14.6.16

Guitarrada marca presença nas Olimpíadas 2016

Mestre Vieira recebeu o convite do Comitê Rio 2016 para carregar a Tocha Olímpica, em sua passagem por Belém. O músico agradeceu o convite mas, por estar em tratamento de saúde, não podendo participar da condução, indicou o filho, Wilson Vieira para representá-lo, entrando assim, a guitarrada, na história das Olimpíadas. A corrida da tocha Olímpica, em Belém, será nesta quarta-feira, 15 de junho.
#TochaOlimpica e #Rio2016

O guitarrista paraense de 81 anos é criador do ritmo guitarrada, mas é também um apaixonado por futebol.  Mestre Vieira uniu os filhos na música e no futebol e hoje é presidente de honra do time que fundou há 37 anos, o Atlético Clube Barcarenense.

“Aceito participar, principalmente porque poderei representar meu pai e sua história de vida e importância para a cultura paraense”, disse Wilson. E não só paraense, como brasileira. Em 2008, Mestre Vieira recebeu a medalha de honra ao Mérito da Cultura (vista com Vieira, na foto montagem acima), das mãos do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O filho Wilson Vieira, além de tocar teclado no grupo musical do pai, também é jogador de futebol (meio de campo), ocupando hoje a presidência da Liga Esportiva de Barcarena. Um pouco dessa história é contada no mini doc Passe de Mestre: histórias de música e futebol, produzido para o projeto Sonora Pará, da Rede de Comunicação Cultura.  Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=es20LaXYfo8.

Histórias de família, música e futebol

Joaquim de Lima Vieira nasceu em 1934, em Barcarena, cidade onde ele se criou e vive até hoje, é um ícone da cultura paraense. O músico, autodidata, é considerado um exímio guitarrista, mas iniciou na música tocando banjo, passou depois ao cavaquinho, bandolim e violão, até se apaixonar pela guitarra, ao ver o instrumento numa sessão de cinema, em Belém do Pará.

Em sua discografia, Mestre Vieira traz 13 LPs gravados entre as décadas de 1970 e 1992, além de participação em coletâneas e discos especiais, como os lançados pelo “Mestres da Guitarrada”, projeto musical com ele, Curica e Aldo Sena, com o qual viaja e difunde o ritmo no país.  

Em 2009, o artista lança o primeiro CD independente, “Guitarrada Magnética”. Em 2010, com o projeto Projeto 50 Anos de Guitarrada, tem sua obra registrada e lançada em DVD e documentários, além de ganhar um site oficial www.mestrevieira.com.br. 

Em 2016, a carreira do músico também é tema da série de animação “Os Dinâmicos”, projeto vencedor de edital financiado pela linha PRODAV da Ancine, com exibição prevista para 2017, nas TVs públicas, Comunitárias e Universitárias.

Mais sobre Mestre Vieira

  • www.mestrevieria.com.br
  • https://www.facebook.com/mestrevieirapa
  • http://tvbrasil.ebc.com.br/visceral-brasil-as-veias-abertas-da-musica
  • http://rollingstone.uol.com.br/galeria/70-mestres-da-guitarra-brasileiros/#imagem40
  • http://oglobo.globo.com/cultura/criador-da-guitarrada-mestre-vieira-ganha-documentario-dvd-site-em-sua-homenagem-5526564

Nenhum comentário: