16.11.17

Mostra traz imagens feitas com câmeras de sucata

O resultado de dois anos de produção e pesquisa compõe a exposição “Recódigo - Paisagem Hackeada”, de Ítalo Brito, que abre nesta quinta-feira (16), às 19h, na Associação Fotoativa, em Belém.

Produzir fotografias a partir de tecnologias obsoletas e sucatas foi o curioso desafio traçado pelo artista Italo Brito em sua busca por explorar os limites da imagem técnica. Num híbrido entre o analógico e o digital, o artista paraense montou aparelhos “na gambiarra”, unindo pedaços de diversas máquinas, e viu surgir imagens que revelam os ruídos dessas novas possibilidades da fotografia. 

São mais de 20 obras entre fotografia em papel algodão, projeção de vídeo, imagens em acetato, lambe-lambe e em tablets. “A exposição tem caráter experimental, então a proposta é incluir mais obras ao longo da mostra”, diz Italo. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Produção e Difusão Artística da Fundação Cultural do Estado do Pará/2017.

Arte de sucata

A pesquisa teve como base processual a desconstrução e criação de dispositivos produtores de imagens, utilizando câmeras fotográficas analógicas e digitais, smartphones, scanners, aparelhos e componentes eletrônicos, que haviam sido descartados ou estavam à venda.

“Combinei pinhole com um módulo eletrônico, uma câmera analógica destruída e remontada com partes de scanner. Daí, surgiram hibridações, na ‘gambiarra’ feita a partir de objetos que eu garimpei em feiras de São Paulo. Construí esses ‘novos’ aparelhos em casa ou no laboratório de pesquisa”, conta.

Italo passou os últimos anos em São Paulo dedicando-se a estudos no campo das artes visuais. Em 2016 foi selecionado para 15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos e participou da 3ª Mostra Senac da Pós-graduação do Senac. Em 2015, integrou a exposição coletiva do Festival de Fotografia do Sertão.  Este ano, ele volta para Belém e reúne os conceitos e técnicas explorados neste percurso.

As imagens produzidas durante a pesquisa trazem em sua visualidade as mutações, falhas e ruídos provocados pela transposição de suportes e a subversão dos aparelhos. Muitas assimilações e contágios foram provocados pelo cruzamento entre os diferentes aparatos e tecnologias. “Esta fusão, quase sempre precária, dos aparatos, contribuiu para potencialização de uma poética do acaso e suas errâncias, lugar onde pude assumir uma abordagem crítica sobre a produção das imagens técnicas e seus modelos industriais”, comenta o artista.

Serviço
Abertura da exposição “Recódigo - Paisagem Hackeada”, de Italo Brito, nesta quinta-feira, 16, às 19h, na Associação Fotoativa, localizada na Praça das Mercês, bairro da Campina, em Belém. A mostra segue em cartaz ate dia 21 de dezembro. Entrada franca. Para visita guiada e conversas sobre a exposição com o artista, agendar no número (91) 98872-8202.

Nenhum comentário: