3.8.18

Um papo sobre o saber ceramista como patrimônio

Cerâmica utilitária da Olaria do Espanhol
Foto: Acervo/blog
O projeto “Lamugem: Memórias Vividas na Palma da Mão” realiza, neste sábado, 4 de agosto, a partir das 10h, na Olaria do Espanhol, em Icoaraci, sua segunda roda de conversa, cujo tema “Saber Ceramista como Patrimônio” será conduzido pela pesquisadora e turismóloga, também produtora cultural, Auda Piani, além de mestres ceramistas convidados e o público interessado. A entrada é gratuita - Rua Sta. Isabel n° 2010 (entre Andradas e Soledade), Bairro: Paracuri.

A Olaria do Espanhol é especializada na cerâmica utilitária. Instalada desde 1903 no Polo Ceramista do Paracuri, em Icoaraci, vem promovendo a vivência com os costumes e tradições desta cultura ceramista. É Nesse ambiente que o projeto Lamugem vem desenvolvendo suas atividades desde o mês de julho. Tratar o saber ceramista, como patrimônio é mais uma ação importante para contextualizar a cultura icoraciense e buscar alternativas a sua sobrevivência e desenvolvimento.

O tema traz para o centro de discussão a necessidade de uma política de salvaguarda e preservação desses saberes, mas que atenda as necessidades dos mestres, oleiros e artistas da cerâmica, principais responsáveis em manter essa tradição viva. Pesquisadora do assunto, Auda Piani compartilhará com o público o resultado de suas investigações sobre o assunto que foi também tema de sua especialização e mestrado.

“Há quatro categorias dentro da preservação do patrimônio imaterial, uma delas é ‘saberes’, que escolhi pra escrever sobre os saberes dos ceramistas. Dentro dessa perspectiva de patrimônio imaterial, no entanto, quando eu comecei a fazer a pesquisa, eu percebi que tinha tanta coisa sobre o saber, que eu resolvi fazer uma espécie de etnografia, e isso me mostrou todos os processo que eu não conhecia em relação a produção ceramista, menos a questão do grafismo, que eu não aprofundei muito”, comenta.

Além de Auda, é aguardada a presença dos mestres na roda, proporcionando um entendimento mais completo, a partir da visão da academia e da vivência prática, abrindo a possibilidade de maior aproximação das pessoas com uma cultura que precisa desse olhar mais sensível e de ações transformadoras. Não se trata apenas de um braço de produção para o desenvolvimento da economia local de Icoaraci, enquanto pólo turístico, mas também de tradição, ancestralidade e identidade cultural.

Milene Guedes e Val Genú, as idealizadoras do projeto Lamugem, sabem disso. Não à toa, elas percorreram, nos últimos dias, várias olarias, onde ainda estão, na ativa, alguns dos mestres mais antigos de Icoaraci, fazendo o convite para suas participações. Seu Rosemiro Pereira, que tem 72 anos já disse que estará presente. Ele tem nove filhos e todos eles aprenderam com ele o oficio de oleiro, embora hoje, apenas dois deles o acompanhem na cerâmica.  Outro mestre é José Maria, de 82 anos, que chegou a trabalhar com o avô de Ciro Croelhas, mestre da quarta geração da família que introduziu o uso de torno na cultura ceramista de Icoaraci e quem vem mantendo a tradição na Olaria do Espanhol.

O design como valorização da cerâmica

Milene Guedes é designer de interiores e mora em Icoaraci. Val Genú é artesã e há um ano frequenta a Olaria do Espanhol, onde desenvolve suas coleções da marca Art Genuína. Foi da vivência delas com as olarias e o interesse pela cerâmica e seus ambientes que surgiu o projeto Lamugem, contemplado pelo Programa Seiva, da Fundação Cultural do Pará.

“Acreditamos no design criativo, aliando ferramentas que visem a socialização das narrativas e saberes da produção ceramista, e esperamos que com as ações do Lamugem possamos fortalecer esse saber tradicional, trazendo a reflexão desse público em conservar e preservar hábitos, costumes e tradições da cultura ceramista de Icoaraci”, diz Milene.

O projeto, que abriu no dia 14 de julho, falando sobre “Cultura e Meio ambiente, o homem se transforma ao transformar natureza em arte”, com Walciclea Cruz, discute agora patrimônio e saber, com Auda, mas segue na semana que vem, dia 11, com uma vivência com Ciro Croelhas, que compartilhará com os participantes saberes e práticas de seu trabalho como mestre da cerâmica. No dia 18, mais uma roda de conversa, com Viviana Fonseca, sobre “A Valorização Cultural e os flexos projectuais do design paraense”. O projeto vai encera dia 26 de agosto com uma exposição.

PROGAMAÇÃO

RODA DE CONVERSA
18/08 - A valorização cultural e os flexos projectuais do design paraenses. Viviana Fonseca. Hora: 10h.

OFICINAS
11/08 - Vivência e os processos da produção ceramista - Ciro Croelhas – Hora: 14h às 18h.

EXPOSIÇÃO
26/08 – Mostra "Lamugem, memórias vividas na palma da mão" – Hora: 10h30

Serviço
Olaria do Espanhol - Rua Sta. Isabel n° 2010 (entre Andradas e Soledade), Bairro: Paracuri – Icoaraci – Belém - PA. Informações: 98859.0203 e 98932.8636.

Nenhum comentário: