O projeto Pirão Coletivo realiza nos primeiros dias do ano mais uma ação em Belém. “Tem Pirão no Bairro” vai chegar, entre 6 e 11 de janeiro, a Outeiro, Pratinha e Guamá, com seis workshops, oito contações de histórias e oito apresentações cênicas.
O Pirão Coletivo surgiu em 2013, reunindo atores, artistas circenses, bailarinos, músicos, produtores e profissionais do audiovisual, que integram seis grupos artísticos da cidade: Companhia de Teatro Madalenas, Companhia de Investigação Cênica, Dirigível Coletivo de Teatro, Produtores Criativos, Grupo Projeto Vertigem e In Bust Teatro com Bonecos.
Em 2014, o coletivo realizou duas ações: O "Sábado Tem. Domingo que vem", no primeiro semestre, e a Mostra Pirão, já no final do ano. Cada um dos grupos traz poética própria. A mistura destas diferenças renova e fortalece suas produções, trazendo ainda novas proposições para as artes cênicas na cidade de Belém.
Outeiro é o primeiro a receber a programação
A programação não é curta, é intensa, ficando dois dias em cada bairro, iniciando por Outeiro, no Ponto de Cultura Ninho do Colibri (Rua Tito Franco, 183), que receberá, no dia 6, o workshop de circo, com Marina Trindade, integrante do Projeto Vertigem, as contações de histórias: “Menino do Rio Doce”, com Leonel Ferreira, “Quem matou Honorato, o Rato?”, “Gelim” e ainda “O lobo e a coruja”, com Vandiléia Foro, além do espetáculo “La Fábula”, da Cia Madalenas.
No dia 7, ainda em Outeiro, tem mais um workshop, desta vez na área da dança. Intitulado “Corpo Criativo”, terá como ministrante o bailarino Danilo Bracchi (Cia. Cênica). A programação deste dia conta ainda com o divertido e educativo espetáculo “Curupira”, do In Bust Teatro com Bonecos, seguido de “Sucata & Diamante”, do Coletivo Dirigível de Teatro.
Pratinha também é contemplado
No bairro da Pratinha, o workshop será realizado na sede do Projeto Brincando, Criando e Aprendendo (Rodovia Arthur Bernardes, Passagem Johny Engelard, Alameda 2, n. 80, Pratinha2) e os espetáculo, no Campo do Rubilota (passagem Johny Engelard, 821, Pratinha 2), nos dias 8 e 9 de janeiro.
Na quinta-feira, 8, a programação tem workshop de circo, com Marina Trindade (Projeto Vertigem) e dois espetáculos: “Sucata & Diamante”, do Coletivo Dirigível de Teatro e “La Fábula”, com Cia Madalenas.
Já no dia 9, a Pratinha recebe Teatro e Música, com Ana Marceliano e Armando de Mendonça (Dirigível Coletivo de Teatro) e as contação das histórias: “Quem matou Honorato, o Rato?”, “Gelim” e ainda “O lobo e a coruja”, com a atriz Vandiléia Foro. E ainda tem “O Círculo do Destino”, outra contação, desta vez com Armando de Mendonça e Ana Marceliano, e a apresentação do espetáculo “Curupira”, do In Bust Teatro com Bonecos.
Guamá, a última parada
Já no Guamá, o terceiro bairro a ser visitado pela mistura do Pirão Coletivo, a programação será realizada com workshop no Centro Educacional Moaraná (Travessa Vinte e Cinco de junho, 329) e apresentações na Praça Benedito Monteiro (Av. Barão de Igarapé Mirim). No dia 10 de janeiro, Marina Trindade (Projeto Vertigem) leva seu workshop de circo, para criancas, jovens e adultos do bairro.
Tem também a Contação das histórias: “Clarinha na Ilha”, com Vandiléia Foro, e “A Lua Solitária”, com Paulo Ricardo Nascimento, além do espetáculo espetáculo “Sucata & Diamante”, do Coletivo Dirigível de Teatro.
No dia 11, também no Guamá, tem Teatro e Música, com Ana Marceliano e Armando de Mendonça (Dirigível Coletivo de Teatro) e a contação das histórias: “Reconto de histórias”, com Nanan Falcão e “O Pato que Partiu”, com Maycon Douglas e Luciano Lira. O espetáculo “La Fábula”, com Cia Madalenas, encerra a incrusão do Pirão Coletivo no início de 2015.
Inscrições: As inscrições para os workshops devem ser feitas nos locais de realização: Ponto de Cultura Colibri/Outeiro (91 9886.16467), Projeto Brincando, Criando e Aprendendo/Pratinha (91 98186.4966) e Espaço Cultural Nossa Biblioteca/Guamá (98151 9178).
O Pirão Coletivo é uma iniciativa independente, que conta, nesta ação, com os parceiros: Design Criações, Hiléia, blog Holofote Virtual, Na Figueredo, Ponto de Cultura Colibri, Projeto Brincando, Criando e Aprendendo e Espaço Cultural Nosso Biblioteca.
Outeiro - Oficinas e apresentações: Ponto de Cultura Ninho do Colibri (Rua Tito Franco, 183)
06 de Janeiro
- 15h às 17h | Workshop de circo, com Marina Trindade (Projeto Vertigem)
- 18h |Contação de História Menino do Rio Doce, com Leonel Ferreira
- 18h30 |Contação de história Quem matou Honorato, o Rato? & Gelim & O lobo e a coruja, com Vandiléia Foro
- 19h |Espetáculo La Fábula - Cia Madalenas
07 de Janeiro
- 15h às 17h | Workshop Teatro e Música, com Ana Marceliano e Armando de Mendonça (Dirigível Coletivo de Teatro)
- 18h | Espetáculo Curupira - In Bust Teatro com Bonecos
- 19h | Espetáculo Sucata & Diamante - Coletivo Dirigível de Teatro
Pratinha - Oficinas: Sede do Projeto Brincando, Criando e Aprendendo (Rodovia Arthur Bernardes, Passagem Johny Engelard, Alameda 2, n. 80, Pratinha2 - oficinas) + Apresentações: Campo do Rubilota (passagem Johny Engelard, 821, Pratinha 2)
8 de janeiro
- 15h às 17h | Workshop de circo, com Marina Trindade (Projeto Vertigem)
- 18h | Espetáculo Sucata & Diamante - Coletivo Dirigível de Teatro
- 19h |Espetáculo La Fábula, com Cia Madalenas
9 de janeiro
- 15h às 17h | Workshop Teatro e Música, com Ana Marceliano e Armando de Mendonça (Dirigível Coletivo de Teatro)
- 18h30 |Contação de história Quem matou Honorato, o Rato? & Gelim & O lobo e a coruja, com Vandiléia Foro
- 18h30 | Contação de história O Círculo do Destino, com Armando de Mendonça e Ana Marceliano
- 19 h | Espetáculo Curupira - In Bust Teatro com Bonecos
Guamá - Oficinas: Centro Educacional Moaraná (Travessa Vinte e Cinco de junho, 329) + Apresentações: Praça Benedito Monteiro (Av. Barão de Igarapé Mirim)
10 de Janeiro
- 15h às 17h | Workshop de circo, com Marina Trindade (Projeto Vertigem)
- 18h | Contação de história Clarinha na Ilha, com Vandiléia Foro
- 18h30 |Contação de história A Lua Solitária, com Paulo Ricardo Nascimento
- 19h | Espetáculo Sucata & Diamante - Coletivo Dirigível de Teatro
11 de Janeiro
- 15h às 17h | Teatro e Música, com Ana Marceliano e Armando de Mendonça (Dirigível Coletivo de Teatro)
- 18h | Contação de história Reconto de historias, com Nanan Falcão
- 18h30 | Contação de história O Pato que Partiu, com Maycon Douglas e Luciano Lira
- 19h |Espetáculo La Fábula, com Cia Madalenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário