26.4.15

Fotoativa em Residência traz oficinas e vivências

Contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição, do Ministério da Cultura, o projeto reúne artistas residentes, que estão promovendo uma série de atividades em Belém e no interior do Pará. Quem quiser, pode participar, se inscrevendo gratuitamente no site da Associação (www.fotoativa.org.br). 

A fotógrafa Débora Flor fará neste domingo (26), uma oficina de desenho, câmera obscura e pincel de luz com crianças de 8 a 12 anos da comunidade do Porto do Sal, no bairro da Cidade Velha. Já a artista Malu Teodoro passará três dias em Colares, município no nordeste do estado, para uma vivência com os participantes. A ação ocorrerá entre 1º a 3 de maio.

De acordo com Malu, “trata-se de uma proposta sobre o estar junto em convívio, observar os modos como nos relacionamos, e criar novos jogos a partir do encontro e da supressão da cisão entre o eu e o outro, entre o eu e o mundo. Esse encontro em retiro propõe uma investigação sobre a existência em um outro mundo possível”, define a artista.

Randolpho Lamonier, que veio de Minas Gerais, propõe a atividade “Trocas de Paisagens”, nos dias 8, 9 e 10/05, para a elaboração de mapas afetivos e de uma experiência de deriva fotográfica em grupo por Belém. “Esta vivência propõe um encontro para trocas de paisagens, memórias e estórias, e a tentativa de que cada um represente a sua cidade particular e íntima, ponto de encontro entre o eu e o outro”, descreve.

Wellington Romário proporá vivências a partir da criação de ambientes para momentos de compartilhamento. “O café da manhã que tem como ponto de partilha os sonhos que cada um teve na noite anterior e suas possíveis interpretações. A roda de conversa de final do dia ou de pós-chuva para falar das projeções sobre o amanhã”, define.

As atividades com os residentes do projeto “Fotoativa em Residência – Dois de cá, dois de lá” vão até 10 de maio. Participação gratuita. Informações: (91) 3225-2754 ou (91) 9 8226 4094. Visite: www.fotoativa.org.br


Programação

“Olhos do Porto”, com Débora Flor
Oficina de desenho, câmera obscura e pincel de luz
Público-alvo: crianças entre 8 e 12 anos da comunidade do Porto do Sa
Vagas: 15.
Data:  26/04 (sábado e domingo)
Horário: 9 às 12h.
Local: Porto do Sal

“Olhar Devagar", com Malu Teodoro
Imersão de três dias em Colares-PA
Público-alvo: adultos que pesquisam formas de se relacionar através da arte.
Vagas: 10
Data: 1º a 3/05
Os participantes devem prever custos de transporte, estadia e alimentação.

“Trocas de paisagens”, com Randolpho Lamonier
Público alvo: estudantes, artistas, qualquer pessoa interessada em contar histórias.
Idade recomendada: a partir de 14 anos
Datas: 8/05, das 19h às 22h, e 9 e 10/05, das 9h às 12h.
Local: Casarão da Fotoativa

Vivências, com Wellington Romário
Vagas: ilimitadas.
Data: em aberto e junto das propostas de atividade dos outros residentes.
Local: Casarão da Fotoativa e Espaço Reator, a convite do performer Nando Lima.

Nenhum comentário: