22.12.14

Festival do Carimbó realiza inscrições até janeiro

O IX Festival do Carimbó de Marapanim prorrogou, até o dia 3 de janeiro, a inscrição de músicas que irão disputar, em 2015, o troféu Mestre Lucindo. O evento será realizado de 16 a 18 de janeiro, com uma vasta programação.

“Recebemos muitas solicitações para estender o prazo e resolvemos acatar, mas agora os interessados, que estiverem em Belém e outros municípios, devem entrar em contato com o músico Pedrinho Callado, pelo telefone (91) 981525757, para efetivar a sua inscrição”, explica Ranilson Trindade, organizador do festival. Ele informa também que em Marapanim, as inscrições estão sendo realizadas na Informec, localizada na Rua Diniz Botelho, n. 1969 - fone: (91) 3723.13.18 e 9605.4955. A ficha de inscrição pode ser baixada através do blog www.carimbodemarapanim.blogspot.com.br, onde também está disponível o regulamento.

Um encontro importante na agenda cultural do estado, o festival será aberto no dia 16 de janeiro, na Cidade do Carimbó (Praça da Bandeira), no município de Marapanim, com uma homenagem à memória de Mestre Osvaldo, um exemplo de luta em prol das tradições do carimbó.

Além da premiação, que este ano tem duas modalidades: carimbó livre e carimbó de raiz, o evento, que segue até dia 18 de janeiro, conta com mostras de Comidas Típicas e de Artesanato de Marapanim.

Além da música, o festival também enfatiza a dança, realizando a mostra coreográfica “Carimbó de Marapanim, Patrimônio do Brasil!”, com participação dos grupos de carimbó de raiz do município: Os Originais, Uirapuru, Borboletas do Mar, Raízes Da Terra, Japiim, Flor do Mangue e Beija flor de Marudá.

“Vamos fazer uma festa bonita, comemorando também o registro do carimbo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”, diz Ranilson. A conquista foi obtida em setembro deste ano, após um longo processo de comprovações entregues ao IPHAN.

Criado no século XVII por negros africanos do nordeste do Pará e com influências indígena e ibérica, o carimbó é uma das mais tradicionais expressões culturais do estado do Pará e da região amazônica brasileira. E a cidade de Marapanim é considerada um pólo cultural, nessa área, mantendo mais de quarenta grupos de Carimbó, que executam o ritmo e a dança.

Serviço
IX Festival do Carimbó de Marapanim. De 16 a 18 de janeiro de 2015. Inscrições de músicas para concorrer ao troféu Mestre Lucindo, abertas até dia 3 de janeiro, na Informec (Rua Diniz Botelho, n. 1969), em Marapanim. Em Belém e demais municípios, com Pedrinho Callado, pelo telefone (91) 981525757. Outras informações: (91) 3723.13.18 e 9605.4955. A ficha de inscrição pode ser baixada através do blog www.carimbodemarapanim.blogspot.com.br. Realização: AMATUR - Associação Marapaniense de Agentes Multiplicadores de Turismo, com patrocínio da TIM, por meio do apoio da Lei Semear de Incentivo à Cultura do Governo do Estado.

Nenhum comentário: