9.12.11

Benedito Nunes é tema de livro e documentário

O filósofo paraense Benedito Nunes, um dos mais importantes intelectuais do Brasil, é tema de documentário “Mora na Filosofia” e do livro 'Amigo Bené fazedor de Rumos' que serão lançados no dia 10 de dezembro, às 18h30, na Estação Gasômetro, aberto ao público. 

O documentário produzido pela TV Cultura do Pará, reúne depoimentos de pessoas que conviveram com o filósofo, falando sobre a personalidade dele e sobre a importância de sua obra para a filosofia e a literatura. Benedito Nunes morreu em 27 de fevereiro de 2011. O Livro 'Amigo Bené fazedor de Rumos' é de autoria de Lilia Silvestre Chaves. 

Foram reunidos depoimentos que integram o acervo da TV Cultura e produzidas novas entrevistas, em parceria com a produtora TV Norte Independente. Entre as personalidades entrevistadas estão Paulo Chaves, Victor Sales Pinheiro, Lilia Chaves, Décio Guzman, Lúcio Flávio Pinto, Paraguassu Éleres, Ernani Chaves, Eva Andersen, David Jackson, Michel Riaudel, Maria José, Dina Oliveira, Marton Maués, João de Jesus Paes Loureiro, Adriana Klautau e Alonso Rocha, entre outros. 

A narrativa parte da casa onde Benedito Nunes viveu durante décadas, localizada na travessa da Estrela, bairro do Marco, em Belém, e do papel que esse lugar teve na vida do filósofo. A proposta é abordar, além do pensamento de Benedito, o lado humano do pensador. Para tanto, cada entrevistado contribuiu com uma visão diferente: Ernani Chaves e Victor Sales abordaram a dimensão filosófica e literária; Dina Oliveira contou como foi conviver, quando criança, com as tias, e Paulo Chaves, por sua vez, lembrou como era a convivência na casa da Estrela, segundo explica o diretor de “Mora na Filosofia”, Júnior Braga. 

O documentário se estrutura como um patchwork de fragmentos de depoimentos, fotos, textos e efeitos visuais. A trilha sonora é composta de peças eruditas de Beethoven (compositor preferido do filósofo), executadas por músicos da Fundação Carlos Gomes, e de músicos paraenses como Salomão Habib e Luiz Pardal. Júnior Braga destaca ainda o depoimento do professor americano David Jackson, para quem Benedito Nunes é a ligação acadêmica entre o Pará e o mundo. 

“Para o professor, Benedito foi um dos maiores intelectuais brasileiros, e por isso sempre foi chamado a lecionar em instituições na França e nos Estados Unidos, mas fez questão de retornar à sua terra, e assim ficou internacionalmente conhecido como um homem da Amazônia, um homem de Belém”, completa.

Preservar e valorizar esta identidade do gênio que não rompe com as suas raízes é, talvez, uma forma de incentivo a novas gerações de estudantes e pensadores paraenses, acredita Júnior Braga. Ele explica que a principal dificuldade na produção foi selecionar os entrevistados. “São muitas as pessoas que conhecem a obra de Benedito e que poderiam contribuir para o documentário”. 

A equipe contou com a preciosa contribuição da esposa de Benedito Nunes, a professora Maria Sylvia Nunes, e do professor Victor Sales Pinheiro, organizador da obra do filósofo. “Mas toda vez que citávamos o nome do professor Benedito, éramos prontamente atendidos, o que demonstra a importância do filósofo e o respeito que as pessoas que conviveram com ele possuem. Mas talvez a maior dificuldade tenha sido entrevistar personagens que residem em outros países, mas conseguimos contornar este fator graças à tecnologia. Com o uso da internet foi possível aproximar os continentes e captar importantes testemunhos a cerca de Benedito”, complementa o diretor.

“Mora na Filosofia” será veiculado pela TV Cultura do Pará no dia 11, às 18h30, e posteriormente por outros canais educativos, participará de festivais e será distribuído entre escolas públicas do Estado, além de universidades do Brasil e do exterior nas quais o filósofo atuou. 

Livro - Amigos, familiares, escritores e estudiosos que conviviam com o professor e filósofo, Benedito Nunes, têm seus depoimentos reunidos em um livro que homenageia um dos maiores intelectuais paraenses.

“O amigo Bené, fazedor de rumos”, organizado pela professora Lília Chaves. A relação da organizadora do livro, Lília Chaves, e de Benedito Nunes começou há muito tempo. Foram amigos e parceiros em sala de aula diversas vezes – o filósofo foi professor de Lília Chaves na graduação, no mestrado e em vários cursos. Reunir as memórias do amigo representou saudades e felicidades para a professora.

“Ao organizar esse livro de homenagens e de memórias, além de descobrir sempre alguma coisa nova sobre ele nas palavras de todos os amigos que colaboraram com seus depoimentos, senti que a leitura que fiz de algumas páginas inéditas de Benedito Nunes iluminou ainda mais – se é que isso é possível – a sua lembrança querida”, revela Lília Chaves. 

A obra segue o mesmo padrão do livro “O amigo Chico” – que homenageia o professor Francisco Paulo Mendes – e traz uma cronologia da vida e da obra de Benedito Nunes, falecido em fevereiro de 2010. 

Além dos depoimentos, “O amigo Bené” ainda apresenta textos inéditos e raros, fotos e manuscritos do acervo pessoal do filósofo. Nos escritos, Benedito Nunes comenta fatos do seu cotidiano, mas, principalmente, dos livros que lia, dos ensaios que escrevia - e dos que planejava escrever - e dos amigos que o cercavam. 

FICHA TÉCNICA – DOCUMENTÁRIO 

Direção geral: Júnior Braga; Direção: Aladim Júnior e Guaracy Jr. ; Produção Executiva: Lygia Maria e Rodrigo Cardozo; Produção: Helaine Cavalcante; Direção de Fotografia: Max Lima e Elias Dias; Imagens: Jacob Serruya, Hélio Furtado, Carlos Araújo; Montagem: Mário Costa; Finalização: Aladim; Jr. Pesquisa: Júnior Braga e Lygia Maria; Consultoria: Victor Sales Pinheiro e Maria Sylvia Nunes. 

(Com informações da assessoria de imprensa da Funtelpa)

Nenhum comentário: