6.4.15

Circular-Campina-Cidade Velha tem mais oficinas

O projeto está de volta em mais uma edição, no próximo dia 12 de abril, um domingo. A programação artística, que já vem sendo, aos poucos, postada no facebook do projeto, será publicada esta semana na íntegra no site, mas as inscrições para as oficinas que vão acontecer no dia já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas através de e-mails de contato ou nos locais, antecipadamente, ou mesmo no dia, embora se corra o perigo de não encontrar mais vagas.

Não deixe de sair de casa no domingo, 12 de abril, para ir até o Centro Histórico de Belém. Vá se preparando para circular entre shows de lançamento de CD e de bolso, inaugurações, estreias, oficinas, cortejos, arte e muitas novidades, música e rádio web, ao vivo, comidinhas, moda, exposições e mais de 20 espaços funcionando, situados entre a Campina/Comércio, Cidade Velha e Reduto.

Para garantir mais segurança aos circulantes, uma comissão formada por alguns dos parceiros do projeto -  Makiko Akao (Kamara Kó Galeria), Maria Doroteia (IPHAN), Leo Bitar (DIscosaoleo), Goretti Tavares (Roteiro Geoturístico), Fábio (Hope Skatehouse) e Luena Chaves (ELF Galeria) - reuniu com representantes do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e da Companhia de Policiamento Turístico do Pará, firmando um acordo que reforça a segurança nos bairros que integram o circuito do projeto. 

Desde que foi criado, no final do ano de 2013, o Circular – Campina – Cidade Velha, projeto de iniciativa da sociedade civil, vem potencializando, ou mesmo reabilitando, digamos assim, nas pessoas, o interesse pelo Centro Histórico de Belém. A ideia é revitalizar suas vocações econômica e cultural, juntamente com sua preservação histórica e arquitetônica.

Há seis edições, o esforço de vários parceiros que em crescem em número e em força, vem alcançando aos poucos, resultados, como a recente parceria com a PM para melhor policiamento no bairro e com mais ênfase nos domingos de projeto. 

Mais cultura e arte, educação e cidadania

O projeto também quer mobilizar os moradores dos bairros. Por isso, além de shows, exposições, visitações turísticas entre outras ações artísticas, vem construindo um projeto social, que inclui oficinas educativas, abertas a todos, mas com foco em trabalhar com as crianças e adolescentes, moradoras da área histórica. Por isso, mais uma vez, nesta 6ª edição, de 12 de abril, vários espaços irão abrir, oferecendo oficinas de arte, em diversas linguagens.

Casa Stúdio - A 6ª edição do Circular – Campina Cidade Velha recebe, mais uma vez, o artista plástico P.P. Condurú, que abrirá o espaço para uma vivência sensorial, em sua Casa Stúdio. Além de exposição, ele disponibilizará uma mesa analógica para que o público monte seus painéis, cujos resultados serão enviados por e-mail ao autor. Tudo vai funcionar das 9h às 17h. Na R. Rodrigues dos Santos, 252. Mais informações: 91 981808181 / ppconduru1@hotmail.com 

Idade Mídia - Comunicação para a cidadania. É uma das novidades do projeto, com a chegada da rádio web Idade Mídia - Comunicação para Cidadania, que vai inaugurar sua programação dentro do Circular.  Em fase experimental há alguns meses, a rádio dirigida por Angelo Madson, vai participar pela primeira vez do projeto, com uma proposta de intervenção na área da Educomunicação, oferecendo a oficina gratuita “Outro de Modo de Pensar e Fazer Rádio”.  

As inscrições para a oficina da Idade Mídia são também podem ser feitas pelo mesmo e-mail (idademedi@gmail.com). Para mais informações, ligue: 91 9833.9044/ 98848-0126. A oficina tem como público alvo, crianças e jovens entre 12 a 18 anos.

Dirigível - A Casa Dirigível Espaço Cultural também traz oficina, além música ao vivo e cortejo. A oficina "Máscara e Corpo" (10h às 12h), com Maycon Douglas, tem como proposta, trabalhar habilidades dramáticas e a manipulação da máscara, a partir da relação personagem, plateia e espaço.  

As inscrições podem ser feitas no dia mesmo, mas quem quiser mais informações, pode ligar: 91 3355.3861, 98212.7668 ou acesse o site www.coletivodirigivel.com

CCBEU - O CCBEU, que também é novidade, chega com visitação à exposição de Sebá Tapajós, sessão de cinema, e também terá, pela manhã, a oficina de construção de brinquedos com material reciclável, das 10h às 11h30. O foco é no público de 06 a 10 anos. A pré-inscrição pode ser feita pelo email: artes@ccbeu.com.br. As vagas são limitadas.

ARQUIPEP - Já na Associação dos Amigos do Arquivos Públicos do Pará, a ARQUIPEP, a oficina é de Confecção de Cartão Postal, utilizando a técnica de interferência iconográfica. Também vai ter contação de histórias e espaço de convivência funcionando a todo vapor. O público também vai ver uma exposição, com obras de Carla Beltão, Vígilio Moura, Gilvan Tavares e Paulo Emílio.

Fórum Landi - No Fórum Landi, o gravador e professor, Armando Sobral, um dos principais nomes da Xilogravura contemporânea do norte do país, vai ministrar uma oficina livre “Atelier Aberto de Pintura”, das 10h às 17h. É chegar e participar. Não há inscrição prévia.

Paralelamente, dividindo o espaço do Fórum Landi com a arte visual, estará funcionando o Sebo Sinhá Pureza, com acervo da livreira Cristina Pessôa, paraense que está de volta a Belém, depois de quase 20 anos morando em São Paulo, onde já mantinha o negócio de sebo, há quatro anos e meio.

Mercado do Sal - Mais para a beira do rio, o projeto Aparelho, que nasceu nas Ocupações realizadas na Oficina Santa Terezinha, vai ocupar o Porto do Sal, com artes visuais, música, performance e gastronomia. A programação vai das 10h às 17h, iniciando os trabalhos com a Oficina de tipografia Naval, com os artistas Luís Junior, Véronique Isabelle e Anne Dias, das 10h às 12h. As inscrições devem ser feitas no Mercado do Porto do Sal, no quiosque do Dinho, a partir das 9h, uma hora antes do início da atividade. 

A ideia é iluminar o ambiente, em um clima em que fervilham ideias, projetos e modos de atuação política. O projeto  'Aparelho' é uma rede pulverizada em diversas linguagens, que converge agentes e artistas com o desejo de promover ações na cidade. O Mercado do Sal fica na São Boaventura, no final da Gurupá - Cidade Velha. Informações: 98275.7445.

Mais informações
  • Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará - Av. Portugal, 267 (altos) – Campina. Aberto das 10h às 18h. Contatos: (91) 3353-6335 • 3353-6336 • cursos.arqpep@gmail.com • http://arqpep.blogspot.com.br
  • Atelier do Porto - Travessa Gurupá, 104 – Cidade Velha. Contato: (91) 98099 4110 • http://atelierdoporto.blogspot.com.br. Aberto das 10h às 18h.
  • Atelier Drika Chagas - Trav. Capitão Albuquerque, 300 – Cidade Velha. Contatos: (91) 98155-5926. Aberto das 10h às 18h.
  • Casa Dirigível - Travessa Padre Prudêncio, 731 – Campina - 66015 – 180 - Belém – Pará. Contato: 33553861/ 982127668 / facebook.com/coletivodirigivel / www.coletivodirigivel.com
  • Fórum Landi - Praça do Carmo, nº 60 - Cidade Velha. Aberto das 10h às 19h.
  • IDADE MIDIA - Rua Frutuoso Guimarães, 656 – Prox. a General Gurjão. Contato: (91) 98338-9044 / 98848-0126. Rádio Web: http://idademidia.org/ Facebook:  www.facebook.com/idademidia.org / Email: idademedi@gmail.com
  • CCBEU - Travessa Padre Eutíquio, 1309. Aberto de segunda a sexta: 14h às 19h30 e Sábado: 9h às 13h. Contato: (91) 3221-6116
  • Projeto APARELHO – Rua São Boaventura – Mercado do Sal. Elaine Arruda, Veronique e Anne Dias. Contato: 91.98275.7445.

Nenhum comentário: