5.12.16

Ouro de Mina - um show para homenagear Papete

"Ouro de Mina – Um sonho musical possível - Um  show para Papete". É assim que o projeto Ouro de Mina passou a ser chamado após a partida do músico Papete, em maio deste ano. Além da composição original com Erasmo Dibell e Murillo Rego, o show conta com as participações especiais de Carlos Pial, Rui Mário e Marquinho Carcará. A apresentação, em Belém, será nesta sexta-feira, 9, a partir das 21h, no Fiteiro. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

O Projeto Ouro de Mina  nasceu com o objetivo de realizar um show musical inusitado, com repertório marcante, performances diferenciadas.

Incluiu intervenções literárias e mais que tudo a vontade suprema em fazer com que a platéia pudesse sentir toda a essência da musica apresentada, com ênfase à magia, aos mistérios, às lendas e à paixão que sempre permearam a música brasileira, muito embora algo inerente à música universal também pudesse ser alvo de outras performances, sempre dentro da escolha feita com a máxima exigência quanto à estética e à qualidade relacionadas à musica brasileira.

A ideia do projeto contempla o conceito da forma de executar música de qualidade, com ênfase para a formação de seus componentes, que desde a infância convivem com a ancestralidade cultural de sua terra, onde as lendas, mistérios, danças, ritmos e cânticos se mesclam em sintonia com a herança ali deixada pelos negros africanos da etnia Gêge. São esses negros que legaram ao Maranhão uma das mais belas culturas étnico-religioso-culturais, a Mina Gêge, resultante de uma maciça influência que os escravos processaram junto à população local.

As primeiras apresentações foram realizadas em 2013, pelo programa Caixa Cultural para ocupação de seus espaços, com absoluto sucesso e demonstrações de alegria, surpresa positiva e espanto por parte do público presente, que não imaginava poder assistir algo com aquele conteúdo e qualidades inquestionáveis. 

Na época, o músico Papete integrava o projeto, mas faleceu em maio deste ano, transformando de forma categórica a intenção inicial do projeto, dando um sentido de celebração à memória deste músico que foi de suma importância para o cenário artístico musical do País. José de Ribamar Viana, conhecido como Papete, nasceu na cidade de Bacabal, no Maranhão no dia 8 de novembro de 1947. 

Foi cantor, compositor e um importante percussionista brasileiro trabalhou como produtor, pesquisador e arranjador. Foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux na Suíça nos anos de 1982, 1984 e 1987. 

Acompanhou o músico italiano Angelo Branduardi na década de 80, se apresentou com o saxofonista japonês Sadão Watanabe, com Toquinho e Vinicius, e posteriormente com Toquinho, por treze anos fazendo com este mais de mil apresentações em mais de vinte países.

Trabalhou com os maiores artistas da MPB, como Paulinho da Viola, Miúcha, Rosinha de Valença, Paulinho Nogueira, Marília Medalha, Chico Buarque, Sá e Guarabira, Almir Sater, Rita Lee, Diana Pequeno, Renato Teixeira, Martinho da Vila, entre outros. 

Serviço
"Ouro de Mina  - Um Sonho Musical Posível - Um Sghow para Papete". Dia 09 de dezembro, às 21h, no Fiteiro Bar Av. Visconde de Souza Franco, às 21h. Entrada é 1kg de alimento não perecível. Patrocínio das Centrais Elétricas do Maranhão, Governo Estadual do Maranhão e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário: