10.1.15

Pirão no Bairro conclui sua programação no Guamá

Fotos: Pedro Tobias
O Pirão Coletivo é exemplo da máxima “a união faz a força”. Usando criatividade, talento e as ferramentas que possuem, grupos de teatro, profissionais do audiovisual e da comunicação se uniram para realizar um projeto colaborativo, que este ano, com patrocínio da Fumbel, terá alcançado, até este domingo, mais de 1.000 pessoas, entre adolescentes, crianças e adultos.

O projeto do Pirão Coletivo está na rua desde o dia 6 de janeiro, uma data significativa. O "Dia de Reis", no calendário religioso, marca a data em que o Menino Jesus recebeu presentes preciosos dos três Reis Magos. 

De outra forma, assim aconteceu aqui, mas ao invés de reis magos, artistas circenses, intérpretes de dança, músicos e outros artistas, que também distribuíram presentes mágicos, a centenas de crianças, que não estavam em magedouras, mas sim em praças e sedes comunitárias, em Outeiro e nos bairros da Pratinha e do Guamá.

Até este sábado, 850 pessoas, entre crianças e adolescentes foram beneficiados, com as atividades de entretenimento e formação artística promovidas nas oficinas e nas apresentações. Neste sábado, 10, o Guamá contou com a oficina de circo com Marina Trindade (Projeto Vertigem), realizada no Centro Educacional Moaraná (Travessa Vinte e Cinco de junho, 329), e com as apresentações e contações de história, na Praça Benedito Monteiro (Av. Barão de Igarapé Mirim).

Neste domingo, 11, também no Guamá, nos mesmos locais, as mais de 500 pessoas envolvidas pelo projeto naquele bairro, vão participar da oficina de Teatro e Música ministrada pelo músico e ator Armando de Mendonça e pela atriz e diretora de teatro Ana Marceliano, e ouvir as histórias: “Reconto de histórias”, com Nanan Falcão, e “O Pato que Partiu”, com Maycon Douglas e Luciano Lira, além de fechar a noite assistindo o espetáculo “La Fábula”, da Cia Madalenas.

Pirão, uma ideia que se expande

O Pirão Coletivo é  um grupo independentes que reúne atores, artistas circenses, bailarinos, músicos, produtores e profissionais da comunicação e do audiovisual, que integram os grupos Companhia de Teatro Madalenas, Companhia de Investigação Cênica, Dirigível Coletivo de Teatro, Produtores Criativos, Grupo Projeto Vertigem e In Bust Teatro com Bonecos. A iniciativa tem parceiros como o blog Holofote Virtual (blogspot), Design Criações, Na Figueredo, Ponto de Cultura Colibri, Projeto Brincando, Criando e Aprendendo, Espaço Cultural Nossa Biblioteca e Hiléia.

Depois de várias manifestações de insatisfação com a ausência de política pública para a área da cultura, eles criaram o Pirão Coletivo, com a proposta de oferecer ao público uma mistura irresistível de arte, entretenimento e formação, por meio de diversas linguagens artistas, como dança, circo, teatro, formas animadas, audiovisual.

As primeiras ações, o “Sábado Tem, Domingo que Vem”, no início de 2014, e “Mostra Pirão”, no final daquele ano, foram realizadas no Casarão do Boneco, sede do In Bust Teatro com Bonecos, e na Casa Dirigível, do Dirigível Coletivo de Teatro, ambos grupos integrantes do coletivo, ou na Praça Barão do Rio Branco, que fica em frente à Igreja da Trindade, no bairro da Campina. A produção, feita por eles, contou com recursos próprios, e com o apoio mínimo obtido com o pagamento de quantias que o público definia o valor, entregues na entrada das apresentações nas sedes. 

Todo artista vai onde o povo está. Outra máxima que cai bem neste Pirão, cuja vontade de fazer e os resultados satisfatórios que vem alcançando, com aumento de público nas apresentações, e dos acessos na fanpage, causaram repercussão, levando o coletivo a ir mais longe, saindo de suas sedes e chegando à periferia da cidade.

PROGRAMAÇÃO

GUAMÁ, neste domingo, 11 de janeiro

Oficinas: Centro Educacional Moaraná (Travessa Vinte e Cinco de junho, 329)
Apresentações: Praça Benedito Monteiro (Av. Barão de Igarapé Mirim)

  • 15h às 17h | Teatro e Música, com Ana Marceliano e Armando de Mendonça (Dirigível Coletivo de Teatro)
  • 18h | Contação de história Reconto de historias, com Nanan Falcão
  • 18h30 | Contação de história O Pato que Partiu, com Maycon Douglas e Luciano Lira
  • 19h |Espetáculo La Fábula, com Cia Madalenas. 

Nenhum comentário: