretaria de cultura do Estado. As ações do Chega foram realizadas também em frente ao Theatro da Paz, como crítica a concentração de recursos para a realização do festival de ópera.

Na época, o secretário defendeu o festival, como uma ação coerente e que traz, como benéfico, a formação para cantores, músicos e técnicos que trocam experiência com profissionais que são convidados para trabalhar no evento trazendo a experiência de ouros estados. A conta era de que 300 profissionais estavam envolvidos, a maioria paraenses.

Paulo Chaves foi meu professor em duas disciplinas no curso de Comunicação. Naquela época eu já gostava muito da ideia de fazer jornalismo cultural. Já formada, cobri inúmeros eventos nos idos anos 1990, quando ele já estava secretário de cultura do estado. 

Quando repórter no caderno D, no Diário do Pará, estive na coletiva de abertura do 1º Festival de Ópera do Theatro da Paz, com grande solenidade e burburinhos no meio artístico e na sociedade paraense estampada nas colunas sociais. Anos depois, trabalhei nas coberturas ao vivo da Tv Cultura do Pará. Entre 2012 e 2014 e, mais recentemente, em 2018, faria a assessoria de comunicação do festival. Jornadas incríveis de trabalho, corre danado, mas também muito aprendizado nos bastidores. 

As coletivas de imprensa eram tradicionais, realizadas ao hall de entrada do teatro. Uma cena, com jornalistas acomodados, tendo à frente deles Paulo Chaves, ladeado por cantores líricos, técnicos responsáveis pelas principais óperas; maestros e ainda, Gilberto Chaves, parceiro maior de Paulo para a realização do festival. 

Festa literária de um país chamado Pará

A Feira Pan Amazônica do Livro também foi um dos eventos mais cultivados por Paulo Chaves na Secult. Cobri o evento em várias edições, também pelo Diário do Pará, quando ainda eram realizadas no Centur. Depois em outros anos, trabalhei na feira pela TV Cultura, já sendo realizada no Hangar. Início dos anos 2000, se não me engano. 

Na décima sétima edição, em 2013, lá estava eu novamente, no dia 25 de abril, mas desta vez atendendo a imprensa na coletiva de abertura. Naquele ano a feira esperava receber cerca de 400 mil pessoas, ocupando todos os espaços do Hangar Centro de Convenções da Amazônia.  Na ocasião escrevi uma matéria para o Holofote e de lá, retiro algumas das falas de Paulo Chaves. 

Paulo Chaves estava com um bom humor extraordinário, disposto, como sempre, a falar sobre suas ideias e da programação avassaladora daquele ano. E iniciou sua fala lembrando das primeiras feiras realizadas no Centur e seu crescimento a cada ano, se expandindo para outras cidades paraenses. “Na época, quando eu sonhei com esta feira, nunca imaginei a dimensão a que ela chegaria. A feira na verdade acontece o ano inteiro, com a Pan nos municípios, que irá para seis cidades do interior, e mais dois salões em Santarém e Paragominas”, disse com orgulho. 

O tema da Pan Amazônica era “Um País Chamado Pará”, ou seja, o próprio Pará, uma inspiração que veio da canção Porto Caribe, de Ruy Barata, escritor que também era homenageado na edição. “O país é o nosso, a frase de inspiração é do Ruy”, arrematou Paulo Chaves. “É uma dívida que tínhamos com ele, que já deveria ter sido homenageado. Ruy sempre foi surpreendente, como esta feira também é”, comentou.

Paulo Chaves também fez questão de ressaltar naquela ocasião, a homenagem ao livreiro Raymundo Jinkings, “muito perto do Ruy Barata em sua importância”, disse, lembrando da trajetória de projeção nacional de Jinkings, que realizou em sua trajetória inúmeras ações de incentivo à leitura em Belém e formou muitos, dos grandes intelectuais paraenses. “Lembro ter encontrado, na livraria Jinkings, com Benedito Nunes, Paulo Mendes Campos, Benedicto Monteiro, entre outros”, disse o secretário. 

Paulo Chaves Fernandes formou-se em 1964, na primeira turma de arquitetura da Universidade Federal do Pará (UFPA), e foi um dos responsáveis por redesenhar a paisagem urbana de Belém no governo de Almir Gabriel (1995-2003) e também no governo de Simão Jatene (2003-2007 e 2015-2019).  Ele estava há 37 dias internado no hospital, pois havia sofrido um infarto há algumas semanas. Hoje, após duas paradas cardíacas, ele teve uma embolia pulmonar e morreu, deixando um legado a cultura do Pará.  Rip.

Nenhum comentário: