11.4.15

TV Cultura do Pará estreia uma nova programação

A partir de segunda-feira (13), a programação da TV Cultura do Pará (canal 2) traz programas já conhecidos do público, como “Coxia” e “Cultura”, que ganham nova temporada, enquanto  programas inéditos recebem ajustes finais para em breve integrar a grade da emissora, exibida em 113 municípios paraenses.

A nova temporada do “Coxia” reúne 32 novos programas, com apresentação de Linda Ribeiro. O formato continua basicamente o mesmo: entrevistas com personalidades da cultura paraense, um bate-papo intimista, tendo como cenário o majestoso Theatro da Paz. “A ideia é que cada entrevista tenha um caráter biográfico e atemporal, como se fosse um pequeno documentário sobre o artista”, explica o diretor do programa, Nassif Jordy.

Já passaram pelo “Coxia” artistas como a diretora de teatro Wlad Lima, o compositor Paulo André Barata e o roqueiro Jayme Katarro. Nesta nova fase, serão exibidas entrevistas com os atores Nando Lima e Astréa Lucena, os músicos Félix Robatto e Sebastião Tapajós e a artista plástica Elieni Tenório, entre outros. Quem abre a nova temporada é o poeta Antônio Moura. O programa vai ar nesta segunda-feira (13), às 19h. 

Exibido sempre aos domingos, às 21h, o “Cultura.” vai trazer ao telespectador cinco produções selecionadas pelo Festival Universitário de Criação Audiovisual (Fusca), como os curtas de ficção “Encantada do Brega”, sucesso na internet com mais de 300 mil visualizações, e “Aurora”, além dos documentários “Caminheiros da Fé”, “Ar de Junho” e “Na Ponta da Lata”. A nova temporada do “Cultura.” estreia no dia 19.  

Mestre Vieira: entrevista à Amanda Campelo, do Circuito
Segundo o diretor da TV Cultura, jornalista Tim Penner, a emissora prepara dois novos programas: “Circuito”, uma revista eletrônica semanal, com foco na cena cultural do Estado, em suas mais variadas linguagens, e “Direto ao Ponto”, programa de entrevistas sobre questões de impacto na sociedade, como segurança, saúde e educação. 

Ambos estão sendo finalizados e entram na grade ainda neste semestre. “Circuito” terá direção de Ana Paula Andrade e apresentação de Felipe Cortez e Amanda Campelo, enquanto “Direto ao Ponto” será dirigido e apresentado por Ivana Oliveira. 

Além dos novos programas, a TV Cultura também está produzindo séries de reportagens especiais. A primeira delas abordou a água, mostrando desde as potencialidades até o grave problema do desperdício. Após a exibição, as matérias ficam disponíveis para visualização no Portal Cultura. “Queremos estimular a interatividade para que os telespectadores também possam propor os temas dessas reportagens”, reforça Tim Penner.

Outra novidade é a retomada da produção de videoclipes pela emissora. O primeiro de 2015 será do grupo Quaderna. As gravações serão realizadas no final deste mês, em Icoaraci. Valorizando o aspecto educativo, a TV Cultura também preenche o intervalo entre os programas com ações de cidadania. O primeiro tema será mobilidade urbana, a partir do chamado transporte ativo, aquele que tem a força humana como motriz: bicicleta, skate, patins e até mesmo a caminhada. 

Um doc para o Balanço do Rock, nos 30 anos da rádio
DOCUMENTÁRIOS 

A produção de documentários também volta com força total à rotina da emissora. 

O ano de 2015 começa com a estreia de “Balanço do Rock – A mais tribal de todas as festas”, de Robson Fonseca, no dia 17, às 20h. O documentário, que resgata parte da cena roqueira de Belém, integra as comemorações pelos 30 anos da Rádio Cultura. 

“Nos últimos anos, produzimos documentários sobre temas como Marujada, carimbó, Mosqueiro. A partir de agora, teremos essa produção de forma sistemática, cobrindo as principais regiões do Estado”, explica Tim Penner, acrescentando que já foram formadas as equipes que irão a campo observar manifestações culturais, como música e gastronomia, no Marajó e nas regiões oeste, nordeste e sudeste do Pará. 

As equipes serão coordenadas por profissionais da emissora reconhecidos no segmento audiovisual, como Júnior Braga (“Mora na Filosofia”), Robson Fonseca (“Pau e Corda, Histórias de Carimbó” e “Balanço do Rock”), Roger Elarrat (“Miguel, Miguel” e “Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista”) e Roger Paes (“Cametá. Histórias para Ouvir e Contar”).

(enviado pela assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: