2.12.14

Ismael Machado lança livro sobre o Golpe no Pará

No ano em que a memória do golpe militar de 1964 é lembrada em seus 50 anos, um livro-reportagem busca contribuir para que a os fatos ligados à ditadura no Pará sejam também contextualizados. O livro “Golpe, contragolpes e guerrilhas: o Pará e a ditadura militar”, do repórter Ismael Machado, será lançado no próximo dia 11, às 19h, no Instituto de Artes do Pará (IAP).

Dos primeiros passos do golpe militar à herança da pistolagem. ‘Golpe, contragolpes e guerrilhas: o Pará e a ditadura militar’ faz um passeio pelo estado nos últimos 50 anos. Mostra como a implantação do regime que sufocou a democracia alterou a rota da história nessa parte da Amazônia. As prisões, as torturas, a implantação da guerrilha, os conflitos agrários e até mesmo a reação comportamental da contracultura paraense reúnem-se nessa obra. 

Resultado de diversas reportagens encadeadas sob o mesmo olhar, o livro do jornalista Ismael Machado mostra como a saga dos índios Suruí, no sudeste paraense tem relação, por exemplo, com as posturas rebeldes e censuradas do teatro em Belém nos anos 70. Todos estavam sob o jugo das mesmas botas. Os personagens dessa história multifacetada permanecem na memória, ainda que muitos preferissem ver sepultados para sempre os relatos dos que sobreviveram para contar o que viram e viveram no tempo em que as nuvens escuras tentaram impedir o brilho do sol.

O prefácio de ‘Golpes, contragolpes e guerrilhas...’ foi escrito pela premiada jornalista Natália Viana, uma das coordenadoras da Agência Pública de Jornalismo Investigativo. “Ler este relato no ano de 2014, 50 anos após o golpe militar, quando o Brasil volta a ver a efervescência dos protestos nas ruas – e a violenta repressão a eles – traz mais do que uma experiência informativa, conduzida pelo saboroso texto de Ismael Machado. Permite ao leitor um mergulho profundo nos eventos que formaram o que somos hoje”, escreve a jornalista.

“Viajando pelos recantos do Pará para entrevistar personagens que até agora haviam falado pouco ou nada, mas que foram profundamente marcados por essa luta pelo futuro do nosso país, Ismael faz um belo trabalho de reportagem que consegue trazer os rostos e as palavras daqueles que fizeram a história deste estado. Uma história que precisa ser lida, lembrada, ensinada às novas gerações – jamais esquecida”, complementa..

Ismael Machado é autor também de ‘Decibéis sob Mangueiras: Belém e o cenário rock Brasil dos anos 80’ e ‘Sujando os sapatos: o caminho diário da reportagem’. O lançamento de ‘Golpes, contragolpes e guerrilhas...’ também marca os 23 anos de carreira do repórter, com atuações em veículos como o jornal O Globo, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Como repórter especial do jornal Diário do Pará, Ismael Machado conquistou mais de dez prêmios jornalísticos, entre eles os prêmios Vladimir Herzog, Líbero Badaró e Direitos Humanos em Jornalismo. 

Serviço
Lançamento do livro "Golpes, contragolpes e guerrilhas: O Pará e a Ditadura Militar (R$ 30,00). Dia 11 de dezembro, a partir das 19h, no Instituto de Artes do Pará (ao lado da Basílica de Nazaré),

Nenhum comentário: