10.4.15

Bragança recebe oficinas gratuitas na área musical

Fotos: Thiago Araújo
De 14 a 17 de abril, Bragança recebe a Semana de Profissionalização da Música Paraense, iniciativa da Se Rasgum Produções via Programa Amazônia Cultural 2013, do Minstério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura e Desportos de Bragança – Seculd e apoio da Rádio e TV Cultura. 

As oficinas oferecem técnicas com teoria e prática para que artistas, produtores do meio se profissionalizem dentro do mercado musical. “Iluminação para shows”, “Sonorização”, “Videoclipe”, “Assessoria de imprensa cultural” e “Elaboração de projetos para editais de cultura” são as oficinas oferecidas, todas inteiramente gratuitas, com inscrições limitadas à capacidade dos cursos. No mês de maio, a Semana de Profissionalização leva as mesmas oficinas para Parauapébas.

A oficina “Iluminação para shows – introdução”, será ministrada pelo designer de luz José Rodrigues; a de “Sonorização – introdução”, pelo engenheiro de som Kennedy Ribeiro; a de “Videoclipe” pelo fotógrafo e videomaker Renato Chalu; Assessoria de imprensa cultural  pelo jornalista e produtor Marcelo Damaso (Redes Sociais com Luiza Borges); e “Elaboração de projetos para editais de cultura” com a produtora Renée Chalu.

Os cursos serão ministrados pela parte da tarde e noite em dois locais: Seculd e Sistema de Ensino Liceu. Mais informações pelo site www.serasgum.com.br e pelos telefones 98422-3000 / 98191-6561.

Sobre as oficinas:

1.    Iluminação para Shows – introdução

Descrição da oficina: Iniciação do aluno no mundo da iluminação para shows. A oficina apresentará ferramentas técnicas ao aluno que deseja desenvolver um olhar próprio na iluminação. Serão abordadas reflexões sobre conceitos de iluminação, uso da cor e tendências de forma teórica e prática.

Ministrante: José Rodrigues - Designer de luz

Período: 14 a 16/04/2015 (terça a quinta)
Hora: 18h30 às 20h30
Carga horária: 6 horas
Local: Sistema de Ensino Liceu
Capacidade: 20 inscrições

2.    Videoclipe

Descrição: A oficina busca apresentar aos alunos não só a linguagem do videoclipe, como também os recursos utilizados na produção do gênero. Além da teoria, os alunos também passarão pela prática, onde vão desenvolver roteiro, produzir e montar. Será possível não só entender mecanismos, como vivenciar os processos de produção e finalização de um videoclipe.

Ministrante: Renato Chalu – Fotógrafo e diretor de fotografia.

Período: 14 a 17/04/2015 (terça a sexta)
Hora: 9h às 12h e 15h às 18h
Carga horária total: 24 horas
Local: Seculd
Capacidade: 15 inscritos

3. Assessoria de imprensa cultural

Descrição: A oficina ensinará um passo a passo de como promover a divulgação do artista diante da imprensa e em redes sociais, indo da confecção do release a abordagem aos veículos de imprensa. A oficina é direcionada a artistas, produtores e jornalistas interessados em trabalhar no segmento cultural.

Ministrante: Marcelo Damaso – Jornalista e Diretor Artístico Festival Se Rasgum.

Período: 14 a 16/04/2015 (terça a quinta)
Hora: 18h30 às 20h30
Carga horária total: 6 horas
Local: Sistema de Ensino Liceu
Capacidade: 30 inscritos

4. Elaboração de projetos para editais de cultura

Descrição: A oficina tem como objetivo orientar agentes culturais, artistas, produtores, entusiastas, estudantes e instituições na elaboração e na gestão de projetos culturais através de planejamento e de ferramentas que possibilitem seu encaminhamento às leis de incentivo à cultura, editais públicos, privados e possíveis patrocinadores.

Ministrante: Renée Chalu – Publicitária e Produtora Executiva Festival Se Rasgum.

Período: 14 a 16/04/2015 (terça a quinta)
Horário: 18h30 às 20h30
Carga horária: 6 horas
Local: Sistema de Ensino Liceu
Capacidade: 30 inscritos

5. Sonorização - introdução

Descrição: Direcionado para operadores de som, técnicos, sonoplastas, músicos e estudantes, a oficina objetiva contribuir para a capacitação e o aperfeiçoamento dos alunos. Serão discutidos temas como eletricidade básica, construção e manutenção em cabos de áudio (XLR, P10, P2), microfones (aplicação e funcionalidade), mesas de som e entre outros.

Ministrante: Kennedy Ribeiro – técnico de áudio

Período: 14 a 17/04/2015 (terça a quinta)
Horário: 18h às 22h 
Carga horária: 16 horas
Local: Seculd
Capacidade: 30 inscrições

Nenhum comentário: