10.10.13

Ver-o-Peso com arte, música e Economia Criativa

Hoje tem debate sobre o projeto “Ver-o-Peso Criativo”, com apresentação de Valcir Santos (prof. Economia/UFPA), parceiro do Criar Amazônia que vem divulgando ao longo deste mês de outubro, sua rede de parcerias e marcas, com exposição e programação musical no espaço cultural do SINDIFISCO, onde irá acontecer o bate papo e em seguida o público será convidado a participar da apresentação do grupo "Quaderna", com Cincinato Marques Jr e Allan Carvalho, e do Kareca Braga Instrumental, com intervenções  do DJ Fernandowanzeler Wanzeler, a partir das 16h, em pleno Veropa.

O Projeto Ver-o-Peso Criativo busca realçar essa outra dimensão simbólica ou cultural do Ver-o-Peso, pois, além de ser reconhecida como a maior feira a céu aberto da América Latina, o popular “Veropa” também se singulariza pelo imenso acervo cultural que circula no seu espaço. 

A diversidade cultural do Ver-o-Peso é o seu maior patrimônio, permitindo vastas trocas simbólicas entre culturas, saberes e produtos de áreas e comunidades tradicionais, sobretudo de origem ribeirinha, e as culturas ditas contemporâneas ou “pop”, inclusive relacionadas às novas mídias e tecnologias digitais. 

Desse imenso caldeirão que é o Ver-o-Peso, surge uma variedade de bens e serviços criativos em diferentes setores e linguagens artístico-culturais, como música, moda, design, gastronomia, artes cênicas, audiovisual, artes plásticas, fotografia, literatura e outras mais. 

Este projeto pretende fazer um levantamento ou inventário das iniciativas e empreendimentos criativos que são produzidos nesse imenso laboratório criativo, o que pode gerar propostas de desenvolver ações e políticas de desenvolvimento por meio da formação de um arranjo ou cluster criativo, ou Arranjo Produtivo Local intensivo em cultura, que pode ser denominado como “Ver-o-Peso Criativo”. 

A Economia Criativa oferece grandes potencialidades no sentido de fomentar processos de desenvolvimento endógeno (ou local), pois favorece a diversidade cultural ao incluir o uso de saberes e de culturas de povos e comunidades tradicionais em interação com culturas contemporâneas, tornando-se uma estratégia fundamental para regiões em desenvolvimento. 

Criar Amazônia -  Até o dia 24 de outubro, o Criar Amazônia está realizando o seu primeiro evento coletivo chamado “Criar Amazônia / Edição Círio - Ideias de Sustentar: Encontros – Moda – Arte – Música – Poesia – Decoração – Artesanato – Fotografia – Dança”. Tudo na sede do SINDIFISCO, que também traz em sua programação, desta quinta-feira, 10, o debate sobre o Ver-o-Peso Criativo.

Foi em maio de 2013 que representantes de quatro marcas paraenses (Arte Artesanal, Arte Papo Xibé, Da Tribu e Yemara) resolveram fazer o Criar Amazônia, depois de virem atuando criativamente no mercado, adotando os princípios do comércio justo e solidário, trabalhando inclusão social, geração de renda e desenvolvimento local sustentável.

Esta linha de ação visa garantir boas condições de vida e perspectivas de futuro a empreendedores, por meio da comercialização de produtos e serviço de forma justa e igualitária.

“A ideia é que possamos mostrar ao público produtos diferenciados e sustentáveis aliados a uma programação cultural diversa que consiga abranger diferentes tipos de linguagens, tornando o evento único e marcante na cidade. Toda a programação cultural será gratuita e acontecerá as sextas e sábados”, diz Tainah Fagundes, que integra a Da Tribu.

Ao todo a programação diária expõe 10 marcas, sendo 4 integrantes do coletivo Criar Amazônia e 6 marcas convidadas: Arte Artesanal; Arte Papa Xibé; Da Tribu; Yemara; Sapê Artesanato; Paulo Emílio Campos – Cabeça de Papel; TuCrias; Beta Freitas; Nilma Arraes; SilaBrasila.Vá e confira.

Aberto de segunda a sábado neste mês de outubro, a programação do dia 19 do Criar Amazônia conta com o pocket show da cantora Iva Rothe, às 19h, e no dia 24, encerrando a temporada, dentro do projeto Zona Cultural, do SINDIFISCO, se apresentarão os grupos Canto do Norte, Casa de Folha e Cais Virado.


Serviço
Criar Amazônia. Até dia 24 de outubro, no espaço SINDIFISCO. Aberto até 24 de outubro, de Segunda a sábado, das 9h às 18h .  Dia 12, excepcionalmente funcionará de 9h as 12h e no dia 24/10, ficará funcionando até 22h. O SINDIFISCO fica na Boulevard Castilho França, 730, na Praça dos Estivadores. A Realização e organização são de responsabilidade do Coletivo Criar Amazônia. Apoio Cultural: Mapinguari Design, SINDIFISCO e Projeto Zona Cultural.

Nenhum comentário: