15.4.15

Concerto perfumado e inédito aporta em Belém

Inédito no Brasil, o Concerto Perfumado ganha única apresentação em Belém, no dia 3 de maio, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre. A programação é promovida na cidade pela Aliança Francesa com patrocínio da empresa Imerys e apoio da perfumaria francesa L’Occitane e do Mudeu de Arte Sacra do Pará.

Você consegue imaginar como seria ouvir as notas musicais de um aroma? Com uma proposta inovadora em todo o mundo, o perfumista e pianista francês Laurent Assoulen propõe uma noite em que será possível conhecer o som das essências principais da perfumaria. 

A experiência multissensorial, traz uma atmosfera envolvente que une notas musicais e olfativas. Ao som de jazz, em cada composição interpretada, o público recebe uma fragrância correspondente a uma das famílias essenciais da perfumaria, em aromas amadeirados, florais, cítricos, frutais e orientais. Transmitindo toda semelhança existente entre perfumistas e músicos, o concerto proporciona uma oportunidade imperdível de conhecer as notas musicais inspiradas no agradável aroma de uma rosa, por exemplo.

“É preciso fechar os olhos, deixar a imaginação nos levar, concentrar-se nos perfumes e sentir os acordes musicais”, assim, Assoulen revela um pouco da experiência que um concerto tão diferente pode trazer a quem ouve e, neste caso, sente os aromas que serviram de inspiração para as notas musicais.

A apresentação é divida em cinco partes perfumadas, mas também conta com momentos sem o uso das fragrâncias para descansar o olfato.

Laurent Assoulen entrou para o Conservatoire National de Région (CNR) de Lyon com apenas seis anos. Algum tempo depois, o artista encontrou no jazz a melhor forma para expressar sua liberdade e, a partir disso, retornou ao Conservatório de Lyon para estudar especificamente jazz com Mario Stanchev. O músico, que entre outras coisas já foi concertista exclusivo de eventos da grife Louis Vuitton em Paris, também foi eleito o artista do ano em Cannes pelo Marché International de L’Édition Musicale (MIDEM).

Definitivamente amante dos sentidos fundamentais, seu ramo profissional se orientou em torno das essências quando Assoulen trabalhou durante muitos anos na criação de perfumes. Após estudar suas correspondências sonoras, sua paixão pelos aromas foi refletida no primeiro álbum “Reasonances”, que teve grande repercussão na mídia francesa. É junto com a sociedade Internacional Fragance and Flavour (IFF), para qual ele cria perfumes à base de suas próprias composições musicais, que o concerto perfumado se realiza em toda sua legitimidade.

Serviço
Concerto Perfumado de Laurent Assoulen. No dia 3 de maio, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Caetano Brandão, s/nº). Ingressos: R$ 20 inteira/ R$ 10 meia-entrada. Mais informações: (91) 3224-3998 ou contatos@afbelem.com.

Nenhum comentário: