Natural de Cametá, região do Baixo Tocantins (PA), Mestre Cupijó ganha documentário dirigido por Jorane Castro, sobrinha do artista. Com patrocínio do Programa Petrobras Cultural e apoio da TV Cultura do Pará, o filme “Mestre Cupijó e seu ritmo” será lançado nesta quarta-feira, 24 de abril, às 19h, no Cine Olympia, em Belém. A entrada é gratuita. Em seguida, às 22h, o “Baile do Mestre Cupijó” será apresentado no Espaço Cultural Apoena.
Após o falecimento do tio, Joaquim Maria Dias de Castro, em 2012, Jorane conversou com a família sobre o desejo de realizar o documentário, mostrando também a história da banda “Azes do Ritmo”, que ainda tem integrantes vivos e com os quais Mestre Cupijó gravou seis discos com muito sotaque regional em siriás, banguês, mambos.
“A ideia é que as novas gerações de músicos paraenses encontrem as antigas gerações, para que descubram e conheçam melhor a música do Mestre Cupijó. Quando eu era criança, o meu pai me levava para os shows dele e eu sempre fiquei fascinada, era contagiante, sentia o quanto a banda era querida pelas pessoas do Baixo Tocantins, e tive vontade de mostrar isso para além de quem teve o privilégio de ver o mestre tocar ao vivo”, comenta Jorane Castro.
O filme traz depoimentos de pessoas que eram próximas do Mestre e uma mescla de imagens de arquivo que apresentam as falas de Mestre Cupijó, bem como de seus filhos e de várias pessoas que fizeram parte do projeto.
Jorane destaca que o filme contempla as histórias de quando ele aprendeu a tocar, qual foi o principal instrumento que ele tinha afeição (o saxofone), bem como a sua forma de compor os ritmos regionais - com forte influência de seu pai, Vicente Castro (Mestre Sicudera), que era professor de música e maestro da Banda Sociedade Euterpe Cametaense, formada em 1874 - uma das mais antigas do Brasil.
“Ele tinha toda essa dinâmica. Não é um filme autoral da Jorane, é um filme que se coloca a serviço da música do Mestre Cupijó, é um filme para fazer a gente amar e descobrir a música do Mestre”, enfatiza a cineasta.
A banda - Em 2017, também por meio do projeto, ela reuniu músicos paraenses em torno de uma banda especialmente formada para a gravação de um show, na capital paraense, com direção musical de JP Cavalcante e produção de Daniel Serrão, e com participação de Felipe Cordeiro, Dona Onete, Kim Marques, Lucas Estrela, Waldo Squash e mais 12 artistas de diferentes vertentes.
Os músicos foram responsáveis ainda por uma pesquisa apurada das canções da banda até a reescrita de algumas partituras. De acordo com Jorane Castro, a banda “Baile do Mestre Cupijó” é uma homenagem e uma maneira de resgatar as músicas da banda “Azes do Ritmo”. E deu tão certo que outros shows já foram realizados, como no Festival Se Rasgum.
“Montar uma nova banda foi a solução para poder mostrar a vibração da música de Mestre Cupijó, porque é uma música de baile que foi feita para ser tocada e animar as festas em Cametá. Então, quis mostrar essa potência da sua musicalidade. E são jovens músicos que começaram a pesquisar a trajetória do Mestre e tudo mais, e dentro disso eu sei que vão ter pessoas que vão pensar e herdar esse projeto. E talvez esses músicos sejam uma sementinha que foi plantada para que daqui a alguns anos a música do Mestre seja ouvida cada vez mais”, finaliza Jorane Castro.
Serviço
Lançamento do documentário "Mestre Cupijó e seu Ritmo", de Jorane Castro (Duração: 1h15). Dia 24 de abril, às 19h,no Local: Cinema Olympia (Av. Pres. Vargas, 918 - bairro da Campina/Belém-PA). Entrada gratuita. A partir das 22h, tem “Baile do Mestre Cupijó”, no Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 - Bairro de Fátima-Belém-PA). Ingressos: R$ 10,00.
(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário