8.11.17

Na Casa do Artista abre programação pro trimestre

Beijús prontos para a performance
Gritos. Uni-vos! uni-vos! Um grupo de pessoas correndo, algumas delas trazendo nas mãos beijus enrolados, tendo a palavra uni-vos inscrita, se aproximaram do Foto Sima, espaço de serviços fotográficos histórico de Icoaraci. A performance não contou com Lúcia Gomes, que precisou se ausentar de última hora, mas mesmo sem a presença da artista, a programação do espaço Na Casa do Artista, residência cultural de Werne Souza e Auda Piani, foi aberta sob as bençãos da lua e se estenderá pelos meses de dezembro e janeiro. 

Os preparativos para a abertura da programação trimestral Na Casa do Artista começaram cedo. Sinval Santos, artista plástico, músico, poeta e professor, acompanhou a montagem de sua exposição “Sobre Vôos” e trabalhou pessoalmente na confecção dos bastões de beijú, que seriam levados para o bairro do Paracuri de onde saiu o cortejo, às 16h, de um outro espaço cultural, o ateliê galeria Sacolagem, do artista plástico Faeli Moraes.

Por volta das 17hs, a corrida se desdobrou pela Av. Soledade passando pelas olarias e ateliers da cerâmica marajoara, cultura de tradição local, até chegar ao Foto Sima, a primeira parada do grupo. O espaço inaugurado em 1968 faz parte da história de Icoaraci. Instaurado num complexo de casas, reabriu uma pequena galeria, com fotografias de Lúcia Gomes. 

A fotógrafa Simone Machado, curadora da galeria, pretende realizar bate papos com fotógrafos e outros artistas, no espaço. O primeiro deve ser com a própria Lúcia Gomes, no dia 18 de novembro (à confirmar). “Vou realizar uma oficina com estudantes da escola Avertano Rocha e pretendo encerrar com esse bate papo”, diz a também professora.

Música, poesia, vivência e exposições

Auda Piani, no bistrô da casa
Sob a Lua Cheia e no sopro de uma brisa muito agradável, vinda da orla, o grupo chegou Na Casa do Artista, por volta das 19hs. O público foi convidado a conhecer o espaço e se espalhar pelos vários ambientes, até que foi chamado à uma primeira ação no quintal. 

Auda Piani realizou a vivência “Celebremos o Fogo, não as cinzas”, em que ela aborda as tradições da cultura alimentar, tradições repassadas pela oralidade e difundidas pelas gerações que vão também incluindo suas maneiras de preparo e futuros repasses de conhecimento aos mais jovens.

Auda Piani é pesquisadora, contadora de histórias e produtora cultural. Para ela, criar um momento de interação artística entre espaços, produções e criação diferenciados por fases e concepções, afirma o papel fomentador do espaço Na Casa do Artista em Icoaraci, um lugar que se destaca em Beĺém por fôlego e persistência criativa sempre oxigenado pelos que acreditam nesse lado forte poético da vida. Foi assim mesmo nesta reabertura, contou com música e representantes locais da cultura de Icoaraci.

Sarau
O poeta Jorge André, que realiza o Sarau Multicultural, realizado no Mercado de São Braz estava lá, declamou poesias e cantou. 

Avisou também que neste sábado, 11, estará coordenando uma série de ações da programação Virada Cultural, quando os espaços do Mercado de São Braz serão ocupados com arte e cultura. Anote logo esta. Também estavam presentes o poeta cordelista Apolo Barros, natural de Recife (PE), que reside em Outeiro, além de outros ativistas da cultura popular de Icoaraci.

Laços estreitados, conexões, o imediato e eterno momento da arte. Uni-Vos. Ainda sinto o vento na cara e a luminosidade daquela tarde de sol, que virou noite enluarada, em Icoaraci. O lugar que inspira e a performance de Lúcia Gomes simbolizou os princípios que norteiam o movimento cultural que pretende estimular o público, artistas, colecionadores de arte e todos os que também enxergam obras de arte como investimento na alma.


Quarto do Convidado e Acervo Na Casa do Artista

O espaço cultural Na Casa do Artista vem realizando programações culturais com mostras da produção de Werne Souza, mas a partir deste último sábado, também estreou o Quarto do Convidado, aberto a receber trabalhos de outros artistas.

“Conheço e frequento a Casa do Artista desde 2015, participando das programações hora como público e outras vezes, enquanto atração, e logo passei não só a admirar o casal Werne de Souza e Auda Piani, pela iniciativa em incentivar a cultura no bairro e a militância política e cultural, mas também pela beleza e propósito do espaço. E assim, não é só uma grande felicidade estar inaugurando o ‘Quarto do convidado’, mas como o estar inaugurando com minha primeira individual”, diz Sinval Santos. 

O artista já expõe no circuito artístico desde os anos 1980, já tendo participado de mais de 40 exposições coletivas, mas ainda não havia feito uma exposição individual. A exposição “Sobre Vôos” traz curadoria de Werne Souza, que trabalhou tanto a seleção dos trabalhos, quanto na montagem.

"Sobre Vôos"
Na Casa também podem ser vistas obras de Werne, um acervo formado por pinturas sobre telas e papel, desenhos, gravuras, aquarelas, objetos e instalações. Além dessa produção, há ainda móveis produzidos a partir de objetos descartados pelas pessoas, que são reutilizados para confecção.

“Não é sempre que produzo especificamente para uma exposição Na Casa do Artista, onde já há uma diversidade de técnicas em fases diferentes de minha produção. Portanto as minhas exposições são, na maioria das vezes, de acervo. Agora em dezembro pretendo produzir especialmente e expor especialmente para o evento, que são as ‘Operárias’", já avisa o artista.

Saiba mais o que vem por aí 

A programação ainda está sendo finalizada, mas já estão confirmados para novembro, no dia 23, um show com a cantora francesa Elsa Scapicchi, amiga da cantora Nazaré Pereira que também é cria de Icoaraci, radicada na França, e o lançamento do livro "Amazônia Cultura e Cena Política no Brasil", com capa de Werne Souza.

Em dezembro, de 1º a 03 será realizado um workshop sobre cerâmica e lançamento de nova série de operárias (esculturas) de Werne Souza. E em janeiro, no dia do aniversário de Belém, 12, será aberta uma nova exposição no Quarto do Convidado, com obras de Faeli Moraes.

No dia 9 de dezembro, já está confirmado o show  “Sem Chumbo nos Pés” do músico paraibano  Naldinho Freire. E em janeiro, de 19 a 21 de janeiro, o público vai poder assistir a contação de história tendo como convidada especial Ymaraz  Almeida, do Rio de Janeiro, uma especialista em arte e outros ‘causos’. Em breve darei mais detalhes em outras postagens por aqui!

Anote também o horário de funcionamento dos três espaços culturais envolvidos na abertura da programação trimestral, e que permanecem com suas exposições montadas neste mês de novembro. Na Casa do Artista, a visitação das exposições rola nos sábados e domingos, das 10hs as 18hs. No Espaço Sacolagem, as visitas devem ser agendadas com Faeli Moares, pelo celular: 91 98194-3725. E na Galeria do Foto Sima, a exposição com fotografias de Lúcia Gomes irá até 18 de novembro, com visitação sempre de segunda a sexta, das  09hs às 12hs e das 15hs as 17hs.

Endereços: O Espaço Sacolagem fica na Rua Soledade, entre a Dois de Dezembro (7ª rua) e a Oito de Maio, bem na esquina da Alameda São Pedro, no Bairro do Paracuri 1. A galeria Foto Sima fica na Rua Padre Júlio Maria (3ª rua), nº753. O Espaço Na Casa do Artista fica também na Rua Júlio Maria, n. 67, próximo à orla. Outras informações sobre a programação: 91 98891.3224. 


Nenhum comentário: