23.3.21

Conversa com especialistas em cinema e educação

Raquel Pacheco, Maria Alice, Jose Ribeiro e Denise Cardoso 
A utilização da sétima arte nos processos educacionais desde as primeiras séries escolares será tema da roda de uma conversa virtual que reunirá, no dia 31 de março, às 15h, nomes nacionais e internacionais ligados a educação e cinema. A iniciativa é dProjeto Cinema no Marajó, aprovado pela lei Aldir Blanc de Audiovisual – 2020. Acesse Youtube e se inscreva no canal. 

Maria Alice Carvalho Rocha vem da Universidade de Góias; Raquel Pacheco, de Portugal, onde é coordenadora do projeto Entre Planos, além de pesquisadora de pós-doutorado pelo CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia em Lisboa. O papo  conta, ainda, com José da Silva Ribeiro, doutor em Ciências Sociais – Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal com pesquisas de campo realizadas em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. A conversa será mediada pela coordenadora do Projeto Cinema no Marajó, Denise Cardoso.

Segundo José da Silva Ribeiro, o cinema é interdisciplinar e praticamente cobre todas as áreas da educação formal por isso tem um potencial incrível para ser ferramenta educacional. “Cinema e literatura, Cinema e ciências, cinema e escrita para as mídias, todas essas áreas interdisciplinares podem ser trabalhadas com os alunos através do cinema”, aponta o pesquisador.

Denise Cardoso, coordenadora do projeto Cinema no Marajó, diz que a roda de debate Cinema e Educação faz parte de uma série de eventos que devem acontecer entre os meses de abril e maio, no arquipélago. Na agenda estão programadas mais duas lives e duas oficinas, de fotografia e de audiovisual, além de exposição online e uma Mostra de Cinema, evento em que também se pretende mostrar o resultado das oficinas realizadas com  estudantes.

“A proposta foi aprovada no edital da Lei Aldir Blanc e nos teremos esse suporte para desenvolver atividades em dois municípios no arquipélago do Marajó, Breves e Melgaço. A nossa intenção é oferecer oficinas que de alguma maneira contribuam com o desenvolvimento de técnicas e debates que sobre a maneira que nós produzimos fotografia e audiovisual”, relata Denise.

Leia mais | Tá no blog

http://bit.ly/2PiDUwa

YouTube | acesse e se inscreva 

http://bit.ly/3cWYCd3

(Holofote Virtual, com a jornalista Márcia Lima)

Nenhum comentário: