13.12.16

Luciana Magno e o BláBláBlá no Café Fotográfico

Em parceria com o Sesc Boulevard, o Café Fotográfico de dezembro recebe a artista visual Luciana Magno para uma noite de conversas sobre o projeto BLABLABLA. Com entrada franca, o encontro acontece na próxima quinta-feira, 15 dezembro, às 19h, no casarão sede da Fotoativa.

O Café Fotográfico recebe mensalmente artistas e pesquisadores para refletir sobre a produção e veiculação da imagem a partir de relatos de experiências e apresentações de pesquisas no campo das artes visuais. Sob coordenação de Irene Almeida, do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Fotoativa, nesta quinta-feira, 15, o papo será sobre o novo projeto da fotógrafa e artista visual Luciana Magno.

Ela fala sobre o projeto BLA – Brasil Libertário Anárquico – um partido metafórico tão transparente que nāo existe. É formado de proposições que giram em torno do questionamento dos discursos em várias escalas, principalmente do discurso político, do mundo cor-de-rosa da propaganda eleitoral versus a realidade. É também a busca de ações autônomas, de outras formas de possibilidade de re(existência) e compartilhamentos.

Graduada em artes visuais e tecnologia da imagem pela Universidade da Amazônia, Belém, e mestre em artes pela Universidade Federal do Pará, na mesma cidade, trabalha com performance, frequentemente direcionada para fotografia e vídeo, objeto e website.

Corpo, fotografia e Amazônia 

A pesquisa da artista é focada no corpo e em ações performáticas, que abordam questões políticas, sociais e antropológicas, relacionadas ao impacto do desenvolvimento da região amazônica. 

A integração do corpo à paisagem e ao entorno é um elemento determinante e recorrente em suas obras, que já foram exibidas no Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza (2014); no Arte Pará, Museu de Arte do Estado do Pará, Belém (2014), onde foi artista premiada; no Museu de Arte do Rio de Janeiro (2013).  

A artista tem obras no acervo do Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu da Universidade Federal do Pará, Fundação Romulo Maiorana e Associação Cultural VideoBrasil. Vive e trabalha entre Belém e Fortaleza.

Foi ganhadora da 10ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais com o projeto Telefone Sem Fio, que cruzou o país do Oiapoque ao Chuí por rodovias e hidrovias, a partir do qual se constituiu um arquivo de vídeo e áudio acerca da diversidade cultural, histórica e geográfica do Brasil. 

Serviço
Café Fotográfico com Luciana Magno - BLABLABLA. Nesta quinta, 15 dezembro, às 19h, na Fotoativa - Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém. Entrada franca. 

Nenhum comentário: