25.3.12

Diário Contemporâneo abre mostra esta semana

Obra de Lucas Gouvêa
Foram ao todo 260 inscrições vindas de 18 Estados e de mais de 40 cidades. O Salão do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, lançado em 2010, chega a sua terceira edição consolidando-se como um grande painel da nova fotografia brasileira. 

O projeto é uma realização do jornal Diário do Pará e conta com o patrocínio da Vale e apoio do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA, do Museu da UFPA, da Sol Informática e do Instituto de Artes do Pará. Além da mostra, o evento traz ainda uma ótima programação de palestras e oficinas têm como objetivo discutir a fotografia contemporânea no país. 

A abertura, no próximo dia 28 de março, na Casa das Onze Janelas, reunirá trabalhos de 23 artistas, sendo três deles os premiados. O Prêmio Memórias da Imagem, tema do salão este ano, ficou com o Coletivo Garapa, de São Paulo. A fotógrafa paulista Ilana Lichtenstein foi contemplada com Prêmio Diário Contemporâneo e o paraense Lucas Gouvêa, arrebatou o Prêmio Diário do Pará. Eles estarão presentes na cerimônia de abertura, quando receberão prêmios no valor de R$10.000,00, cada. 

Obra de Ilana Lichtenstein
Para Ilana Lichtenstein, que virá de São Paulo participar da abertura, diz que “a fotografia contemporânea pode ser tudo que o artista considerar como tal para o seu uso: e não só diferentes suportes de movimento, volume e etc., como também o próprio conteúdo gerado pela fotografia 'moderna' ou 'clássica', que pode ser absorvido e vivificado mais uma vez. São camadas que se misturam, somam, não esmagam uma à outra”. 

Já o fotógrafo Paulo Fehlauer, do Coletivo Garapa, também de São Paulo, diz que talvez a característica mais marcante da fotografia contemporânea seja a dificuldade de restringi-la a campos específicos. “Nos nossos projetos, buscamos sempre trabalhar o diálogo da fotografia com outras linguagens, como o vídeo e a literatura. Estamos interessados nesse hibridismo que expande o campo fotográfico”, opina ele que chega no dia da abertura do salão. 

O paraense Lucas Gouvêa diz que nada define a fotografia contemporânea. Participando pela primeira vez do salão, o estudante de Artes Visuais na UFPA, acredita que fotografia e contemporânea são duas palavras que em si tem amplas desapropriações conceituais. 

“A fotografia hoje em dia define o mais plural significado da reprodutibilidade, se encontra em todos os lugares, nos celulares, nos outdoors, nos documentos, na televisão, nos rituais humanos. E a contemporaneidade está fatalmente ligada ao tempo, todo artista é contemporâneo, ao seu tempo, a sua existência. Talvez o primeiro fotógrafo contemporâneo, tenha sido Platão quando escreveu sua alegoria da caverna”. 

Obra do Coletivo Garapa
Artistas já estão em Belém - Além deles, já está em Belém, Patrícia Gouvêa, uma das artistas selecionadas para a mostra. Formada em produção editorial pela ECO-RJ, especialista em fotografia pela UCAM/RJ e Mestre em Tecnologias da Imagem e Estética da Imagem, também pela ECO. É fundadora e diretora do Ateliê de Imagens Espaço Cultural, onde está em cartaz a exposição Symbioses, da artista visual paraense Roberta Carvalho, premiada no ano passado pelo salão. 

Também já está na capital paraense, Pedro Hurpia, Bacharel em Artes Visuais pela Unicamp e com diversos prêmio recebidos em mostras e salões paulistas e Marian Starosta, que vem trabalhando com fotografia desde 1982 e com vídeo desde 1985. Foi coordenadora de Artes Visuais na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e já organizou eventos e exposições de arte. 

Além deles, marca presença,ainda, Roberta Dabdab, que iniciou sua carreira como assistente de fotografia, trabalhando para os principais fotógrafos de moda e publicidade atuantes na época, passando depois para fotojornalista (O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo), onde encontrou um terreno extremamente propício para o desenvolvimento e aprimoramento da linguagem fotográfica. 

Serviço 
III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Abertura dia 28 de março, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Entrada franca. Realização do jornal Diário do Pará. Patrocínio da Vale. Apoio Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - SIM /Secult-PA, Instituto de Artes do Pará, Governo do Estado do Pará, Museu da UFPA e Sol Informática. Informações: (91) 3184-9327 / (91) 8128-7527.

Nenhum comentário: