8.4.15

Tributo aos "Novos Baiano" na Black Soul Samba

“Dê um rolê com os Novos Baianos”, terá banda com vocais de Rande Frank e Renata Del Pinho, nesta sexta-feira, 10 de abril, num tributo a uma dos mais importantes e vanguardistas grupos de música brasileira. O show especial tem à frente os cantores Rande Frank e Renata Del Pinho. A festa começa às 21h, no Tábua de Marés.

Nascido em meio ao movimento da Tropicália, o grupo deixou 9 álbuns gravados, dentre os quais, “Acabou Chorare”, considerado pela Revista Rolling Stone, em 2007, como o melhor disco da música brasileira. 

Tendo Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor, Galvão e Dadi como seus principais integrantes, o grupo iniciou a carreira em 1969, após Moraes Moreira ser apresentado à Galvão por Tom Zé. Seu terceiro disco, Novos Baianos F.C, virou documentário homônimo; além disso, a banda teve músicas incluídas em diversas trilhas sonoras do cinema brasileiro, como o clássico Meteorango Kid (1969) de André Luiz de Oliveira.

Em 10 anos de carreira, os músicos de Salvador (Baby Consuelo era única não baiana) fizeram importantes capítulos da história musical do Brasil, se apresentando nos principais programas de televisão da época e vivendo juntos, numa comunidade quase anárquica, em meio à ditadura militar.

Com uma diversidade musical que inclui o choro, rock and roll, blues, frevo, jazz, samba e bossa nova, o grupo está entre os principais expoentes da vanguarda da música brasileira. Não à toa, esta é a segunda vez que a Black Soul Samba rende homenagens ao grupo, a primeira ainda em 2011, numa das mais bonitas edições promovidas pelo Coletivo BSS. Para esta sexta, dia 10, a banda convocada conta com o carisma de Rande Frank e Renata Del Pinho, que se apresentam juntos pela primeira vez.

O show - Conhecido do público da BSS, Rande já emprestou seu timbre a diversos outros tributos promovidos pela Black (Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luiz Melodia, Tropicália, Seu Jorge).

“O conceito cool da festa leva sempre os músicos a fazerem um repertório que faça ao mesmo tempo dançar e a cantar junto letras de belas canções”, explica. 

Para Rande, a parceria com Renata Del Pinho vem cheia de boas energias que prometem excelente entrosamento no palco. “Iiremos 'dar um rolê' pelo universo sonoro e literário de um dos maiores grupos musicais deste país ultra-musical...”, garante o músico.

Estreando na Black Soul Samba, Renata Del Pinho conta que a admiração mútua entre ela e Rande vem desde que se conheceram e após várias tentativas de conciliar projetos, finalmente conseguiram se unir para este tributo. “Estou super feliz porquê é a minha primeira Black, é minha estreia e espero que seja a primeira de muitas outras”, diz.

Programado para durar pouco mais de uma hora e meia, o show intitulado “Dê um rolê com os Novos Baianos”, trará sucessos como “A Menina Dança”, “Besta é Tu”, “Brasil Pandeiro”, “Preta Pretinha”, “Ferro na Boneca”, “Eu sou o caso deles”, “Mistério do Planeta” e tantos outros. Além de Rande Frank e Renata Del Pinho, a banda é formada por: Guibson Landim na guitarra e arranjos, Maurício Panzera no baixo, Thiago Vasconcelos no violão e cavaquinho, Mário Renan na bateria, e Veudo Silva na percussão.

Tradicionalmente, os DJs do Coletivo BSS: Uirá Seidl, Kauê Almeida, Eddie Pereira e Homero da Cuíca, também levarão muito do repertório do grupo e suas influências em diversos outros artistas da música brasileira, além de apanhados da música negra mundial.

Serviço
Show Dê um Rolê com os Novos Baianos – Com Renata Del Pinho e Rande Frank. Sexta-feira, dia 10 de abril, a partir das 21h, no Tábua de Marés (Rua São Boaventura, 156, na Cidade Velha, próximo à Praça do Arsenal). Ingressos: R$ 20,00 (com meia para estudantes).

(Texto enviado pela assessoria da BSB. Fotos: Homero Fortunato).

Nenhum comentário: