8.3.12

“Vá tratar de viver” é homenagem a Gonzaguinha

Rosa Corrêa, Quiure e banda celebram canções que permeiam a vida com mensagens políticas, românticas, universais e espirituais, do cantor e compositor carioca filho do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e da cantora Odaléa Guedes dos Santos. O show será nos dias 09 e 16/03, às 19h, no  Sesc Boulevard.

Há vinte anos, após uma apresentação em Pato Branco, no Paraná, Gonzaguinha morreu, aos 45 anos, vítima de um acidente automobilístico às 07h30, encerrando tragicamente sua carreira.  

Considerado um dos artistas mais completos da música brasileira, Gonzaguinha é de uma consistência inigualável, na opinião também de Quiure Soares (violão e guitarra), que assina a direção musical do show. “Ele é um grande harmonizador, melodioso. Este show é um projeto antigo, mas que só agora está sendo possível realizá-lo”, diz o músico. 

O título do show “Vá tratar de Viver” faz referência a uma das brilhantes frases construídas por Gonzaguinha para a Canção “Recado”, do LP que tem o mesmo nome, lançado em 1978. Esta frase concentra todo o significado da obra do compositor cujo objetivo sempre foi lançar pra si mesmo e a todos, os desafios de distinguir a ilusão do que é real, ou seja, identificar o que significa estarmos aqui, nesta vida.

Rosa é pura emoção quando canta
“Não se trata de uma homenagem póstuma, mas uma tentativa de retratar a importância da obra musical deste grande artista”, diz a cantora Rosa Corrêa, que vai interpretar as canções, acompanhada também pelos músicos Príamo Brandão (baixo), David Benitez (teclado), Duda Mel (bateria) e João Paulo (percussão). 

A parceria entre Rosa Correa e Quiure vem de longa data. Além dessas produções, os dois mantêm , há mais de uma década, um trabalho independente de voz e violão. Mas para este show foram feitos arranjos especialmente para ela cantar. “É um trabalho difícil de harmonias complicadas. Tive um grande trabalho, pois transportei tudo para os tons da Rosa, na maioria semitonados, com Mi Bemol, Si Bemol, nunca Lá Maior, Ré Menor”, diz Quiure. 

Ao cantar, Rosa imprime uma interpretação sempre muito particular. Possui um timbre extremamente marcante e potente, uma voz forte, imponente e vibrante. Ao cantar, transmite sempre muita emoção, sinceridade, e toda a paixão que tem pela música que faz. 

“A Rosa é uma intérprete muito diferente das cantoras da cidade. É autoditada e vai no sentir mesmo. Ela tem uma coisa que é a entrega e quando isso acontece já era. É sinceridade, verdade. Ela contagia e, na minha opinião, essa é a verdadeira vocação da arte”, comenta o músico. 

O repertório foi outra etapa, outra mão de obra. De acordo com o diretor musical do show, para chegar a seleção final foi preciso primeiro escolher 30 músicas e a partir daí decisões precisaram ser tomadas. “Cada uma que saía a gente lamentava (risos). Por exemplo, tem duas músicas muito parecidas ‘Explode Coração’ e ‘Grito de Alerta’. Ficou a primeira, mas com uma versão soul music.

O músico Quiure, no centro da foto
Os sambas foram outra agonia. Escolher entre os sambas conhecidos como ‘E vamos à luta’ e ‘O que é o que é’. Não deu, ficaram as duas”. Há ainda canções mais Lado B, como “Artista da vida”, “Humanos” e “Desenredo”, consideradas pelo grupo de grande consistência e pregações sérias sobre o viver e o comportamento do ser humano.

“Desenredo, por exemplo, conta a história do Descobrimento do Brasil de forma mais convincente e com humor, além de ter uma melodia linda”, explica Quiure. Ao morar três anos no Rio de Janeiro, Quiure conheceu músicos de todo o país, como Nema o Théo Lima, que acompanham Ivan Lins, e com os quais ainda mantém contato. Em meio a tudo isso, ele mergulhou no samba e travou contato com ritmos diferentes. 

O ecletismo e a mistura apreendidos nestes anos poderão ser sentidos neste show em “Guerreiro Menino”, que será executada em Chacarera, ritmo que tem origem no Rio Grande do Sul. “É um 6/8 como a Guarânia do arranjo original. Na verdade é uma Guarânia disfarçada”, finaliza o músico. 

Serviço
Show “Vá tratar de viver”. No Sesc Boulevard (R. Castilhos França, em frente à Estação das Docas), sempre às 19h, com entrada franca.  Ficha Técnica - Voz: Rosa Corrêa; Guitarra: Quiure; Teclados: David Benitez; Contra-baixo: Príamo Brandão; Bateria: Duda Mel; Percussão: João Paulo. Direção Musical: Quiure. Mais informações: 91 8312.3429.

Nenhum comentário: