28.3.12

Teatro de revista no palco do Cláudio Barradas

A Belém dos anos 1930, sob a ótica dos hóspedes da viúva Possidônia, mulher fogosa que abriga tipos engraçadíssimos em sua casa, que virou pensão. “A Casa da Viúva Costa” retoma o melhor estilo do teatro de revista na cidade das mangueiras. Em cartaz de 29 de março a 1º de abril, sempre às 20h, no Teatro Claudio Barradas.

Dona Possidônia, uma viúva alegre e vivaz que abriga em sua pensão charmosa uma gama de personagens interessantes. Desde o engraçado e sorrateiro mordomo até um belo e ambíguo estudante de medicina, o espetáculo, no formato de teatro de revista, traz a plateia para perto do palco e faz dela uma grande cúmplice de todas as loucuras que estes personagens realizam dentro da pensão da distinta e ambígua Viúva Costa. 

O texto, escrito pelos grandes dramaturgos paraenses Antonio Tavernard e Fernando Castro, foi mantido intacto. Nenhum tipo de adaptação foi feita pelos diretores do espetáculo, tornando a obra ainda mais real à época, permitindo que a plateia conheça e se divirta com as expressões nada comuns com à atualidade, num retrato fiel de uma Belém quase desconhecida de seus habitantes. 

Os atores cantam músicas de grandes compositores paraenses como Waldemar Henrique, Cyrillo Silva, Brito Monteiro e Centil Puget. Dessa forma, a peça busca reviver esta década com todo o charme e elegância que a “Paris Tropical” tinha a oferecer na época.

A mais recente encenação de “A Casa da Viúva Costa” foi a 25 anos atrás, justamente em comemoração ao aniversário de 25 anos da Escola de Teatro e Dança da UFPA, com a direção de Wlad Lima. 

A encenação deste espetáculo este ano remete aos 50 anos da Escola, desta vez sob a direção de Paulo Santana e Marluce Oliveira. O espetáculo é acima de tudo uma grande homenagem ao teatro paraense, e os atores-alunos do curso técnico de formação em ator da ETDUFPA convidam o público a conhecer esta excêntrica casa. E a se divertir muito na platéia. 

Ficha técnica - Dramaturgia: Antonio Tavernard e Fernando Castro / Músicas: Waldemar Henrique, Cyrillo Silva, Brito Monteiro e Centil Puget / Direção: Marluce Oliveira e Paulo Santana.

Elenco: Léo Andrade, Deyvyth Gylhermeth, Bárbara Viana, Fernando Sarmento, Rogério Jacenir, Luiz Girard, Diana Flexa, Cecílio Leitão, Thainá Chemelo, Harles Oliveira, Gabriela Mendonça, Cristiano Sousa, Bernard Freire, Dio Balieiro, Amanda Oliveira, Rosa Nascimento, Valéria Lima, Camila Góes.

Cenografia: Anderson Miranda e Cristiano Benjamin / Figurino e Concepção de Maquiagem: Leonildo Santos, Alicia Hanson, Ana Miranda e Mariléia Aguiar / Assessoria de Imprensa: Leandro Oliveira / Fotos: Caled Garcês / Concepção Gráfica: Delianne Lima e Cristiano Sousa. 

Serviço
Espetáculo "A Casa da Viúva Costa", direção de Marluce Oliveira e Paulo Santana. De 29 de março a 01 de abril, sempre às 20h, no Teatro Cláudio Barradas (Jerônimo Pimentel, n° 546, próximo a D. Romualdo de Seixas). Ingressos a R$20, com meia entrada para estudantes. Informações: 8172-4280 | 8378-8385 | 8165-5954.

Nenhum comentário: