2.12.14

Cordão do Peixe Boi faz ensaios pra sair domingo

O Instituto Arraial do Pavulagem realiza neste domingo, 7, o Cordão do Peixe Boi, cortejo ecológico e cultural que sai da Boulevard Castilhos França indo até o Ver-o-Peso. Formado por crianças, jovens e adultos, a ação valoriza a cultura e identidade locais, fortalecendo o saber ancestral.

O cortejo, que reúne milhares de brincantes uma vez ao ano, segue pelas ruas com um peixe-boi gigante, em armação de ferro tecido. Representa a vida que se ergue do fundo das águas, de forma vibrante, representada no brinquedo que sobrevoa, encanta e ensina as pessoas que a beleza, a poesia e os mistérios da natureza devem ser respeitados e preservados.

O símbolo desta brincadeira é o peixe-boi (o boi das águas), um mamífero dócil, que tem resistido ao tempo, mas vive em processo de extinção. É alvo constante da pesca predatória, da impunidade e do desrespeito à fauna da região amazônica. O peixe-boi é do grupo dos sirênios, nome de origem mitológica em razão de sua cauda e de seu canto (vocalizações) semelhante ao das sereias. As fêmeas geralmente têm um filhote a cada três anos, sendo um ano de gestação e dois de amamentação.

O instituto Arraial do Pavulagem estimula com essa ação o sentimento de responsabilidade com  relação à brincadeira e à defesa do meio ambiente. O Cortejo nas ruas da cidade é a culminância de um processo que envolve a participação dos brincantes em oficinas de reciclagem, seminários que discutem a relação entre cultura e natureza e as oficinas de música e dança.

No domingo, as atividades começam com o Brilho da Aurora, uma espécie de saudação ao sol e à natureza. Em seguida acontece a roda cantada, com músicas, poetas e brincantes se preparando para o cortejo. O cordão sai da escadinha do cais do porto, na Estação das Docas, segue o Boulevard Castilhos França. Retorna no mercado do Ver-o-Peso e retoma o Boulevard até a Praça dos Estivadores (em frente à Estação das Docas).

Na praça dos Estivadores acontecerá também, no domingo, A Feira Verde, um estímulo à sustentabilidade criativa, com a venda de produtos orgânico-naturais, objetos artesanais, artísticos e culturais a partir das seis da manhã. Haverá também  a divulgação de pesquisas e experiências na área de plantio, da agricultura familiar e da extensão rural. O Cordão do Peixe-Boi  tem o apoio cultural da Prefeitura de Belém, Fumbel, Governo do Pará e Fundação Tancredo Neves.

Ensaio aberto com os brincantes, músicos e dançarinos:
  • 05/12 (sexta): 18 às 21 horas
  • 06/12 (sábado): 17 às 21 horas
  • Local: Praça dos Estivadores, em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem
  • Cortejo: 07/12
  • 06 horas: roda cantada - concentração com poesia e música incidental na Escadinha do cais do porto (Estação das Docas).
  • 08:30 horas: início do cortejo
  • 10 horas: Roda ancestral (ritual de tradição na chegada do cortejo na praça dos estivadores)
  • 10:30 horas: show com a banda Arraial do Pavulagem e convidados.

Nenhum comentário: