10.1.15

Cinema na programação do aniversário de Belém

A partir desse sábado, 10, até segunda, 12, o Cinema Olympia  (Praça da República - bairro Campina) promove a "Mostra Belém 399 anos", que faz parte dos festejos pelo aniversário da capital paraense. As Mostras apresentam curtas metragens que tiveram destaque nos últimos anos e serão exibidos pela primeira vez no cinema ou reapresentados ao público. Além dos filmes, será lançado, hoje, às 18h30, o catálogo do Festival de Audiovisual de Belém. Entrada franca. 

O catálogo do FAB , em sua segunda edição, traz os filmes que participaram do festival, realizado em setembro do ano passado, cujos principais vencedores foram o curta gaúcho "Ed" e o videoclipe paraense "Concurso", da banda Molho Negro, eleitos pelo júri técnico do Festival. 

Os vencedores do júri popular foram o curta "Alecrim", de Belém, e o videoclipe "Som da Amazônia", de Solano. Nas videoartes, a grande vencedora foi "Ilhas Humanas", de São Luiz-MA, enquanto nas campanhas publicitárias, o paraense "Projeto Belém Nosso Bem" foi o premiado.O catálogo sairá em poucos exemplares, mas o mesmo também será disponibilizado on line, na página do evento.

Veja aqui quais os filmes da programação

SÁBADO (10), 18h30

Mestre Damasceno – O resplendor da resistência marajoara, 2013, Documentário, 25’, Belém/ Salvaterra, PA - Direção: Guto Nunes
Sinopse: Mestre Damasceno é cego, campeão local de dominó, pescador artesanal que pega os peixes com suas mãos, líder comunitário, pai de nove filhos. Criador da comédia lírica Búfalo-Bumbá. 

É uma lenda viva do Marajó Praiano, ele é um verdadeiro patrimônio cultural imaterial paraense, o que foi reconhecido pelo prêmio recebido pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura em 2010, e ratificado pelo Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. 

Este documentário retrata um pouco dos saberes e fazeres desse homem que, à revelia de todas as adversidades da vida, trava batalhas contínuas no palco da encenação cultural popular marajoara. Palco este que serviu além da narrativa para a obra audiovisual, como também para a pesquisa de campo do Mestrado em Comunicação, Linguagem e Cultura de Guto Nunes, diretor do documentário, que costura a rede de relações sociais através dos fios das memórias de Mestre Damasceno.

Alecrim
Alecrim, 2013, Ficção, 9’30’’, Belém, PA - Direção: Moyses Cavalcante
Sinopse: Alecrim conta a história de uma mulher solitária que sofre um parto natural onde o bebê nasce morto. 

Ela vive um dilema existencial: criar seu filho natimorto vivendo distante da realidade ou fazer-se consciente e padecer pela perda do filho almejado. 

Depois de enterrá-lo com as próprias mãos no quintal da casa onde mora, não suporta a dor e morre. Algum tempo depois a casa passa a ser habitada novamente por um único morador que percebe algo estranho naquele lugar. O homem fica perturbado por estar vivendo no limite entre o mundo real e seus pesadelos. O espírito da mulher o persegue até conseguir seu objetivo, conduzi-lo ao resgate do filho enterrado. Um drama em forma de realidade fantástica protagonizado pelos atores Rosilene Cordeiro e André Ponce de Leão.

Ao Quadrado
Ao Quadrado, 2014, Ficção, 11'30’’, Belém, PA - Direção: Paulo Roque
Sinopse: Ao Quadrado é um drama urbano ambientado em um supermercado24 horas, onde dois casais vivenciam relações casuais ou intempestivas durante uma madrugada. 

Como um recorte do cotidiano, não tem o objetivo de transmitir nenhuma moral ou mensagem. 

Apenas revelar em si mesmo a superficialidade dos encontros e desencontros entre quatro personagens que perambulam perdidos e insones entre corredores vazios. Não existe começo ou fim, nem tampouco a intenção de agradar o espectador. Os momentos interpretados pelos atores denotam o contraste entre personalidades diferentes e as possibilidades de reverter situações. Ou não. Filmado com câmera na mão, e editado sem trilha sonora musical, a visão subjetiva e os sons do próprio ambiente ajudam a compor o clima lacônico deste curta que é a primeira experiência de um coletivo audiovisual.

Mulheres de/da Fibra, 2013, Documentário, 13’, Belém, PA - Direção: Moyses Cavalcante
Sinopse: Resultado da pesquisa de mestrado do Prof. Me. Ninon Jardin sobre o artesanato da fibra de Jupatí produzido nas proximidades de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó/ PA. Mulheres de fibra/da fibra, explica em forma de vídeo documentário o processo de chegada, aprendizado, trocas de experiências e como a produção de artesanato através da fibra do Jupatí foi se expandindo em uma pequena comunidade ribeirinha nas proximidades da cidade de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó. Empolgante, pois mostra através de relatos das próprias artesãs a relação cultural que envolve o papel do homem, dos filhos e das filhas para o desenvolvimento de tal produção mostrando passo a passo como é feito e como esta técnica chegou até o conhecimento de cada uma.

Muragens
O Brinquedo perdido, 1962, Belém, PA - Direção: Pedro Veriano
Sinopse: Mudo-P&B- Filmado em 16mm, 7 min. Com Assis Miranda, Esther Barros, Douglas Álvares. Cenário: ruas de Belém, edição instantânea, película positiva. Drama social sobre o menor pobre e suas fantasias infantís.

Muragens-crônicas de um muro, animação, 12’11’’, 2008, Belém, PA - Direção: Andrei Miralha
Sinopse: Conta histórias do fluxo cotidiano no entorno do Cemitério da Soledade. A partir de imagens do muro do cemitério, capturadas por meio de fotografia e vídeo, surgirão interferências no cenário real - situações diversas, pequenas narrativas, nas quais o devaneio, o nonsense e o caráter fictício da animação se impõem como marca fundamental. "Muragens - Crônicas de um Muro" faz uma interferência ficcional num recorte urbano real, o entorno do muro dos fundos do cemitério da Soledade em Belém do Pará. Apresentando situações diversas, pequenas narrativas crônicas - nas quais o devaneio, o non sense, o caráter fictício da animação marcam a contação das mesmas.

DOMINGO (11), 18H30

A menina e o boto, 2014, Ficção, 9', Belém, PA - Direção: Paulo Roque
Sinopse: A Menina e o Boto é uma versão fantástica das inúmeras lendas e histórias do folclore paraense, que se passa numa localidade não identificada na Ilha do Marajó. 

Filmado em Soure, retrata a realidade da comunidade ribeirinha em seus afazeres diários, enquanto aborda as relações dessa comunidade com suas próprias superstições. Isso fica evidente quando a Casa do Sossego, uma das locações utilizadas, assume importância no enredo. 

O local, considerado proibido, é tido como mal-assombrado e moradia de entes lendários como botos, matintas-pereiras e da própria Cobra Grande que, acredita-se habita suas profundezas. A protagonista vive entre o mundo real e o imaginário, criando e vivendo suas fantasias, como se pudesse sentir e desejar a presença de uma dessas entidades, o Boto. Resgatando o estilo de filme em película Super 8 como modo de produção, valorizando os ritmos regionais, é uma cápsula do tempo que registra a simplicidade do povo marajoara.

Diário Íntimo, 2014, Ficção, 7’30’’, Belém, PA - Direção: Gregory Lago
Sinopse: Acometida aos 14 anos pela Lepra, Lucíola Santos vive, nos anos 50, internada em um leprosário e enfrentando o preconceito da sociedade. Lá, ela encontra um amor que vale mais do que sua cura. Seu querido Pedro. Raymundinho é fruto desse amor, mas a alegria de ser mãe esbarra na infelicidade de nunca poder tocar em seu único filho, por conta da doença. A morte de Pedro a torna refém da saudade e a caneta se torna porta voz de Lucíola. Em memória às suas lembranças e aspirações, ela escreve em seu diário a busca do real motivo para viver.

“Espátula e Bisturi”, Ficção, Belém, PA, 2013, 7’30” - Direção: Adrianna Oliveira.
Sinopse: A metáfora da vez é aniversário! Carlinhos nos conta as desventuras das suas mesmas festas, seu mesmo bolo e o mesmo sentimento de não se encaixar. Saberemos o que acontece com o passar do tempo na vida de alguém que não aguenta ser mais o reflexo dos arredores. Só não sabemos o que irá acontecer porque nem Carlinhos sabe.

Dias, Ficção, 2000, Belém, PA - Direção: Fernando Segtowick
Sinopse: Dias acompanha um dia na vida de três pessoas que estão próximas, mas não se conhecem. Encontram-se na vida, mas não se ajudam, até um acidente as colocarem lado a lado.

Promessa em Azul e Branco, 2012, ficção, Belém, PA/ Florianópolis, SC - Direção: Zienhe Castro
Sinopse: Eneida é uma menina de oito anos que só pode vestir azul e branco até completar quinze, por causa de uma promessa feita por sua avó. No único dia em que usa vermelho, seu pai é preso pela ditadura militar e ela cresce crente de que foi culpa sua.

Remontando memórias: a partir do legado arquitetônico de Santa Isabel, 2014, Pará - Direção: Mouze Ribeiro
Sinopse: Um relato nostálgico e poético da história do município de Santa Izabel do Pará. 
A narrativa é tecida por depoimentos de moradores e da historiadora Minervina de Lourdes. Um rico material iconográfico ilustra as transfromaçës culturais e arquitetônicas, vividas em mais de um século de trajetória da antiga vila de Santa Izabel.

No Movimento da Fé, 2013, Belém, PA - Direção: Fernando Segtowick e Thiago Pelaes
Sinopse: Segundo domingo de Outubro, a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reúne mais de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém do Pará. Entre milhares de voluntários, estão três homens: um Guarda de Nazaré, um Soldado do exército e um integrante daCruz Vermelha. Com muito sacrifício, fé e dedicação, eles se preparam para realizar a maior festa religiosa do mundo.

Nenhum comentário: