1.3.12

Sarau para as imagens que o tempo quase apagou

Walter Bandeira no 3o Congresso Estadual da CUT-PA
A SDDH toma emprestada definição de “sarau” transcrita no dicionário Michaelis para reiterar que o encontro daqueles que lutam por um mundo mais justo e a lembrança de momentos históricos nem sempre felizes é também uma ocasião festiva, alegre e imbuída de arte. 

Nesta quinta-feira, 01, a instituição realiza o primeiro "Sarau da Memória", que vai reunir durante o mês de março pessoas cujas narrativas trarão à tona o que as imagens guardadas em seu acervo já não dizem mais, uma vez desgastadas pela má conservação e sem nenhuma ou com muito poucas referências.

Entre os narradores privilegiados desta história e que terão suas memórias registradas em vídeo, para posterior divulgação, já estão confirmadas as presenças de Alberdan Batista, que vai contribuir bastante com informações sobre o movimento sindical no Pará e, especialmente, em Belém e de Paulo Roberto Ferreira, que dará grande contribuição também, principalmente sobre a cobertura jornalística feita para o periódico da SDDH, o Resistência.

Serão vários encontros com ativistas dos direitos humanos, durante o mês de março. Neste primeiro sarau, estão em pauta o movimento sindical no Pará, a greve geral, os congressos, as passeatas, as manifestações e reuniões de mobilização e trabalho.
Passeata pelos 100 anos da Abolição da Escravatura

 O Sarau voltará a acontecer nos dias 09, 15 e 22 de março, sempre às 17h, na sede da SDDH, em Belém, fazendo parte de um projeto amplo de recuperação do seu acervo de fotografias e edições do jornal Resistência.

Imagens - Já teve início o processo de higienização de uma pequena parte das imagens arquivadas na sede da entidade, em Belém. Cerca de 500 delas estão passando por este processo em condições adequadas, a partir da parceria entre Universidade Federal do Pará/Pro-reitoria de Extensão e Arquivo Público do Pará.

São estas imagens que os convidados do Sarau terão à frente. Como a que mostra a desenvoltura do saudoso Walter Bandeira em atividade artística do 3o Congresso Estadual da CUT-PA, realizada em agosto de 1989; a imagem de um dos momentos da passeata alusiva aos 100 anos da Abolição da Escravatura e a foto que mostra um ângulo da presença policial durante ato da Greve Geral de 1989. 

As três fotos são assinadas por Bárbara Gorayeb, que hoje mora em Marudá e que,embora ainda não tenha sido confirmada, está sendo aguardada para participar das atividades. Em meio a este trabalho de recuperação e amor à memória da defesa dos direitos humanos no Pará, os voluntários da SDDH também estão aprendendo com os técnicos do Arquivo Público, cada etapa deste trabalho para que a ele possam dar continuidade.

Polícia no movimento da Greve Geral de 1989
Democratizar o acesso - A etapa seguinte será conseguir patrocinador que garanta a publicação destas imagens e informações garimpadas por meio da história oral, para ser entregue à sociedade em agosto deste ano, quando a SDDH completa 35 anos de fundação.

O material sairá, então, das caixas de papel fotográfico e pastas plásticas para receber o olhar cuidadoso de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, estudantes e população em geral, curiosa por conhecer parte das batalhas travadas pelos movimentos socais no Pará durante as décadas de 1970, 1980 e 1990.

Noutra escala, a SDDH também conta com a UFPA e com o Arquivo Público para elaborar e submeter a edital de financiamento público e, caso aprovado, executar um projeto que dê conta do acervo completo de fotografias da entidade e das edições do jornal Resistência, produzido durante mais de três décadas. A expectativa é que se tenha digitalizado todo este material, com livre acesso à sociedade.

Serviço
O Sarau da Memória acontece nos dias 01, 09, 15 e 22 de março, sempre a partir das 17h, na sede da Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos/Belém – Gov. José Malcher, 1381, entre 14 de março e Generalíssimo. Entrada franca.

(com informações de Erika Morhy)

Nenhum comentário: