23.11.17

Três contos e um espetáculo no Casarão do Boneco

Casarão do Boneco mantém tradição e apresenta neste sábado, 25, mais uma edição do Amostra Aí, uma programação para crianças e adultos curtirem juntos. Vai ter apresentação de três contações de histórias e um espetáculo do grupo da Escola Municipal Rotary. A entrada é Pague Quanto Puder e você ainda tem acesso à lojinha de produtos culturais paraenses e comidinhas saudáveis.

A programação acontece mensalmente no Casarão do Boneco, sempre no último sábado de cada mês, oportunizando diferentes artistas de apresentarem e o público de prestigiar tanto integrantes do coletivo quanto parceiros que colaboram com essa ação. Nesta edição estão “A história da grande Mestra Yama” (Cia. Sorteio de Contos), “O apartamento da mangueira” (Paulo R. Nascimento), “O círculo do destino” (Dirigível Coletivo de Teatro) e o Espetáculo A fuga (Grupo de Teatro Alerquinas e Coringas da Escola Rotary).
  
A História da grande mestra Yama pertence à trilogia de espetáculos da Cia Sorteio de Contos, habitante do casarão, que em breve estreará um novo espetáculo, o Baralho Oriental, aguardem. A apresentação deste sábado surge a partir da pesquisa de histórias das regiões dos imigrantes orientais que aportaram no Estado do Pará. Foram escolhidos três países: Arábia Saudita, Japão e Líbano e seus contos populares. A direção é de Paulo Ricardo Nascimento, cenário de Maurício Franco, Iluminação de Thiago Ferradaes, Figurino Nanan Falcão.

O círculo do destino é uma contação de história de dois “buscadores da verdade” que encontram os ensinamentos na bela história encantada da ave Garuda e um lindo passarinho em uma grande aventura para fugir do Deus da morte. Uma de livre adaptação de um texto do livro O círculo do destino, contada por Ana Marceliano e Armando de Mendonça, atores integrante do Dirigível Coletivo de Teatro, sob direção de Paulo Ricardo Nascimento.

O espetáculo “A Fuga”, do Grupo de Teatro Alerquinas e Coringas da Escola Rotary, com direção do ator e professor Arthur Ribeiro, tem sua pré-estreia no Casarão do Boneco. Construída a partir de texto da dramaturga e diretora carioca Maria Clara Machado, o espetáculo foi levado para o grupo como sugestão de uma das atrizes, Thais Braga, de 13 anos, que o encontrou num livro didático perdido em sua casa, o texto.

“A Fuga” conta a história de dez meninos e meninas que, na expectativa de que sejam atendidas diversas queixas suas a respeito das mães e pais, fogem de casa e instalam-se em um casarão abandonado. Porém, a falta de planejamento, o medo, o cansaço e doenças vão progressivamente abalando os planos do grupo.

O texto original é um pequeno esquete criado para os alunos d'O Tablado, escola de teatro fundada por Maria Clara em 1951. A montagem do grupo Arlequinas e Coringas da Escola Rotary reproduz o início do texto original e ousa a modificar os nós e o desfecho da trama. Foram inseridos novos conflitos e aprofundando a tensão dramática da obra. A dinâmica da vida infantil que ecoa no enredo criado por Maria Clara Machado se transforma em uma história com mais nuances, que retrata de forma realista e crítica os fatos vivenciados pelos adolescentes e jovens.

Estão presentes, desde os conflitos interpessoais e de autoridade, os relacionamentos amorosos e até a violência urbana e contra a mulher. O resultado é uma trama com a marca própria do grupo, que, sem cair em argumentos moralistas, permite a reflexão sobre o crescimento, a busca tateante pela maturidade e os acertos e desacertos entre pais e filhos.

A direção e dramaturgia é de Arthur Ribeiro, cenografia e luz de Wallace Horst, assessoria de comunicação de Dani Franco, elenco formado por Aldo Marlison, Andrew Lobo, Beatriz Moreira, Elder Barros, Gabrielly Lorrany, Joel Souza, Kamilly Pantoja, Nathalya Oliveira, Thais Braga e Wendel Moraes, alunos da Escola Municipal Rotary, no bairro da Condor, em Belém.

O Casarão do Boneco

O Casarão do Boneco, espaço cultural autogestionado, busca valorizar o teatro como linguagem que produz e atua na cidade de Belém, com espaço para grupos, oficinas e se mantendo através de projetos como o “Amostra Aí”, acessível com a política Pague o Quanto Puder.


Serviço
Casarão do Boneco abre neste sábado, 25, às 19h, com as contações de histórias: A história da grande Mestra Yama (Cia. Sorteio de Contos); O apartamento da mangueira (Paulo R. Nascimento) e O círculo do destino (Dirigível Coletivo de Teatro). A programação encerra com o espetáculo “A Fuga”, do Grupo de Teatro Alerquinas e Coringas da Escola Rotary. Pague o quanto puder. Av. 16 de Novembro - 815, entre Veiga Cabral e Praça Amazonas). Contatos: 989498021/ (91)32418981/ salvecasarao@inbust.com.br/

Nenhum comentário: