16.12.14

Fotografia e Cinema no Café com Jorane Castro.

Trazendo como tema ‘Diálogos Narrativos entre Fotografia e Cinema’, o Café Fotográfico de dezembro recebe a cineasta Jorane Castro para uma conversa entorno de sua produção, onde a criação fotográfica acompanha a criação narrativa de seus próprios filmes. O encontro é hoje, 16,às 18h, no Cine Teatro do Sesc Boulevard, com entrada franca.

A fotografia, um simples registro do processo ou a base para produção de narrativas na concepção audiovisual? É o que a diretora, roteirista, produtora e professora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA Jorane Castro, vai tentar responder junto com a plateia do Café Fotográfico.

A cineasta, que roteirizou, produziu e dirigiu o premiado “Ribeirinhos do Asfalto”, é Mestre em Ethnometodologia pela Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot, U.P. VII, França, com ênfase em Sociologia aplicada ao Cinema, Jorane possui formação em Cinema pela Universidade de Paris 8 e em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal do Pará. 

A discussão no Café Fotográfico desta terá-feira, deve permear a forma de pensar e utilizar a fotografia como elemento narrativo principal e não apenas como uma imagem bem elaborada. Nas palavras de Jorane Castro, “além de uma concepção estética, trata-se também de uma elaboração visual que acrescenta significado e informação ao filme". A cineasta afirma ainda que a ideia é trazer o questionamento de como conteúdo e forma se transformam em um mesmo e único elemento significante.

Durante o encontro, serão exibidos trechos de filmes escritos e dirigidos por Jorane Castro, com a descrição da elaboração visual de cada um deles, em função de seu tema: Invisíveis Prazeres Cotidianos (doc., 2004, 26 minutos), Ribeirinhos do Asfalto (ficção, 2011, 26 minutos), Lugares do Afeto – A fotografia de Luiz Braga ( doc., 2008, 72 minutos).

Comandando, em Belém do Pará, a Cabocla Produções, ela é responsável por diversas produções audiovisuais no estado. Entre suas obras está o filme “Mulheres Choradeiras” premiado nacional e internacionalmente (Melhor Montagem no Festival de Cinema de Maringa, PR; Melhor Atriz Elenco no Festival de Belém do Cinema Brasileiro; 2° Melhor Filme no Festival Internacional de Larissa, Grécia; Prêmio de Melhor Filme Canal Plus no Festival International de Films de Femmes – Créteil, França; e Seleção Quinzene de Réalisateus no Festival International du Film de Cannes – França. Atualmente desenvolve pesquisas na área da linguagem audiovisual, privilegiando a região Amazônica.

O Café Fotográfico é um evento mensalmente realizado pela Associação Fotoativa e que em 2014 contou com a parceria do Centro Cultural Sesc Boulevard. Sua proposta é tornar acessível ao grande público pesquisas acadêmicas, experiências e projetos de arte e de educação ligados à linguagem fotográfica e audiovisual.

Novo documentário da cineasta estreia dia 30 de dezembro

Jorane também dirigiu o ainda inédito, "O Time da Croa", todo filmado na praia de Ajuruteua, em Bragança/PA. 

O filme estreia dia 30 de dezembro às 21h30 na SPORTV, que junto com a Casa de Cinema de Porto Alegre (Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Nora Goulart, entre outros) lançaram no ano passado uma série de 11 filmes de 15 minutos sobre a Copa do Mundo no Brasil. A série é intitulada A COPA PASSOU POR AQUI. Foram feitos documentários no Brasil todo, como segue no anexo. 

Serviço
Diálogos Narrativos entre Fotografia e Cinema
Café Fotográfico com Jorane Castro
Data: 16/12/2014 (terça-feira).
Local: Cine Teatro – Centro Cultural Sesc Boulevard
Endereço: Boulevard Castilho França, 622.
Hora: 18h
Entrada Franca

Nenhum comentário: