31.5.15

Raphaël Larre ministra curso de charge em Belém

O artista francês vem à Belém pela primeira vez para realizar um workshop na Aliança Francesa, sua anfitriã, com direito à certificado, e para participar do Festival Internacional de Humor da Amazônia, que está sendo realizado na Feira Pan-Amazônica do LivroProfessor da École des Beaux-Arts de Toulouse , Raphaël ele integra o júri, na categoria, Charge/Cartum, tendo como tema a liberdade de expressão.

O tema  faz alusão aos seis cartunistas vítimas do atentado terrorista ao Charlie Hebdò. Em janeiro deste ano, o jornal francês foi invadido por dois homens que mataram 12 pessoas, entre elas, o editor e cartunista Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, o lendário cartunista Wolinski e os também cartunistas Jean Cabu e Bernard Verlhac, conhecido como Tignous, além do desenhista Phillippe Honoré. Os seis são homenageados pelo salão, retratados na categoria Caricaturas.

O tema é latente, amplo, mas ao prestar homenagem aos cartunistas franceses, o salão conseguiu reunir trabalhos de teor crítico que trazem à tona coisas que poderiam ficar engatadas na garganta. Nada como a arte para canalizar ideias que trazem mais lucidez. 

Já no curso, Raphaël Larre aborda a charge em sua evolução crítica até os dias de hoje, sem esquecer, contudo, a sua evolução no sentido estrito do desenho. Após essa discussão e contextualização histórica, os alunos confeccionarão coletivamente um mural inspirado na atualidade, que ficará em exposição na Aliança Francesa, como produto final do atelier.

“Ação, reação, desenho” será ministrado de 1 a 5 de junho, das 18h às 20h inscrições podem ser feitas pelo email contatos@afbelem.com . Ao final, os alunos receberão um certificado de participação.

Sobre o artista - Raphaël Larre nasceu na cidade de Dax, na Aquitânia e se formou pela École Nationale des Beaux Arts de Paris em 2005. De 2006 a 2008, foi residente da seção artística do Centro Cultural Francês “Casa de Velazquez” em Madrid. 

Inspirado pela busca do desenho no sentido mais amplo da palavra, seu interesse maior é pelo tema que envolve o movimento com desenhos narrativos. O artista já participou de exposições tanto individuais e coletivas, na França, Espanha e Argentina. 

Raphaël atualmente é professor de educação artística e foca suas aulas na prática do esboço como estilo de desenho. Através desse desenho rápido e baseado no real, recentemente decidiu homenagear as vítimas do ataque à revista satírica Charlie Hebdo, junto com seus alunos.

Serviço
Curso "Ação, reação, desenho". Período: 1 a 5 de junho, das 18h às 20h, na Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851). Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. Inscrições pelo email: contatos@afbelem.com.

Nenhum comentário: