12.3.12

Exposição e exibição de curta na Theodoro Braga

Na Theodoro Braga segue a exposição de fotos “100menos10”, que traz em sua programação paralela, nesta terça-feira, 13, a exibição do curta do pesquisador e fotógrafo Olivier Boëls. “Cinzas Sagradas na Era de Kali”, um híbrido entre a fotografia, antropologia e vídeo, resultado de uma pesquisa de 10 anos com sua esposa Lena Tosta.

Os pesquisadores fundadores do coletivo brasiliense “Etnofoco” viveram com os ascetas hindus conhecidos como os sadhus nagas e aghoris, e trazem uma reflexão sobre da hibridização de linguagens e das especificidades das imagens fixas e animadas. 

De acordo com os pesquisadores, as imagens deste filme trazem consigo uma narrativa de dos ascetas, sua intencionalidade e aeficácia de sua presença.O preto e branco nas fotografias vem colocando em evidência as cinzas sagradas que os “homens-santos” passam no corpo, elemento central de seu repertório simbólico, e o que eles, nas palavras de Lena Tosta desejam tornar-se, “o que não é tangível nem intangível, nem preto nem branco.”

O evento acontece no dia 13 de março, as 18h30, na Galeria Theodoro Braga no CENTUR (Gentil, 650), com entrada franca. Exibição do Documentário “Cinzas Sagradas na Era de Kali” e bate-papo com o autor Olivier Boëls e a antropóloga Lena Tosta. Na Galeria Theodoro Braga, no Centur (subsolo)  - Av. Gentil Bittencourt, 650, subsolo – Nazaré.

Nenhum comentário: