22.4.19

Doc sobre Mestre Cupijó estreia no Cine Olympia

Natural de Cametá, região do Baixo Tocantins (PA), Mestre Cupijó ganha documentário dirigido por Jorane Castro, sobrinha do artista. Com patrocínio do Programa Petrobras Cultural e apoio da TV Cultura do Pará, o filme “Mestre Cupijó e seu ritmo” será lançado nesta quarta-feira,  24 de abril, às 19h, no Cine Olympia, em Belém. A entrada é gratuita. Em seguida, às 22h, o “Baile do Mestre Cupijó” será apresentado no Espaço Cultural Apoena.

Após o falecimento do tio, Joaquim Maria Dias de Castro, em 2012, Jorane conversou com a família sobre o desejo de realizar o documentário, mostrando também a história da banda “Azes do Ritmo”, que ainda tem integrantes vivos e com os quais Mestre Cupijó gravou seis discos com muito sotaque regional em siriás, banguês, mambos.

“A ideia é que as novas gerações de músicos paraenses encontrem as antigas gerações, para que descubram e conheçam melhor a música do Mestre Cupijó. Quando eu era criança, o meu pai me levava para os shows dele e eu sempre fiquei fascinada, era contagiante, sentia o quanto a banda era querida pelas pessoas do Baixo Tocantins, e tive vontade de mostrar isso para além de quem teve o privilégio de ver o mestre tocar ao vivo”, comenta Jorane Castro.

O filme traz depoimentos de pessoas que eram próximas do Mestre e uma mescla de imagens de arquivo que apresentam as falas de Mestre Cupijó, bem como de seus filhos e de várias pessoas que fizeram parte do projeto. 

Jorane destaca que o filme contempla as histórias de quando ele aprendeu a tocar, qual foi o principal instrumento que ele tinha afeição (o saxofone), bem como a sua forma de compor os ritmos regionais - com forte influência de seu pai, Vicente Castro (Mestre Sicudera), que era professor de música e maestro da Banda Sociedade Euterpe Cametaense, formada em 1874 - uma das mais antigas do Brasil.

“Ele tinha toda essa dinâmica. Não é um filme autoral da Jorane, é um filme que se coloca a serviço da música do Mestre Cupijó, é um filme para fazer a gente amar e descobrir a música do Mestre”, enfatiza a cineasta. 

A banda - Em 2017, também por meio do projeto, ela reuniu músicos paraenses em torno de uma banda especialmente formada para a gravação de um show, na capital paraense, com direção musical de JP Cavalcante e produção de Daniel Serrão, e com participação de Felipe Cordeiro, Dona Onete, Kim Marques, Lucas Estrela, Waldo Squash e mais 12 artistas de diferentes vertentes.

Os músicos foram responsáveis ainda por uma pesquisa apurada das canções da banda até a reescrita de algumas partituras. De acordo com Jorane Castro, a banda “Baile do Mestre Cupijó” é uma homenagem e uma maneira de resgatar as músicas da banda “Azes do Ritmo”. E deu tão certo que outros shows já foram realizados, como no Festival Se Rasgum.

“Montar uma nova banda foi a solução para poder mostrar a vibração da música de Mestre Cupijó, porque é uma música de baile que foi feita para ser tocada e animar as festas em Cametá. Então, quis mostrar essa potência da sua musicalidade. E são jovens músicos que começaram a pesquisar a trajetória do Mestre e tudo mais, e dentro disso eu sei que vão ter pessoas que vão pensar e herdar esse projeto. E talvez esses músicos sejam uma sementinha que foi plantada para que daqui a alguns anos a música do Mestre seja ouvida cada vez mais”, finaliza Jorane Castro. 

Serviço
Lançamento do documentário "Mestre Cupijó e seu Ritmo", de Jorane Castro (Duração: 1h15). Dia 24 de abril, às 19h,no Local: Cinema Olympia (Av. Pres. Vargas, 918 - bairro da Campina/Belém-PA). Entrada gratuita. A partir das 22h, tem “Baile do Mestre Cupijó”, no Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 - Bairro de Fátima-Belém-PA). Ingressos: R$ 10,00.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: