11.4.19

Poesia e arte contemporânea Na Casa do Artista

Clei Souza
Foto: Tatiana Fabem
No apagar das luzes de março, teve início a primeira temporada de 2019 Na Casa do Artista, em Icoaraci, um espaço de galeria aberto à experimentações artistas nas artes visuais e outras linguagens, além de conversas, troca de saberes e outras articulações no campo da cultura. Até 20 de abril várias ações serão desenvolvidas, mas neste sábado, 13, a partir das 19h, o papo gira em torno da palavra em nossos tempos, com Benone Araújo e Clei Souza, dois grandes poetas e pesquisadores que indagam: Poesia e arte contemporânea. Até onde?

No prefácio do último livro de Antônio Moura, A outra voz, Paulo Ferraz nos alerta para o fato de que o contemporâneo em poesia tem implicações não somente temporais, mas geográficas, pois muitas vezes o que nos chega como a produção contemporânea é apenas a de uma determinada região. Paralelamente a isso, pode-se dizer que está esgotada a época dos manifestos e dos grandes nomes da poesia brasileira. 

Hoje muitas e diferentes vozes se apresentam e nunca a produção foi tão grande, em diferentes plataformas, para além (ou aquém) do livro, o que se apresenta como um problema novo para o fazer crítico. Ao mesmo tempo, a palavra poética trava um diálogo interssemiótico com outras linguagens artísticas, com intervenções para além das bibliotecas e livrarias. 

Werne Souza e Auda Piani, anfitriões
Assim, galerias, ondas de rádio, muros, viadutos, prédios, postes e a cidade como um todo viram um grande livro em constante reescrita por muitas mãos. Todo esse contexto, com suas dificuldades e avanços na cena poética atual será tema de uma conversa aberta, tendo como instigadores Clei Souza, poeta, crítico literário e professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e o poeta Benone Araújo, autor do livro Não por acaso dispersos e vencedor da última edição da bolsa de criação literária da Fundação Cultural do Pará. 

Não por acaso, também, esse diálogo será travado na Casa do Artista, em Icoaraci, onde o artista visual Werne Souza há muito trava um interessante diálogo com o livro e com a palavra manuscrita. É também o espaço em que convivem memórias, cheiros e gostos, morada também da produtora cultural e pesquisadora Auda Piani.

Serviço
Poesia e arte contemporânea. Até onde?. Conversa com Benone Araújo e Clei Souza, neste sábado, 13 de abril, às 19h, no espaço galeria Na Casa do Artista - Rua Padre Júlio Maria, 163, próximo à orla de Icoaraci. Mais informações: 99889.3224.

(Holofote Virtual com informações da produção e assessoria de imprensa do evento)

Nenhum comentário: