21.12.11

Felipe Cordeiro e Sambiose nos parabéns da Black

Lá se vão dois anos depois da 1ª Black Soul Samba, em 2009. O que nasceu com expectativa de acontecer em apenas três edições, cresceu e hoje tem programa de rádio, espaço semanal na noite e em 2012 dará fruto a dois novos projetos, o “Festival Black Soul Samba” e a “Black Social”.  Para comemorar, a noite de aniversário, nesta sexta, 23, vai ser bem animada. Contará com dois shows e a participação do DJ Allex Roots.

O 2º aniversário da Black também terá cenário especial com a presença de feira mix onde estarão à venda artefatos artesanais, discos, vinis, livros, lanche vegetariano, e artigos da Madame Bijou. No palco haverá ainda a projeção de um vídeo especial de aniversário, produzido pela equipe da “Traumas Vídeos”, uma das parceiras da BSS.  Tudo colorido com o movimento de malabares, e pinturas especiais na decoração.

Em nova fase, o coletivo se despede de 2011 com bolo, feira mix, discotecagens, exposição fotográfica, malabares, samba rock e as melhores expectativas para o ano novo. Quem freqüenta as festas do coletivo Black Soul Samba, sabe que os eventos musicais não se limitam ao entretenimento. Com cinco DJs em duas pistas, os sets são aulas da história da música negra brasileira (e mundial), indo do samba ao baião, do carimbó a soul music, da tropicália ao rap. 

Além disso, a BSS também se tornou referência para importantes grupos e artistas locais, apresentando inclusive atrações de fora do Pará, como a paulista Andréa Dias, o cearense Rapadura Xique Chico, e o trabalho do paraense radicado em São Paulo Saulo Duarte e a Unidade; além de ser grande impulsionadora de tributos, dentre os quais à Clara Nunes (com Gigi Furtado), Tim Maia (com Roguesi), Chico Science (com Cocota de Ortega) e Luiz Melodia (com Rande Frank). 

Aos poucos, o coletivo se tornou referência para a cultura de Belém ao priorizar o melhor da produção paraense, levando ao palco grupos musicais autorais, som de qualidade e novidades da música negra. Não à toa, o Coletivo já apresentou grupos de cultura regional como o Mundé Qultural, e importantes expoentes da música local como Coletivo Rádio Cipó, Metaleiras da Amazônia e Bruno B.O. Uma marca concreta do cuidado da Black em mostrar a mais fina roupagem da música, cativando o público e mantendo o foco na história musical. 

História - O nome “Black Soul Samba” foi trazido de Manaus pelo DJ Homero da Cuíca, que realizou a primeira BSS na capital do Amazonas, antes das festas de Belém. De acordo com Uirá Seidl, um dos produtores e DJ da BSS, era a peça que faltava para dar vida ao coletivo. 

“O nome nos deu inclusive o insight para a festa sair um pouco daquele padrão comumente associado as festas de black music, onde focam quase exclusivamente no hip hop e o funk. Tivemos então a convicção que deveríamos ampliar o escopo da sonoridade do evento, e estender o termo ‘black music’ para o que de fato é : ‘música negra’. Samba, reggae, afrobeat, muitos estilos, inclusive o blues, são frutos diretos da cultura negra.  Os reflexos dessa cultura na música brasileira são indizíveis, e é indissociavelmente ligada a África. Até o tropicalismo não existiria, se não fosse a cultura africana”, acredita o DJ e produtor. 

Após concretizar seu espaço nas noites de sexta-feira, a Black Soul Samba, ampliou sua capacidade de divulgação da música negra, e hoje apresenta um programa semanal, com duas horas de duração, na Rádio Unama FM. O pacote de extensão segue para 2012 realizandodois importantes projetos: o primeiro “Festival Black Soul Samba”, e a “Black Social”, ambos aprovados nas Leis de Incentivo à Cultura, Semear e Tó Teixeira, respectivamente, e que já se encontram em fase de captação. Toda essa movimentação revela a importância de valorização da música negra, mostrando que há uma enorme parcela cultural com necessidade de entender e se apropriar dessa musicalidade.

Atrações - Ele foi considerado pela crítica especializada da revista “Bravo!” como “um dos principais renovadores da música pop brasileira”. Felipe Cordeiro, e seu álbum “Kitsch Pop Cult”, está cotado pra ser um dos mais interessantes desta década. 

Cantor, compositor e instrumentista, a sonoridade do músico é permeada por ritmos amazônicos que vão da lambada ao carimbó, da guitarrada ao atualíssimo tecnomelody. Sons embalados com a ironia do brega e do pop retrô revisitados, numa confluência feliz e anárquica de referências a que o artista batiza de “pró- Kitsch”, levando pra pista até mesmo quem não sabe dançar. 

Já com a banda Sambiose, como o nome diz, o samba é princípio mor deste grupo que tem Argentino Neto no teclado, Francídio Abbate no contrabaixo, Caio Romano na guitarra, Léo Barata na percussão, Fernando Leite na bateria, e Breno Sales no vocal. Juntos eles misturam jazz, rock, funk, soul, rocksteady, hardcore e bossa-nova ao samba que traz influência de Cartola, Trio Mocotó, Nina Simone e Paulinho da Viola. 

E tem o tradicional DJ regueiro Alex Roots, que também leva suas vibrações positivas neste 2º ano da Black. Ou seja, são todas as vertentes e cores da black music numa noite de celebração e despedida de 2011. Depois deste 23 de dezembro, as festas retornam apenas em fevereiro de 2012, assim quem quiser conferir o melhor da música negra não pode deixar de comparecer para cantar parabéns, dançar e celebrar o Ano 2 da Black Soul Samba. 

Serviço
 Os dois anos da Black Soul Samba. Com Felipe Cordeiro, Sambiose e DJ Alex Roots. Nesta sexta, 23, a partir das 21h, no Bar Palafita - Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 para os 50 primeiros convidados. Mais Informações: (91) 8413 0861 / blacksoulsamba@yahoo.com.br.

(Com informações da Assessoria de Imprensa: Dani Franco - 91 8190 8270 )

Nenhum comentário: