10.5.19

Casarão do Boneco em mais Amostraí neste sábado

Todo segundo sábado do mês tem AMOSTRAÍ.  Neste do dia 11, além da programação cênica, o público também visita a loja Dell’Arte, com mil possibilidades de presente para o dia das mães que curtem arte. Tudo a partir das 17h55 e sem pagamento de ingresso. “Pague quanto puder” na saída.

A Costureira é Nanan Falcão, que faz teatro desde 1997, é atuante do coletivo Casarão do Boneco, mantenedora do Atelier de Nanan - componente da Loja Dell’Arte - e técnica em figurino cênico pela Escola de Teatro e Dança da UFPa. Ela contará “As Histórias Que Meu Guarda- Roupa Guarda”.

Imaginem se as roupas falassem? O que aquela blusa de duas décadas atrás contariam sobre você? E aquele vestido de sua avó, como ele contaria a história de sua família? Pensando assim, quantas histórias será que cabem em um guarda-roupa? Nanan traz sua pesquisa pessoal sobre figurino e atuação e re-conta, com calças Saruel, os fios que tecem a linha do tempo da humanidade, em uma narrativa que passa pela China, onde descobriram a calça mais antiga do mundo, e vai até as costuras da atual América.

Em seguida, a Companhia Cênica de Cínicos mostra “ContRação De Histórias: A Cigarra e a Formiga”, espetáculo lúdico para todas as idades e baseado na dublagem de fábulas infantis populares em discos de vinil das décadas de 60, 70 e 80. Direção da Companhia, sonoplastia de Beto Benone e Figurino, de Zezé Furtado. Na cena,  Xirley Tão, a persona de Adriano Furtado, que experimenta a diversidade poética, estética e cômica de uma Drag Queen.

Para finalizar a programação deste Amostraí, o  palhaço Black, um punk-rockeiro, bobo e romântico, enquanto revela algumas histórias de três familiares dentro do quarto dele, te perguntará: Quer Bolacha? 

Para homenagear a mãe, o pai e o tio, entre saudades e lembranças, num ar descontraído e brincalhão, o espetáculo mistura as linguagens do teatro, do palhaço e das técnicas circenses, conhecimentos e vivências adquiridos em sua trajetória no grupo Palhaços Trovadores/PA e na Escola Nacional de Circo/RJ. Romana Melo opera o áudio do espetáculo. Suani Corrêa dirigiu com assistência de Adriana Cruz. Aníbal Pacha criou o figurino e o Marcello Villela fez os vídeos.

Na edição de maio, a produção é de Adriana Cruz e do Maurício Franco e a arte, do Lucas Alberto. Na função do dia estarão, ainda, Andrea Rocha, Cincinato Marques, Fafá Sobrinho e Leonel Ferreira. A montagem e operação técnica será de Thiago Ferradaes e Paulo Ricardo Nascimento. Todos integrantes do coletivo atuam em de forma voluntária.

Campanha

Lançada no finalzinho de abril, a campanha “Do chão ao Teto, Salve o Casarão do Boneco” pretende arrecadar recursos para reformas no corredor e telhado da casa e  prevê três ações: a criação de uma Vaquinha ‘on line’, campanha de financiamento coletivo que deve ser lançada ainda este mês, como a Mostra de Teatro, que será realizada no dia 31 de maio, no Margarida Schivasappa, e um show com várias bandas, no Insano Marina Club, no dia 22 de junho. Tudo que for arrecadado na bilheteria será revertido à obra que chega a quase 20 mil reais.

Outras formas de contribuição vêm de parcerias que já são de longa data. “Contamos com apoios do Holofote Virtual e da Panificadora 16 de novembro. Ou seja, esta é uma realização coletiva e colaborativa que faz o Casarão do Boneco, mesmo com 116 anos, estar aberto para a cidade e em funcionamento”, diz Marina Cruz, artista que integra o coletivo do Casarão.

O Amostra Aí também faz parte da arrecadação que ajuda na manutenção do espaço, aberto há 15 anos à comunidade. As contribuições espontâneas dos frequentadores, com o Pague Quanto Puder, são divididas em partes iguais, que ficam para as contas do casarão e para os artistas cênicos que apresentam no dia. “Tudo que é vendido de lanches e da lojinha Dell'arte, também é dividido e somam  para as doações às contas da casa”, diz Paulo Nascimento, da In Bust Teatro com Bonecos.

Serviço
Amostraí, neste sábado, 11, às 18h. Pague Quando Puder, no Casarão do Boneco - Av 16 de novembro, 815. Batista Campos. Belém-PA.

Nenhum comentário: