15.6.16

Cinema “Shortcutz” ganha primeira edição no Rio

Depois de Lisboa, Berlim, Londres, Porto, Amsterdã e Barcelona, chegou a vez do Rio de Janeiro ter sua versão do Movimento Internacional de Cinema “Shortcutz”, que chega ao país propondo uma revolução urbana de ideias, com projetos e encontros, atrações paralelas de música e fotografia.  A abertura é neste sábado, 18 de junho, no espaço Olho da Rua.

Além de exibição de curtas-metragens, o evento se destaca por sua transversalidade e circulação pelo mundo. Partindo do cinema e acolhendo intervenções artísticas de todos os gêneros, irá levar para o público carioca uma dinâmica eclética e efervescente do que se produz atualmente.

A rede Shortcutz nasceu em Lisboa em 2010 pelas mãos do diretor criativo Rui de Brito e tem atualmente sessões acontecendo regularmente nas cidades mais cosmopolitas da Europa. No Brasil, ela chega pelas mãos do diretor português Miguel Pinheiro e do ator guineense Welket Bungué. O lançamento no Rio de Janeiro será no sábado, dia 18 de junho, às 18h, no Espaço Cultural Olho da Rua, em Botafogo. O evento será gratuito e aberto ao público.

O Shortcutz Rio não se presta apenas à imagem convencional de um festival, mostra ou cineclube. É também uma proposta alternativa na forma de assistir filmes e pretende se tornar um hábito constante na vida criativa, cultural e artística do Rio de Janeiro. Em cada sessão, estarão presentes convidados especiais e profissionais reconhecidos no meio cultural, de forma a estimular um bate-papo criativo.

O Shortcutz Rio de Janeiro

Na versão carioca, funcionará como uma mostra competitiva de curtas, que se realiza mensalmente, e que terá como destaque o Melhor Curta do Mês. 

O curta e a equipe vencedores de cada mês irão ter a exposição de sua marca em todos os parceiros de mídia nacionais do Shortcutz (televisão, rádio, imprensa e internet), estando também programada a sua possível circulação pelas cidades da Europa que já realizam o Shortcutz.

Na gala anual, serão premiados os filmes de cada mês nomeados para as diversas categorias (Diretor, Roteiro, Ator, Atriz, Fotografia, entre outros), bem como o grande vencedor do ano. O júri inclui grandes nomes das artes, como a atriz luso‐brasileira Joana Solnado, o músico Paulinho Moska, o francês Olivier Chantriaux  (curador  do  Festival  de  Cannes), o crítico de  cinema André  Miranda ou o fotógrafo  mineiro  Eustáquio  Neves.

Nesta primeira edição, serão exibidos dois curtas‐metragens, em competição: "Pele de Pássaro", de Clara  Peltier (premiada  no Festival DocumentaMadrid! e no Festival do Rio em 2015); e "Command Action" (seleção oficial no Festival de Cannes  2015), do diretor João Paulo Miranda (premiado  com Menção Honrosa do Público em Cannes 2016 por “A  Moça  Que  Dançou  Com  O  Diabo”). 

A apresentação da sessão e a mediação do bate‐papo serão realizadas pelo ator e mestre de cerimônias Hector Gomes, que irá ainda leiloar uma série de imagens de "alter Rio", um projeto de Miguel Pinheiro selecionado pela Secretária de Cultura do Rio de Janeiro, que retrata o lado‐B da cidade.

A primeira edição do evento encerrará com as vibes sonoras da DJ Homa, pseudónimo de Vivian Caccuri. 

A artista plástica é também conhecida por seus trabalhos sonoros e lançou recentemente o seu primeiro projeto musical: o EP KingSize, uma composição de mistura  eletrônica, sons rítmicos e muitos ruídos com uma atmosfera dançante, que traz traços do kuduro, dub  e dubstep.

Em vésperas de Olímpíadas, o Shortcutz Rio de Janeiro surge como um tônico no panorama artístico internacional da metrópole maravilhosa. Sensações e novidade são garantidas! Venha olhar cinema, fotografia e escutar novas sonoridades. Apareça e faça acontecer porque nos dias de hoje, estar presente é a mais contemporânea das artes!

Programação

Sábado dia 18 de Junho, das 18h às 21h.
18:00 – Curta 'Pele de Pássaro', de Clara Peltier
18:30 – Curta 'Command Action', de João Paulo Miranda
19:00 – Apresentação de 'alter Rio' (com leilão de fotografias), de Miguel Pinheiro
19:30 – HOMA aka Vivian Caccuri apresenta 'KingSize' (DJ Live Set)

Sinopses:

PELE DE PÁSSARO, de Clara Peltier
'A rotina de uma passista de carnaval, entre o glamour da profissão e a simplicidade da vida real, revela a mulher que existe por trás da fantasia.' O filme estreou IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam, foi premiado no Festival DocumentaMadrid! e no Festival do Rio 2015.

COMMAND ACTION, de João Paulo Miranda
'Um menino está comprando legumes para sua família numa feira livre, mas de repente algo muda em seu caminho.' O filme foi exibido em seleção oficial na Semaine De La Critique Cannes 2015, o diretor João Paulo Miranda foi este ano laureado com a Menção Honrosa do Público no Festival de Cannes 2016 por 'A Moça Que Dançou Com O Diabo', seu mais recente filme.

ALTER RIO, Miguel Pinheiro
"alter Rio" é um projeto que registra novos lugares, novos cartões postais, novas formas dos cariocas se relacionarem entre si e com a cidade. Do latim, [alter] significa outro, e é um convite para fazer uma viagem através da diversidade e pluralidade da cidade, quase sempre invisível mas nem por isso menos maravilhosa. "alter Rio" é um espelho  e seus vários reflexos. É a geoficção de um Rio que se esconde. É a última fronteira do Rio com ele próprio. Site: www.10pt.org/alterRio

HOMA aka Vivian Caccuri
O EP 'KingSize' é o primeiro projeto musical de artista plástico Vivian Caccuri aka HOMA. 'KingSize' é uma mistura eletrônica de sons rítmicos e muitos ruídos com uma atmosfera dançante, que traz traços do kuduro, dub edubstep. A música de HOMA cria espaços e aparições dentro deles, sonoridades urbanas que não se fixam em uma cidade em específico.

Ficha Técnica
Curadoria e Direção: Miguel Pinheiro e Welket Bungué
Arte e Design: José Manso
Produção gráfica: Guilherme Lopes Moura
Comunicação: Mariana Bezerra
Marketing: Daniela Barbosa
Mestre de Cerimônias: Hector Gomes
Idealização: Rui de Brito/ Shortcutz Network
Produção: Cia. 10pt [despe-te]
Parcerias: Olho da Rua
Fanpage: facebook.com/shortcutz.rj
#shortcutzrj

Serviço
Lançamento Shortcutz Rio de Janeiro. No Espaço Cultural Olho da Rua. Rua Bambina, 6 / Botafogo, Rio de Janeiro. Informações: (21) 3178-6601. Dia 18 de junho (Sábado). Horário: das 18h às 21h. Evento gratuito.

Nenhum comentário: