14.11.17

Ney Ferraz Paiva mostra suas colagens poéticas

O poeta e artista visual Ney Ferraz Paiva é o artista convidado da programação de novembro da mini-galeria da Casa do Fauno. Ney Paiva apresenta suas colagens na exposição “Numa gaiola com pombos como Magritte”, com intercessões entre René Magritte, Haroldo Maranhão e Max Martins. Nesta sexta (17), às 19h. A entrada é franca.

Impressas em papel fotográfico e papel fosco, as colagens mostram conexões de fragmentação, resistência e permanência que ora aproximam ora afastam os universos poéticos dos artistas que inspiram a exposição. “Além de outras imagens de temas variados feitas por mim em diferentes períodos”, acrescenta Paiva.

Como parte integrante da exposição será feito um varal com imagens do pintor René Magritte e de colagens de Ney Ferraz, procurando um efeito de teia, ninho ou de pombos suspensos. “Incidindo na ideia recorrente da ilusão que a gaiola de Magritte almeja”, comenta o artista.

Também será exibido um vídeo, sem áudio, expondo as principais obras de Magritte, pintor nascido na Bélgica e um dos expoentes do surrealismo; suas obras quebram os limites entre a realidade e a ficção, mostrando um mundo onírico que repudia o convencional. 

A arte desse ícone do movimento surrealista é marcada pelo tema da liberdade, representada pelas várias versões da tela “O Terapeuta”, onde o personagem está sentado com uma bengala e uma bolsa. Na tela, esse indivíduo não tem face, está envolto por uma capa de tecido, e usa chapéu de palha. 

Abaixo da capa existe uma gaiola, com dois passarinhos, um dentro, e outro do lado de fora. Uma das possíveis interpretações da imagem é a metáfora da liberdade da mente, simbolizada pelos pássaros. Ao mesmo tempo essa liberdade é engaiolada em uma alusão ao embate que vivemos com as diferentes formas de aprisionamento da vida em sociedade.

Serviço
Exposição “Numa gaiola com pombos com Magritte”, colagens de Ney Ferraz Paiva. Neste sábado, 17, às 19h, na Casa do Fauno (Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin Constant e Rui Barbosa). Informações: 99808-2322.

Nenhum comentário: