6.12.16

Diálogos: cinema e literatura na Casa das Artes

Cinema e literatura a partir da leitura do romance Lavoura Arcaica e a adaptação cinematográfica realizada por Luiz Fernando Carvalho. 

Estas questões estão no curso “Lavoura Arcaica e outros diálogos entre Cinema e Literatura”. Nos dias 6, 7, 12, 13 e 14/12, das 15h às 19h, na Casa das Artes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no local ou pelo link http://migre.me/vCzWP.  Haverá emissão de certificados.

O curso será ministrado pelo jornalista e mestre em Estudos Literários pela UFPa, José Augusto Pachêco, e tem como objeto de estudo o livro “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, e a obra cinematográfica homônima de Luiz Fernando Carvalho, entre outras adaptações literárias para o cinema. O curso se debruça sobre as análises possíveis no processo de adaptação como recriação da obra. Para tal estudo, a visão teórica de autores como Freud, Bataille, Marcuse e Nietzsche, em seus pontos convergentes, para melhor compreensão dos cortes, acréscimos e transgressões, presentes no estudo da adaptação literária para o cinema. 

O sentido de transcrição (ou releitura) da linguagem literária para a linguagem cinematográfica, remete aos primórdios da sétima arte, com o rito iniciático das ambições imagéticas de D.W. Griffith, sob a influência declarada das construções narrativas de Charles Dickens. E voamos mais longe, para fora do planeta, com o texto de Julio Verne (Da terra à lua) e H. G. Wells (Os primeiros homens na lua), sob o domínio do prestidigitador Georges Méliès no curta-metragem “Viagem à lua”. 

Os ventos modernistas trouxeram Picasso, Beckett, Stravinsky, Joyce, Andrade e outros visionários que imprimiram novos procedimentos do “fazer artístico”, enquanto o cinema, nascido no casamento perfeito entre mãos e técnica, foi lentamente se rendendo à narrativa linear da tradição de contar histórias, salvo as exceções autorais e independentes de tentáculos mercadológicos.

Na crença de que as linguagens não se sobrepõem, mas apontam para novas perspectivas de análise, a oficina tem como meta desvelar significados verbais e não-verbais nesta agonia, nesta tensão entre a palavra e a imagem.

Sobre o ministrante - Augusto Pacheco possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduação Especialização em Imagem & Sociedade - Estudos sobre Cinema-UFPa. É autor da Monografia: “Os Maias. Diálogos entre a linguagem cinematográfica e a teledramaturgia brasileira”. Com Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará, defendeu a dissertação: “Lavoura arcaica - diálogos entre cinema e literatura e outras interfaces”, que será base também neste curso.

Serviço
Curso “Lavoura Arcaica e outros diálogos entre Cinema e Literatura. Dias 6, 7, 12, 13 e 14/12, das 15h às 19h. Taxa: R$ 20.  70 Vagas. Local: auditório da Casa das Artes. Local: auditório da Casa das Artes. Praça Justo Chermont, 236 (ao lado da Basílica de Nazaré). Inscrições: http://migre.me/vCzWP

Nenhum comentário: