6.10.19

A 28ª edição do Circular chega em clima Círio

Neste domingo, 6 de outubro, a 28ª edição do Projeto Circular Campina Cidade Velhachega com novos parceiros, ampliando a rede de promotores de arte e cultura no Centro Histórico de Belém. A programação vai das 8h às 20h, com 47 espaços confirmados e mais de cem atrações para todas as idades. No bairro da Campina 20 espaços abrem suas portas, já na Cidade Velha, 21 parceiros estão na circulação e ainda mais 5 no bairro do Reduto e mais um nas imediações da Cidade Velha com Batista Campos.

Os novos parceiros nesta edição trazem iniciativas voltadas para a promoção da gastronomia, música, moda, tatuagem e da economia criativa que neste domingo recebem o público circular. São quatro novatos, ao todo, e além deles, os espaços já conhecidos trazem novidades e atividades múltiplas que vão dos passeios pela cidade a ações em praças, oficinas, música, rodas de conversas e muito mais. Tudo em clima de Círio e que você pode conferir com todos os detalhes na programação que está no site (www.projetocircular.com.br) ou pelo aplicativo Circular, disponível para o sistema androide.

O projeto Circular é uma realização da sociedade civil organizada e Associação Amigos de Belém, com patrocínio do Banco da Amazônia, Alubar e Fundo Casa, por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cidadania, Governo Federal, copatrocínio da Cultura Rede de Comunicação e apoio do IPHAN, UFPA, Sesc e Milton Kanashiro.

Em seu sexto ano, o projeto Circular está realizando, além das edições, oficinas que trabalham arte e memória, e prepara um fórum que será realizado de 21 a 23 de novembro. O projeto lança, ainda, em dezembro após a sua última edição do ano, um documentário e o Mapa Afetivo da Cidade Velha.

Os novos espaços nesta circulação

Entre as novidades desta edição, uma dica para os amantes da tatoo. O Casarão Ink, estúdio de tatuagem e body piercing, localizado na Rui Barbosa, 500. Com quatro anos de atividades, o Casarão está aberto para aqueles que estão aprendendo a tatuar e mantém um espaço colaborativo para quem está interessado em expor sua produção artesanal. A iniciativa pretende qualificar o mercado de tatuagem na cidade, garantindo as melhores práticas para o setor que cresce na capital.

O estúdio de tatuagem começa a funcionar a partir das 10h com a exposição de flash arte exclusivos, com artes autorais prontas com valores acessíveis para tatuar. Durante o dia ainda vai acontecer o sorteio de uma tatoo no valor de 500 reais. No espaço também vão funcionaro Bar Circular e a Lojinhas Casarão, espaço para colaboradores realizarem a venda de seus produtos.

Alex Pantoja realiza a Oficina de Desenho para iniciantes, com participação livre para adultos e crianças a partir de 08 anos. Às 16h, ao término das oficinas, acontece um bate papo com Saulo Figueiras, idealizador do Tatoo Day Pará, um dos principais eventos da área em Belém. Saulo vai falar sobre o mercado da tatuagem no Estado e como utilizar melhor as ferramentas das redes sociais e o marketing digital para os microempreendedores. A programação encerra às 18h, com MPB na apresentação de Pagu, na voz e no violão.

Quarando a vida com arte

Outra novidade é o Espaço Quarador, na Doutor Assis, 265, entre Joaquim Távora e Capitão Pedro Albuquerque, é a morada e também um antigo sonhode Luciana Ramos em promover a arte e a cultura na cidade. O nome remete à sua infância, quando, no bairro do Bengui, ainda existiam igarapés. Ali, as mulheres da associação de lavadeiras estendiam as roupas pra secar no gramado, usando o anil pra deixar a roupa branca, no processo conhecido como quarar a roupa. 

A programação no domingo inicia com a venda de lanches e uma feira de artesanato. Em seguida, acontece gratuitamente uma oficina de perna de pau, voltada para crianças e adolescentes, de 07 a 13 anos, com até 10 inscritos. “Nossa expectativa é grande. Esperamos que o público venha aqui e goste. E assim como no passado que as mães conseguiam retirar seu sustento com aquele quarador, aqui a nossa expectativa é de unir várias mãos e tirar o sustento através da arte e cultura”, diz Luciana. 

Novidade também na área da gastronomia

Passa a ser parceiro oficial do Circular, também, o Pimenta na Cuia, que fica na Rua Rodrigues dos Santos, entre Gurupá e Capitão Pedro Albuquerque, um espaço voltado para a promoção da gastronomia, da música, artes plásticas e a poesia. Selma Lúcia Mota, ao lado do poeta Dand M, está à frente da iniciativa e conta que aprendeu a cozinhar com a mãe e resolveu investir na comercialização de sua produção depois de ficar famosa entre os amigos pelos pratos que preparava.

“Estou sempre buscando inovar. Como a lasanha de tucupi. Quando decidi abrir o negócio pensei em algo que falasse da cultura alimentar na essência. Trabalhar com a comida típica sem sabores artificiais, buscando a essência dos nossos ingredientes”, explica Dand.

A programação do Pimenta na Cuia tem ainda a exposição de trabalhos de PP Conduru, além de poesia com Dand M. “O Circular é um projeto que sempre admirei muito, pois dá visibilidade pra arte, pra cultura, pra gastronomia. Acho isso muito importante.  Admiro muito a finalidade dele. Acho o máximo poder participardesse movimento que forma uma corrente de valorização da arte da gastronomia, de tudo que nós temos”, diz Dand.

Brechó e Ativismo não faltam

O Mamma Brechó é novo parceiro, localizado na Rua Aristides Lobo, esquina com a Travessa Frutuoso Guimarães O espaço surgiu estimulado pelo Projeto Circular e pela participação da família que vive no local nas ações da Associação dos Moradores e Trabalhadores do Bairro da Campina. A entidade surgiu em 2015, fruto da união dos moradores por mais segurança nas ruas do bairro da Campina.

Joana Lima, vicepresidenta da Associação, explica que o grande desafio na organização da entidadefoi unir pessoas de pensamentos e ideologias diferentes em torno de questões como preservação do Centro Histórico, segurança e a coleta seletiva de lixo.

“Mesmo com um grupo diversificado temos um bom número de parceiros. A gente quer pensar na associação como uma forma de vencer o individualismo em torno do bairro, que ela seja um agregador”, completa.

A ativista explica também que a Associação tem conseguido formar uma rede de parcerias e cita a iniciativa Verde Cidadão, o Boêmios da Campina e a Amigos de Belém, que promove a apresentação de vídeos nas ruas. E que o Projeto Circular tem sido importante no mapeamento das iniciativas culturais do bairro.

“O Circular trouxe pra gente a visualização do que tem de ponto de cultura no bairro, a comida, as iniciativas e a gente foi agregando essas pessoas no movimento da associação. O Projeto consegue também dar pra nós opções de como a gente pode se movimentar no bairro, tem as ações educativas que dá pra gente se inserir como comunidade e se fortalecer”.

No domingo, a participação no Projeto Circular é uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços da vizinhança. Além da venda das roupas e acessórios, o espaço vai promover discotecagem de vinis e venda de comidas. Na Praça do Rosário, a partir das 16h, o artista Angelo Saci promove a contação de histórias “Lendas da Amazônia”, voltada para o público infantil.

Estas são penas quatro dicas, dentro das quase 200 atividades que ocorrerão hoje nos três bairros históricos e para saber todos os detalhes, endereços e horáarios da programação, acesse:

Nenhum comentário: