31.1.15

Ocupação artística no domingo de Águas Brancas

A trupe "Nós, os Pernaltas”, em parceria com a comunidade do bairro de Águas Brancas, realiza, neste domingo, dia 1º, uma ocupação artística em
Ananindeua, mais precisamente, no Campo do Águia - Rua 2 de janeiro ( entrada pela 2 de Junho), das 9h às 13h, com entrada franca.

A ação integra o projeto "De graça na Praça", que convida artistas e realizadores de diferentes áreas, a ocupar um espaço público da cidade, promovendo, com o público, um intercâmbio de ideias e fomento às formas de cultura, arte e entretenimento, além de oferecer à juventude uma alternativa à violência.

O projeto teve sua primeira edição em 2013, na Praça da República, em Belém, com apresentações de dança, circo, teatro de rua e música, reunindo um total de 40 artistas e um público estimado de 600 pessoas. 

“Mas a ideia sempre foi descentralizar, ir a lugares onde o poder público não chega, ir em lugares onde o público nem mesmo sabe que tem direito a tais bens culturais. 

Por isso uma das estratégias para a realização deste projeto é fechar parcerias com as comunidades que queiram receber o projeto envolvendo todo mundo numa grande ação pela livre expressão artística, acessibilidade aos bens imateriais do estado e pela cultura da não violência”, diz Johnny Russel, da Trupe Nós, Os Pernalta. .

Este ano, chegando a Ananindeua, o projeto traz para esta ocupação, no Campo do Águia, bairro de Águas Brancas, música, teatro, dança e oficinas para jovens e adultos. 

Haverá exposição fotográfica de Hilma Lúcia e apresentações: Expresso Eiala, Lu Maués, Netto Dugon, Trupe Nós, os Pernaltas e Associação de Capoeira Origem Brasileira. O evento conta ainda com o Coletivo Motivo de União e Paz Crew Grafite e da Paráfrica, oficina de libras e da professora de história Regiane Gonçalves.

Nenhum comentário: