6.3.12

Prêmio Diário abre inscrição para sua 1ª oficina

Em continuidade à série de atividades que estimulam a formação e a reflexão no âmbito da imagem, o III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abre a programação de oficinas com Retratos Híbridos, de Valério Silveira. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e seguem até o dia 14 de março. 

Híbridos é uma série de fotomontagens que os participantes aprenderão a desenvolver com processos de dupla exposição feitos a partir da câmera fotográfica ou com pós-produção em programas gráficos.

O resultado é o fruto da combinação de duas ou três imagens, partindo de um retrato que será unido a outras imagens significativas para os alunos. Arte-educador, fotógrafo, com mestrado em Educação no ICED/UFPA, Valério Silveira é professor da rede pública e particular de ensino e pesquisa a fotografia de infância em Belém na primeira metade do século XX. 

Segundo ele, a série Retratos Híbridos surgiu da ideia de “juntar retratos com imagens, desenhos, texturas ou padrões variados”. Ele explica qual será a metodologia da oficina para chegar às fotomontagens propostas pela atividade: “Inicialmente uma discussão sobre a importância e a precisão do retrato – sem respostas prontas. 

Depois algumas colocações sobre hibridez e um leve caminho sobre o meu percurso de construção. Os alunos serão divididos em duplas, conversarão sobre si mesmos até decifrar o mistério de como se dará a imagem híbrida de seu colega e partirão para a prática do retrato primeiramente. Depois deverão produzir algumas imagens que possam hibridizar com o retrato”. 

Após estas etapas, será realizada a prática de edição com fotomontagens e tratamentos em computador. Sobre o público-alvo, Valério Silveira afirma que podem participar da oficina de adolescentes a idosos e que não é necessário ter habilidades com câmeras ou softwares de edição de imagem. 

O único pré-requisito é que o aluno possua notebook, pois o equipamento será utilizado na etapa final da atividade. A câmera fotográfica é opcional. Os interessados devem procurar o escritório do Prêmio (Rua Gaspar Viana, 773). Também é possível baixar o formulário de inscrição no site www.diariocontemporaneo.com.br, onde está disponível a programação completa de palestras e oficinas do projeto. 

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia conta com o patrocínio da Vale e do Governo do Estado do Pará e apoio do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA, do Museu da UFPA, da Sol Informática e do Instituto de Artes do Pará. 

Serviço
Oficina Retratos Híbridos, com Valério Silveira, na programação do III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, de 19 a 23 de março, das 15h às 18h, no IAP. Inscrições até 14 de março, no escritório do projeto (Gaspar Viana, 773). A participação é gratuita. O projeto tem o patrocínio da Vale. Informações: 3184-9327 / 8128-7527 / contato@diariocontemporaneo.com.br.

Nenhum comentário: