4.3.21

O 2o episódio do videocast As Cartas de Waldemar

O projeto estreou em 15 de fevereiro, marcando 116 anos de nascimento do maestro. E o segundo episódio já está no ar, com  a cantora e museóloga Sônia Nascimento, que nos guia pela fase modernista e as viagens do artista pela América Latina e na Europa. O terceiro episódio será dia 15 e o último, no dia 29 de março, quando completam 26 anos de sua morte. Assista pelo canal de YouTube.

As Cartas de Waldemar é um videocast de 4 episódios sobre a história de vida do maestro Waldemar Henrique contada a partir do ponto de vista das cartas que ele escrevia para amigos e familiares; e que compõem o acervo arquivístico da Coleção Waldemar Henrique do Museu da Imagem e do Som do Pará.

A iniciativa integra o projeto “As memórias de um maestro demasiado humano: museologia e as correspondências de Waldemar Henrique”, que foi contemplado com o Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura 2020, na categoria Museologia, da Fundação Cultural do Pará. 

Dentro de um contexto de pandemia, é importante dizer que o programa foi produzido na sala do apartamento de Sônia Nascimento, com uma equipe composta de 3 pessoas; e conta com depoimentos de personalidades que tiveram momentos inesquecíveis com o maestro, como: Nilson Chaves, Vital Lima, Márcia Aliverti, Madalena Aliverti, Luiz Pardal, Rafael Lima, Paulo Fonseca e Luiz Braga; e uma entrevista sobre a Coleção Waldemar Henrique com Dayseane Ferraz, Historiadora, Antropóloga e Pesquisadora do SIM/SECULT.

A ideia surgiu a partir do resultado do trabalho de conclusão de Sônia. A pesquisa mergulhou nos conteúdos do DVD Coleção Waldemar Henrique, lançado em 2010 pela SECULT/PA, SIM e MIS e os livros “Waldemar Henrique – O Canto da Amazônia” de Claver Filho; “Encontro com Waldemar Henrique” de João Carlos Pereira e “Waldemar Henrique – Só Deus sabe porque” de Sebastião Godinho.

O inesquecível Waldemar

Nascido em 1905, em Belém, Waldemar Henrique da Costa Pereira foi um dos maiores compositores e pianista paraense, de suma importância para a história da música brasileira. Em 1923, compôs suas primeiras canções para canto e piano, “Minha Terra” e “Felicidade”. 

Mudou-se em 1933 para o Rio de Janeiro, a fim de aprofundar seus estudos e construir uma carreira artística. Suas canções tinham como tema a Amazônia, despertando o interesse de vários artistas que gravaram suas músicas. Waldemar e Mara se apresentaram em cassinos, rádios e teatros do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, realizaram excursões pelo restante do Brasil e no exterior. 

Em 1960, o maestro retorna à Belém, onde em muitas contribuições como Gestor Cultural, em vários cargos públicos, entre eles o mais emblemático como Diretor do Teatro da Paz. Com problemas de saúde, se afasta da música e morre em 29 de março de 1995. 

Em suas diversas viagens no decorrer da vida, escreveu dezenas de cartas para familiares, amigos e colegas de profissão. Entre muitos assuntos, adorava narrar suas viagens e os momentos de grande relevância da sua história de vida. O maestro tinha o hábito de reproduzir suas cartas, tendo sempre uma cópia, e, quando não era possível, ele solicitava ao destinatário que este a guardasse para devolvê-lo. 

Nestes escritos um de seus principais objetivos era documentar o cotidiano de suas viagens, como um diário, descrevendo detalhadamente os lugares, eventos, acontecimentos, para que no futuro pudesse reavivar sua memória ao reler seus escritos. Era dono de um grande senso de humor, educado, receptivo. Se emocionou ao ter um teatro com seu nome, ser tema do enredo da escola de samba “Quem são eles” e com a voz de Nilson Chaves cantando suas canções.

Ficha Técnica

Apresentação: Sônia Nascimento

Produção Executiva: Sônia Nascimento e Edvaldo Souza (Realizador Cultural)

Direção, Edição e Designer Gráfico: Pedro Cordeiro

Filmagem e Edição: Lucas Pinto

Make-up: Beatriz Freitas

Mídias Sociais e divulgação: a Equipe

Trilha Sonora: Arthur Moreira Lima interpreta Waldemar Henrique – A Música e o Pará - SECULT/PA;

Imagens e Cartas: DVD Coleção Waldemar Henrique – SIM /MIS/ SECULT/PA.

Serviço

“As Cartas de Waldemar” – estreia 15/02 – 16h – Nas redes sociais - Perfil: @ascartasdewaldemar – Instagram, Facebook e Youtube.  Próximos episódios: 15/03 e 29/03 – 16h.

Nenhum comentário: