22.4.19

Exposição reúne Arte Periférica e Ancestralidade

Rona Neves
Foto: Cesar Okada
Exposição Coletiva, performance, roda de conversa, atrações musicais e vivência, fazem parte do primeiro “Saravá – Circuito de Arte e Ancestralidade”, que será realizado nos dias 22, 24, 26 e 27 de abril, em diferentes locais da cidade. A mostra é promovida pelo coletivo de produtores “Melé” e conta com apresentação de artistas da periferia de Belém e do Rio de Janeiro. Programação com faixa etária livre e aberta ao grande público.

O Circuito propõe a partir de suas ações, o diálogo entre artistas, ativistas e educadores paraenses, quanto a descentralização da arte, partindo daí a ideia de criar esse intercâmbio em diferentes pontos da cidade. Iniciando dia 22 (segunda-feira), na Galeria Benedito Nunes, com a exposição coletiva “Saravá – Arte e Ancestralidade”, performance “Manifesto Marielle Vive” e salva de tambores. 

Já no dia 24 (quarta-feira), o Núcleo de Conexões Ná Figueredo, recebe a Mostra “Tempo”, roda de conversa com o tema “Arte e Resistência Periférica” e performance “Cristiano”. No dia 26 (sexta-feira), a mostra passa pelo Instituto Nangetu de Tradição Afro Religiosa e Desenvolvimento Social, com roda de conversa sobre “Arte e Ancestralidade”, exposição "A Dona do Samba” e samba de roda com N’Bandagira. A programação finaliza no dia 27 (sábado), em uma vivência com os jovens do projeto Cine Club TF, na Escola Brigadeiro Fontenelle.

Priscila Duque
Foto: Na Cuia
Os artistas Carlos Vera Cruz, Fernanda Vera Cruz, Gabriela Monteiro, Priscila Duque e Rosilene Cordeiro, estarão presentes em momentos distintos ao longo do Circuito, mostrando suas artes de diversas formas, através de intervenção, performance e exposição. 

Além disso, nessa primeira edição teremos como destaque a presença do multiartista carioca, Rona Neves, que fará parte de todo o circuito, com seus trabalhos de artes visuais, performance, nas rodas de conversas e imersão com os jovens do bairro da Terra Firme.

“Eu procuro sempre estar conectado com o caminho da verdade, de ter os meus pés no chão, bem fincados no chão e eu acho que isso me deixa muito feliz por conhecer o meu país. Quanto mais eu conheço, quanto mais eu troco com outras cidades, quanto mais a minha arte me leva para outros lugares, mais amplia o meu conhecimento e o entendimento sobre meu território, das coisas que de verdade me inspiram e que de verdade me motivam. Me atento também para questões sociais que atingem as outras cidades, assim como eu vivencio isso na minha. Ver que a minha arte começa a circular, me deixa em um lugar muito realizado”, declara o multiartista, Rona Neves.

A programação é gratuita, com entrada colaborativa apenas no dia 26, no Instituto Nangetu, onde a verba será destinada para manutenção do espaço. As exposições da Galeria Benedito Nunes e do Núcleo de Conexões Ná Figueredo, seguem abertas ao público até o final de maio.

PROGRAMAÇÃO

Segunda, 22 de abril, às 19h 
Local: Galeria Benedito Nunes - Fundação Cultural do Pará– Av. Gentil Bittencourt, 650. 
Entrada Gratuita.

  • Abertura com Mametu Nangetu e Salva de Tambores
  • Manifesto Marielle Vive, com Priscila Duque
  • Intervenção “Dissolvendo Ah-braços”, com Edgard Vasconcelos e Camila Velasquez

Quarta-feira, 24 de abril, às 18h
Local: Núcleo de Conexões Ná Figueredo – Av. Gentil Bittencourt, 449
Entrada Gratuita!

  • Programação: Mostra "Tempo”, de Rona Neves
  • Roda de Conversa “Arte e Resistência Periférica”, com Rona Neves, Lília Melo, Priscila Duque e mediação de Vivi Reis 
  • Perfomance “Cristiano” de Rona Neves

Sexta-feira, 26 de abril, às 19h
Local: Instituto Nangetu – Trav. Pirajá, 1194

  • Programação: Roda de Conversa “Arte e Ancestralidade”, com Mametu Nangetu, Rona Neves, Carlos Vera Cruz, Rosilene Cordeiro e Eliane Moura
  • Exposição “A Dona do Samba”
  • Samba de Roda com N’Bandagira


Sábado, 27 de abril, às 8h30
Local: Escola Brigadeiro Fontenelle

  • Programação: “Vivência Cine Club TF” - roda de conversa e oficina com os jovens do projeto Cine Club TF. Ação fechada para os alunos do projeto.
(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: