12.3.21

Pa Badja nas plataformas com leveza e suavidade

“Pa Badja” é uma expressão do crioulo falado em Cabo Verde que significa “Pra Dançar” e nomeia a composição de Márcio Macedo, com letra de Naldinho Freire e interpretação de Patrícia Lia.  O single será lançado, junto com um videoclipe, neste sábado, 13, a partir das 19h, em todas as plataformas digitais de música, pela gravadora Na Music e nos perfis de redes sociais da M.M. Produções, Holofote Virtual e artistas envolvidos.

Patrícia Lia iniciou sua carreira profissional no final dos anos 1990, passando por bandas como Tempero da Tribo,  Banda Batom Carmim, Amor Perfeito e Ladymoon, esta última, um projeto de 2010, vivenciando o universo musical  como cantora e produtora. Fez shows em diversas casas de Belém, outros municípios paraenses e cidades brasileiras, com repertórios sempre dançantes. 

Márcio Macedo é músico e produtor cultural, atuante na área da música, pela M.M. Produções. Depois de participar de festivais e adentrar no universo da produção, a música vem sendo retomada, com previsão de lançamento do EP “Mar Adentro”, que ele realiza pela Lei Aldir Blanc, trazendo cinco músicas em parceria com o compositor Ronaldo Silva.

Naldinho Freire é cantautor nascido em João Pessoa - Paraíba, residente agora na cidade de Santa Cruz Cabrália – Bahia, mas que até inicio deste ano tinha Belém como morada. Andarilho, tem carreira com CDs lançados, o último dele “sem chumbo nos pés”, gravado e lançado no Pará. Naldinho é artista que conecta outros artistas, como Márcio e Patrícia.

Pa Badja é um tema musical leve e suave em sua base melódica e harmônica. A música concretiza a primeira parceria entre os compositores, que se conheceram em 2017 e atuaram juntos em vários projetos. Marcio Macedo, compositor da melodia, esteve na equipe de produção executiva de lançamento do álbum “sem chumbo nos pés” (2019), de Naldinho Freire, autor da letra, que tem o título e parte do texto no idioma crioulo caboverdiano. 

Márcio Macedo esbanja e apropria-se das possibilidades sonoras surgidas de um capotraste acoplado ao braço do violão na sexta casa. Ao percorrer a escala do instrumento, o compositor transporta a canção para uma estética cosmopolita, nuances percebida por Naldinho Freire na construção da letra da canção, que apresenta imagens surrealistas, “dois corpos no ar, ao entardecer, alimentam os seus misté - rios, fazem resplandecer, se vão numa nuvem, absoluto ápice, dissolvem...”.

Freire também assina a produção musical e divide os arranjos com a violoncelista Amanda Alencar e a percussionista Loba Rodrigues. Pa Badja  é um trabalho coletivo de gravação, que possibilitou a vivência e a troca de experiências entre artistas de várias gerações e formações, gerando um resultado sonoro, imagético e poético, capaz de conduzir o espectador a sensações agradáveis e eufônicas. 

O projeto foi concebido, realizado e finalizado na cidade de Belém - Pará, as gravações aconteceram no Fluxo Estúdio, durante o mês de novembro de 2020, sob os trabalhos técnicos de Lucas Machado e do músico Delcley Machado, que também participa tocando contrabaixo acústico. A mixagem e masterização foram executadas por Marcel Barreto, no Budokaos Records no mês de dezembro de 2020.

Serviço

Escolhe a tua plataforma, o pré-save da canção “Pa Badja” já está disponível!  https://ffm.to/pabadja - Compositores: Marcio Macedo/ Naldinho Freire Intérprete: Patrícia Lia Lançamento: 13 de março, às 19h, nas plataformas digitais e videoclipe em nossos canais no YouTube e redes sociais dos artistas, da M.M. Produções e Holofote Virtual.

Nenhum comentário: