7.12.11

Gigi Furtado no Bar da Lapa e muito mais

A “Cantora Revelação de 2011” no Baile dos Artistas e vencedora do concurso de marchinhas deste ano, além de uma das grandes intérpretes de Clara Nunes por aqui, Gigi é a grande atração desta quarta-feira, véspera de feriado do dia 08 de dezembro, no Bar da Lapa.

Cantora erudita, mas com a voz e os pés na música popular, Gigi Furtado vem sendo uma das cantoras mais festejadas desta nova geração que faz o samba de raiz e a música negra em Belém. Em seus shows ela interpreta Elza Soares, Chico Cézar, Jorge Benjor e Paula Lima. Esta noite, é claro que ela renderá homenagens, a Iemanjá, mas na verdade, promete muito mais. 

“O Tributo à Clara Nunes está em evidência, então será praticamente uma homenagem a todos os santos. Salve a rainha do mar!”, diz Gigi. "Desde que fiz o tributo à Clara, meu trabalho vem ganhando essa vertente afro. Por isso, trago muito igexá e muito batuque mesmo", complementa. 

Sobre Gigi - Educadora, atriz, cantora erudita e popular, além de compositora. Gigi iniciou seus estudos musicais há 12 anos no Conservatório Carlos Gomes, onde concluiu curso de Canto Lírico na classe de Márcia Aliverti. Já ministrou cursos de canto popular em espaços da cidade, como a Fundação Curro velho, e integrou o projeto Escola Comunidade pela Fundação Carlos Gomes. 

Seu último trabalho como atriz é de autoria de Valdo Resende (SP), onde interpretou Cascudinho (homenagem à Luis da Câmara Cascudo) na peça intitulada “Vai que é bom, o casamento do Pará com o Maranhão”, que fez turnê por aqui no ano de 2008.

Integrando Coro Lírico Marina Monarcha, ela participou de várias óperas, destando-se em 2009, em Gianni Schicchi, de Puccini, onde foi solista em pequena turnê pelo estado do Pará, e em Carmen de Bizet, onde interpretou Mercedes no Festival Internacional de Ópera da Amazônia. Foi semifinalista do 2º Concurso Internacional de canto lírico Bidu Sayão, 3º Lugar no Maracanto 2005 e 2º Lugar no Maracanto 2007 (Concurso de Canto Lírico realizado no estado do Maranhão). 

Dentro do estilo popular ganhou o prêmio de “Melhor Intérprete” no Festival de Marchinhas Carnavalescas de 2010 e o “1º Lugar” no mesmo festival, em 2011. Ainda neste ano foi 3º lugar no Festival da Canção em Ourém (PA).

Bar da Lapa - Também nesta quarta-feira, que antecede o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Janaína, Iemanjá, a Rainha do Mar, o Bar da Lapa também contará com apresentação da cantora Olivia e de Paulo Monteiro e Banda. 

Desde que foi inaugurado há três meses, o Bar da Lapa, que faz referência a malandragem carioca, se tornou o novo reduto do samba de raiz em Belém e vem reunindo a nata de cantores e compositores sambistas que estão ou passam pelo Pará. 

Neste mês, toda quinta-feira, tem show com a cantora Yasmhin Friaça, a partir das 21h, e às sextas, João Lopes, que chega cantando Noel Rosa, Chico Buarque, Pixinguinha, João Nogueira entre outros grandes compositores.  Aos sábados, o Grupo Água da Fonte traz convidados especiais e no domingo, um sucesso de público, o show Samba de Dois, traz mais uma vez Yasmhin Friaça e Arthur Espíndola, completando a roda de samba, regada a feijoada, a partir das 14h. 

Iemanjá - Rainha do Mar, também conhecida como Janaína. Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja "Iemanjá" ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá" ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba yemanja. Seu dia é 2 de fevereiro, mas o dia 8 de dezembro, ela também ganha festa, realizada à beira do mar.

Serviço
O Bar da Lapa em Belém, fica na Trav. Quintino, 1086, prox. Boaventura. Abre de quarta a sábado – a partir das 18h e no domingo, das 12h às 18h. Couvert R$ 10,00. Mais informações: 91 8341.3997.

Nenhum comentário: