3.10.19

Unesco traz encontro de cidades criativas a Belém

Açaí com Jabá
Belém sedia o Encontro Latino Americano das Cidades Criativas de 3 a 5 de outubro. A programação cultural vai da gastronomia ao design, música, artesanato e o cinema, que ganha destaque com mostra de curtas do Pará e de Santos (SP), no Cine Olympia. Entrada é franca.

O Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas reúne representações das 15 cidades da rede internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) que detêm o título de cidade criativa.

A mostra de cinema, por exemplo, exibe ao público, a partir das 14h, quatro curtas paraenses e dez produções de Santos – único local do Brasil eleito Cidade Criativa do Cinema pela Unesco. O premiado cineasta Dandi Queiroz virá de Santos para participar de um bate-papo com o público no sábado (5), às 16h.

Do Pará, serão exibidos os curtas Ópera Cabocla, de Adriano Barroso; Açaí com Jabá, de Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walério Duarte; Chama Verequete, de Rogério Parreira e Luiz Arnaldo; e Cadê o Verde que Estava Aqui, de Biratan Porto. “A programação trará filmes que falam da nossa terra, oportunizando aos participantes do evento que conheçam um pouco da nossa cultura por meio da sétima arte”, destaca a gerente do Cine Olympia, Nazaré Moraes, curadora das obras paraense que compõem a programação.

De Santos (SP), serão exibidos Super, de Ricardo Bueno; Árvore, de Fabiana Conway e Gabriella Drummond; Anamnese, de Daniela Yoshikawa, Mônica Donatelli e Pedro Maufera; Nome Provisório, de Bruno Arrivabene e Victor Alencar; O pequeno monstro, de Kauê Nunes e Nildo Ferreita; Feira Livre, de Dino Menezes; e 13 Maneiras de se rodar em terras caiçaras, do Coletivo Dose de Inspiração.

Dandi Queiroz
Haverá ainda uma mostra sobre a produção do cineasta Dandi Queiroz. Serão exibidos três curtas. Tocando meu destino(2015), documentário sobre o músico nordestino Lulinha Alencar, selecionado em várias mostras e festivais de norte ao sul do Brasil, premiado como melhor documentário categoria nacional – II Mostra Curta Pará – Belém, PA, Brasil, ano 2016. 

Também serão exibidos Por ela (2015), ficção premiada como melhor filme categoria ficção e menção honrosa no 1º Festival Canedo de Cinema – Goiás (GO), em 2016, e Pelo Nosso Olhar (2018), resultado de uma residência artística em Busan, Cidade Criativa em Cinema da Coréia do Sul. Único selecionado do Brasil, Dandi produziu e dirigiu em 15 dias o curta com elenco e equipe coreanos.

A capital do Pará é uma das cidades criativas da gastronomia, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015. E com esse reconhecimento, passou a integrar uma rede internacional de 180 cidades espalhadas por 72 países, oportunizando um intenso intercâmbio cultural entre especialistas culturais e chefs de cidades de países da América Latina. 

Além da mostra serão realizados vários eventos, abertos ao público, entre eles visita guiada ao Mercado do Ver-o-Peso; Cooking Show, dinâmicas com chefs de cozinha, que será realizada na Praça da República. Além do Circuito Gastronômico, com aulas práticas de chefs locais e internacionais e shows musicais, na Praça dos Estivadores. O evento conta com exposição de design, artesanato, feirinha de Economia Criativa. 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 4
9h - Visita guiada ao Ver-o-Peso.
14h às 16h - Mostra de Cinema - Santos e Belém, no Cinema Olympia.
16h - A Força do Design na Economia Criativa - Unama (av. Alcindo Cacela, 287) – auditório D - 200.
16h - Cooking Show com chefs internacionais das cidades criativas da gastronomia - Bar do Parque.
20h - Circuito Gastronômico com shows de Keila Gentil, Lucinnha Bastos, Banda Pandora, Nazaré Pereira e Serafim Martinez (artista baiano), além do Dj Bernardo Pinheiro - Praça dos Estivadores.

Sábado, 5
14h às 16h - Mostra de cinema - Santos e Belém -  Cinema Olympia.
17h - Circuito Gastronômico com shows da Banda da Guarda Municipal, Dj Albery e Dona Onete - Praça dos Estivadores.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: