28.11.17

Circular comemora 4 anos e lança documentário

Ao longo de quatro anos, o projeto Circular Campina Cidade Velha ganhou visibilidade e reconhecimento da população, vem conquistando um olhar mais sensível de alguns setores do poder público e se projetando nacionalmente com reportagens e participação em seminários, palestras e mesas que trazem como temas o patrimônio, a cultura e o turismo criativo. Sim, há motivos para comemorar. O projeto chega a sua 20ª edição neste próximo domingo, 3 de dezembro e hoje lança, às 18h30, no Cine Olympia, o documentário “Experiência Circular - Encontros e Afetos no Centro Histórico de Belém”.

O Circular Campina Cidade Velha iniciou como um projeto piloto, em dezembro de 2013.  Kamara Kó Galeria, Atelier do Porto, Galeria Gotazkaen, Elf Galeria, Espaço Oficina Assim e a Associação Fotoativa abriram suas portas promovendo e estimulando a primeira circulação de público, num circuito de arte. 

Foram três finais de semana seguidos no mês de dezembro, pois inicialmente ainda não se tinha o formato de dois em dois meses, o que surgiu quando estes gestores que também circularam, olharam no entorno e perceberam que para além de galerias e espaços de arte, o Centro Histórico de Belém estava repleto de pequenos restaurantes, bares, coletivos artísticos e residências ateliers, entre outras modalidades culturais de ocupação. 

A ideia ampliou e se tornou um projeto com captação via Lei Rouanet e, já em 2014, surgiu do jeito que o conhecemos hoje, com uma equipe gestora, produção de produtos sustentáveis e investimentos em oficinas, revista e ações dentro da circulação. 

No próximo domingo, 3 de dezembro, chegamos a sua 20ª edição, reunindo mais de 40 espaços parceiros, situados nos bairros de referência histórica da cidade, e que por meio de ações e investimentos próprios, trazem, anualmente ao centro histórico de Belém, cerca de 22 mil pessoas.

Campina, Reduto e Cidade Velha. Os bairros que guardam nossa memória, nossa história e se mantém vivo pela ocupação feita pelas pessoas, precisam de maior infra estrutura, é visível o nível de abandono. Há ruas e calçadas em ruínas, e segurança duvidosa, pois segurança pública não se media apenas pela ação da polícia. Então ainda falta muito para chegarmos ao centro histórico que queremos, enquanto cidadãos que fazem sua parte e contribuem com o poder público, mas há esperança. E é isso que vai mostrar o documentário “Experiência Circular - Encontros e Afetos no Centro Histórico de Belém”.

Um recorte de quase 20 edições que respiraram afeto

Realizado pelo Circular Campina Cidade Velha em parceria com a Macieira Filmes, com direção de Mário Costa, o doc faz um recorte das circulações domingueiras do projeto e de suas dimensões de afeto, pertencimento, patrimônio e empreendedorismo econômico, social, criativo e turístico pulsantes nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. 

O filme resulta dos registros captados ao longo de várias edições a partir do final de 2015, e nas coberturas de edições em 2016 e 2017, complementados com imagens e entrevistas cedidas pela TV Cultura do Pará e Aruana Filmes, também parceiros do Circular. 

“Esse documentário é como se fosse uma prestação de contas do que tem sido realizado no decorrer desse tempo. Às vésperas de mais uma edição, essa é mais uma forma que temos para celebrar nossas parcerias e também dizer mais uma vez que o centro histórico precisa e deve ser olhado com carinho, ganhar mais infraestrutura para que melhor possamos circular e gerar renda, economia criativa e cultura, numa área tão bonita e representativa da cidade”, diz Makiko Akao, coordenadora do Circular.

A força do coletivo e do talento de muitos

A soma de esforços e alegrias, desejos e reflexões sobre os potenciais do centro histórico de Belém, que é a essência do Circular, é reforçada no documentário pelos depoimentos de fazedores de cultura, gestores de espaços culturais parceiros, empreendedores criativos, moradores e turistas, que participam dos domingos de circulação.

São importantes todas as colaborações, pois somos uma soma. O público que prestigia as circulações não só aos domingos, e que tem compreendido a mensagem de ocupação dos espaços públicos e de preservação do patrimônio histórico e cultural dos bairros Reduto, Campina e Cidade Velha, sendo uma iniciativa de estímulo à cultura e economia criativa no centro histórico, o empresariado que ainda está um tanto adormecido, mas que vem, como o próprio poder público, aos poucos, compreendendo que precisa estar junto para promover real cidadania. Um tripé! É essa união pela cidade e pelas pessoas que dá sentido a tudo isso.

O documentário que será lançado hoje no Cinema Olympia traz um pequeno recorte desses quatro anos de amor e dedicação. Estava previsto ainda o lançamento da terceira edição da Revista Circular em formato físico, com apoio recebido do Sistema Fiepa, mas  foi adiado por problemas técnicos que não permitiram que  a mesma fosse entregue em tempo hábil, mas uma nova data já está sendo articulada.

A revista é mais uma voz ativa do centro histórico de Belém e de todos que fazem desta área um território artístico, cultural, turístico e econômico em potencial. Quem quiser ler a Revista, é só acessar em plataforma digital no https://issuu.com/projetocircular/, seu formato original e onde também estão mais duas edições lançadas em 2016.

Uma realização coletiva, mediada pela Kamara Kó Fotografia e Ministério da Cultura, com apoio da Lei Rouanet, o Circular teve patrocínio do Banco da Amazônia, da 6ª a 19ª edição, via Governo Federal.

Há ainda colaboração de Milton Kanashiro, Esther Benchimol, Tatiana Sá, Jorane Castro e Elna Trindade, por meio de Doação de Pessoa Física da Lei Rouanet. E copatrocínio da Cultura – Rede de Comunicação, e apoio institucional do Iphan, Setur - Secretaria de Turismo do Estado do Pará, Imprensa Oficial do Estado – IOE-PA e UFPA, por meio das Faculdades de Turismo e Geografia e NAEA.

O Circular
Revista Circular - https://issuu.com/projetocircular/docs/revista_circular_2
Facebook: ocircular /
Instagram: @circularcampinacidadevelha
Twitter: @circularbelem
Aplicativo: Circular Mobile no Googleplay
E-mail: circular.comunica@gmail.com 

Serviço
Lançamento do documentário “Experiência Circular”. Na terça-feira, 28 de novembro, no Cine Olympia, às 18h30, com entrada gratuita. Livre. Apoio: Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Fumbel e Rede de Parceiros Circular.

Nenhum comentário: