14.12.16

Fotografia e Performance encerra o ano do Reator

Foto: Dudu Lobato
“Insulada: O Ato de se Transformar em Ilha", projeto contemplado pelo Prêmio de Experimentação, Pesquisa e  Difusão Artística da Fundação Cultural do Estado do Pará - SEIVA 2016. A instalação fotográfica e performática sensorial poderá ser vista neste final de semana, de 15 a 17 de dezembro, das 19h às 22h, encerando a programação anual do Estúdio Reator.

O processo criativo dos performeres Pedro Olaia e Rosilene Cordeiro e do fotógrafo Dudu Lobato teve inicio nas ilhas insulares à frente de Belém, quando visitaram Cotijuba, Combu e Ilha das Onças. Foi nestas regiões que se desenvolveram os trabalhos artísticos definidos como fotoperformances. 

Dudu Lobato, que fotografa performances, configurou a câmera para as melhores possibilidades de captura da efemeridade das ações que acontecem no espaço-tempo em que Rosilene e Pedro estão imersos, tendo como indutores as encantarias da Amazônia e as proteções ambientais, contadas através da oralidade dos antepassados e experienciadas, ainda hoje, por muitos que estão mais próximos do que não vemos, e que os cientistas denominam como matéria escura.

"Todos nós que habitamos esta região de grande mata e rios conhecemos muitas histórias de cobras grandes, curupiras, matintas, iaras, entre outros seres de luz. 

Insulada é um trabalho que busca aproximar-se deste universo e, através da fotografia, traduzir o que foi sentido fisicamente no corpo destes artistas preocupados com a nossa essência natural que nos faz únicos e ao mesmo tempo uno na mesma energia moldados da mesma matéria complementos dos outros seres rios matas terras e céus", diz Pedro Olaia. 

Espaço configurado para mergulhar no projeto

Os três ambientes do estúdio (hall de entrada, teatro e terraço) estão ambientados de forma que o público sinta-se mergulhado em um espaço-tempo que remete às vivências dos artistas nas suas experimentações performáticas nas ilhas.

No hall de entrada estão expostas as fotografias impressas em papel e um video-registro descrevendo o processo criativo. Dentro do teatro, a exposição das fotografias impressas em tecido ambientadas sonora e visualmente remete aos espaços e experiências vividas pelos performers e fotógrafo. 

No terraço, dá para se acomodar, escutar uma música ambiente e degustar sabores que remetam ao processo criativo. É também lugar para conversar sobre as construções coletivas, o fazer artístico na Amazônia, as vivências, viagens de barco, fotografias na lama, esforços corpóreos, distanciamentos e estreitamentos com o nativo e antepassados, causos e mistérios dos rios e das matas, vivenciados durante o trabalho. 

Ficha Técnica
Performances: Pedro Olaia e Rosilene Cordeiro
Fotografias: Dudu Lubato
Câmera: Alesson Barros
Edição de Vídeos: Pedro Olaia e Nando Lima
Ambiente e Iluminação: Nando Lima
Produção: Pedro Olaia e Nando Lima

Serviço
Estúdio Reator. Tv. 14 de Abril, 1053, próximo à Av. Gov. José Malcher (em frente ao estacionamento do Yamada Plaza). Entrada franca.

(Holofote Virtual com informações do Reator)

Nenhum comentário: